Com Caetano Veloso, Cultura Inglesa anuncia edição online para o 24º festival, além de programação artística

Com artes visuais, música, dança e muito mais, o evento acontece de 6 a 28 de março - e é totalmente gratuito

Isabela Guiduci | @isabelaguiduci Publicado em 10/02/2021, às 13h15

None
Caetano Veloso (Foto: Fernando Young)

A 24ª edição do Cultura Inglesa Festival ganhou um formato totalmente inovador devido aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. Com data de início marcada para o dia 6 de março, o evento, pela primeira vez inteiramente digital, terá mais de 20 dias de programação com muita arte e cultura, e se encerra no dia 28 do mesmo mês.

+++LEIA MAIS: Melim traz positividade e mescla pop, reggae e folk no disco Amores e Flores: 'Nos expressamos musicalmente' [ENTREVISTA]

Em 2021, portanto, o festival não estará concentrado em apenas um lugar como nas edições anteriores, que aconteciam em São Paulo. Dessa vez, o evento estará disponível para as pessoas ao redor do Brasil e do mundo. A edição, totalmente recriada para um ambiente digital, acontecerá em uma plataforma virtual inovadora, que ficará disponível a partir do dia 26 de fevereiro. O festival é gratuito.

É necessário se cadastrar na plataforma do evento e logo fazer a curadoria e “criar” a própria experiência. O público consegue criar um perfil e personalizar a grade de programação de acordo com as preferências a partir das opções disponíveis, além de ter à disposição conteúdos que resultam de colaborações do Brasil e do Reino Unido. 

+++ LEIA MAIS: Lagum, Los Hermanos, Anavitória e mais: como os artistas ajudam produtores, técnicos de som e equipe

As atrações ao longo do festival são muitas e contemplam as mais variadas manifestações artísticas. Dentre elas estão: releitura de clássicos da música pop e erudita britânica, exibição de filmes e documentários inéditos, apresentações de dança e poesia, artes visuais e imersão digital nos mundos da gastronomia, do audiovisual e da ciência. O evento também trará mesas com importantes discussões sobre sustentabilidade e meio ambiente. 

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Liliane Rebelo, Gerente de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa, explica sobre como foi o processo de construir uma programação totalmente virtual: "O desafio foi instigante e inspirador, na busca por trabalhos que se relacionam de um jeito potente e impactante com o meio digital e de conteúdos surpreendentes e inéditos para o nosso público. Outra riqueza desta pesquisa foi desenvolver a programação internacional a partir de uma ideia de intercâmbio e colaboração."

+++ LEIA MAIS: EMAs 2020: Emicida, Pabllo Vittar, Djonga e mais concorrem a categoria brasileira na MTV

No Manifesto preparado pelo Cultura Inglesa Festival está espelhado o significado, o recomeço de fruição cultural e de experiência do evento. Liliane Rebelo conta que o festival tem o objetivo de ser um evento inovador, democrático, multicultural, internacional, interativo, disruptivo, vanguardista, inclusivo, diverso, acessível, questionador e jovem. 

Ainda, Rebelo ressalta que para a edição de 2021, novos conceitos foram explorados, como intercâmbio, excelência, diálogo, reflexão, educação, entretenimento, territórios, expressões, cidadania global, língua franca, comunidades, relevância e recomeços.

A programação musical está impecável e conta com o cantor e compositor baiano, Caetano Veloso. Em live, o músico conversa com o poeta, escritor e compositor, Felipe Franco Munhoz, sobre a vivência como exilado em Londres, e a influência da cultura britânica no processo criativo, além de cantar algumas músicas que marcaram esse período. A apresentação acontece no dia 7 de março, às 19h.

+++LEIA MAIS: Filho e netos de Gilberto Gil: como Gilsons se tornou acalanto em tempos de crise política e de saúde

Sobre a programação, Rebelo explica: "O processo de escolha do line-up desta edição partiu de uma análise profunda das grandes discussões sociais que o País e o mundo estão passando. A nova edição buscou combinar nomes brasileiros consagrados e conhecidos do público (como Caetano e Luedji Luna) em diálogo com a cultura britânica e a língua inglesa com conteúdos que podem ser desconhecidos do grande público, mas que trazem inovação e qualidade artística."

Ela acrescenta: "Toda a programação possui um grande ponto em comum: a excelência criativa combinada a imagens e sensações impactantes. Acreditamos que o público merece ser exposto a novas tendências de arte e cultura, bem como a ser convidado a participar ativamente em discussões relevantes do nosso tempo, como sustentabilidade e meio ambiente."

Uma das programações musicais mais interessantes é o (Re)Versões. Nela, os artistas brasileiros São Yantó, Blubell, Anelis Assumpção e Luciana Paes farão releituras de grandes obras britânicas e em língua inglesa de Queen, Beatles, Bob Marley e Amy Whinehouse, respectivamente.

+++LEIA MAIS: Os melhores de 2020 da APCA: Caetano Veloso, Teresa Cristina, Kiko Dinucci e Jup do Bairro

Além do musical, o (Re)Versões também será contemplado com poesia e dança - a última terá interpretações dos mesmos artistas do (Re)Versões música. Sobre ele, Rebelo conta: "(Re)versões é um conceito que busca discutir e revisitar a cultura britânica e a língua inglesa pela ótica de artistas brasileiros."

Ela completa: "No caso do (Re)versões música, buscamos artistas que já tem em seu trabalho um diálogo com artistas britânicos (como Queen, Amy Winehouse e Beatles) e com artistas de territórios que foram colônia britânica como a Jamaica (Anelis Assumpção canta Bob Marley). Já na poesia, trouxemos obras e nomes icônicos (de Shakespeare a Virginia Woolf) na voz de atrizes e poetas muito talentosas, que emprestam sua própria interpretação às obras, como Natália Barros, Cida Moreira, Marisa Orth e Chris Couto."

+++LEIA MAIS: Caetano Veloso critica Bolsonaro em primeira live de quarentena: ‘São situações muito graves que nós, os brasileiros, estamos enfrentando’

O Cultura Inglesa Festival também apresenta uma ótima programação de dança, e segundo Rebelo "a dança, principalmente a dança contemporânea, é uma linguagem artística em constante busca pela formação de público. São artistas que trabalham em processos de experimentação e mergulhos criativos nas possibilidades do corpo. Eles encantam nosso olhar e levam, no caso desta programação, músicas conhecidas a uma outra dimensão poética."

"Nesse sentido achamos importante um lugar de destaque para essa linguagem, abarcando uma diversidade de estilos e abordagens através do convite a bailarinos com técnicas e linguagens expressivas variadas, incluindo dança afro, contemporânea, vogue e danças urbanas", afirma.

Há também diversas opções no Cultura Inglesa Festival para quem ama as artes visuais. Rebelo explica: "As artes visuais, por serem baseadas na fruição de imagens, são especialmente bem resolvidas no meio digital, e também um campo da arte que nos interessa democratizar e promover."

"Com isso em mente, procuramos nomes e obras onde a pesquisa de linguagem nos traga conteúdo impactante e inovador, como no caso da programação SONICA ou no trabalho Esculturas Submersas de Jason de Caires. Se o primeiro faz um estímulo dos sentidos, o segundo utiliza de uma linguagem artística clássica para falar de um outro assunto: a saúde do planeta", completa. 

Para os amantes do cinema, uma série de filmes estará disponível no À La Carte. Sobre esta programação, Rebelo conta: "Esta curadoria buscou refletir o cinema britânico misturando clássicos, documentários e musicais, trazendo grandes realizadores, e misturando filmes populares e cult, numa programação para todos os públicos e todos os gostos."

Repleto de manifestações artísticas, o Cultura Inglesa Festival acontece do dia 6 de março ao dia 28. Veja mais sobre a programação:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cultura Inglesa Festival (@culturainglesafestival)

 


Serviço:

24º Cultura Inglesa Festival
O que é: Evento de cultura, arte e educação promovido há 23 anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo
Quando: De 6 a 28 de março
Onde: Plataforma digital do 24º Cultura Inglesa Festival 
Acesso: Gratuito 
Link para página oficial: www.culturainglesafestival.com.br 


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL