Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

20 anos sem Chico Xavier: 5 filmes para conhecer o médium brasileiro [LISTA]

O autor Chico Xavier foi um grande nome do Espiritismo e marcou a história brasileira; confira 5 filmes para entender o seu legado

Redação Publicado em 30/06/2022, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chico Xavier. (Foto: divulgação)
Chico Xavier. (Foto: divulgação)

Chico Xavier morreu há 20 anos. Filho de pais analfabetos, o médium marcou a história brasileira como um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Xavier escreveu mais de 450 livros psicografados e vendeu mais de 50 milhões de exemplares até 2010. Hoje os direitos autorais de suas obras foram cedidos para instituições de caridade.

Suas psicografias foram surpreendentes por descrever com vivacidade as falas de pessoas que já morreram e oferecer conforto àqueles que buscavam acolhimento. Pensando nisso, separamos uma lista com os melhores títulos inspirados nas obras do autor. Confira abaixo.


Nosso Lar (2010)

O filme mais conhecido é inspirado no livro de mesmo nome. Lançado em 1944 por Chico Xavier, o autor descreve os primeiros anos do médico André Luiz após a morte em uma colônia espiritual. Já o filme, dirigido e roteirizado por Wagner de Assis, foi lançado em 2010 e conta com grandes profissionais da dramaturgia brasileira como Othon Bastos, Ana Rosa e Paulo Goulart.

Na época, o filme alcançou um público de 1,6 milhão de espectadores nos cinemas em 10 dias de exibição, e ao todo, foi visto por mais de 4 milhões de espectadores nos cinemas. Atualmente está disponível no streaming PrimeVideo.

+++LEIA MAIS: Como Chico Buarque deu o nome a banda Radiohead


A Mães de Chico Xavier (2011)

Dirigido por Glauber Filho, o filme traz a história de três mulheres que enfrentam os desafios da maternidade, como o vício em drogas de um dos filhos, pai ausente e gravidez indesejada. As três buscam auxílio de Chico Xavier.

Baseado no livro Por Trás do Véu de Ísis(2004) o filme retrata o conforto espiritual dessas mulheres sendo guiadas pelo médium. O título está disponível na Netflix.

+++LEIA MAIS: Raul Seixas nascia 'há 77 anos atrás'


As Cartas psicografadas de Chico Xavier (2010)

As Cartas psicografadas de Chico Xavier é documentário com relatos de pais e mães que perderam seus filhos e foram confortadas com as cartas do autor. O filme traz a leitura e detalhes das psicografias de Chico e trata de reflexões de como as pessoas lidam com a morte e o sentido da vida. 

Vale destacar uma aspa presente no documentário, o de dona Yolanda Cezar que perdeu o filho de 25 anos e define o sentimento com precisão "Quando se perde o cônjuge, fica-se viúvo, quando se perde o pai, fica-se órfão, quando se perde filho não há nome."

+++LEIA MAIS: David Bowie: 50 curiosidades sobre o álbum 'The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars'

A carta psicografada de seu filho, Augusto Cesar, virou livro em 2015 com o título Augusto Vive pela editora GEEM. 


Quando lembro de Chico (2018)

Sob a ótica de amigos e familiares de Chico Xavier, o filme Quando lembro de Chico mostra toda a trajetória do autor quase como um registro histórico.

Dirigido por Fabio Medeiros e lançado em 2018, o documentário está disponível atualmente nas plataformas Amazon Prime e gratuitamente pelo YouTube.

+++LEIA MAIS: Novo 007 deve começar 'em dois anos', adianta produtora



Data Limite (2014)

Data Limite é o documentário que aborda algumas das principais profecias de Xavier durante a década de 1970.

Chico afirmava que após a chegada do homem à Lua, em 1969, a humanidade tinha o prazo de 50 anos para evoluir e encontrar um equilíbrio antes de uma nova Guerra Mundial. A data em questão teria sido em 20 de julho de 2019. O filme traz vários fatos e conexões históricas com relação à profecia. O documentário está disponível no YouTube. 

+++LEIA MAIS: Raul Seixas: diários, claustrofobia e outros segredos revelados por amigos do cantor