Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

27 referências e easter eggs de outros filmes do MCU em Vingadores: Ultimato [LISTA]

Listamos aqui as referências ao Universo Cinematográfico da Marvel presentes na conclusão da saga das Joias do Infinito

Redação Publicado em 03/09/2019, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vingadores: Ultimato (Foto: Reprodução Marvel)
Vingadores: Ultimato (Foto: Reprodução Marvel)

Por ser a conclusão da chamada Saga do Infinito da Marvel, é claro que Vingadores: Ultimato tem diversas conexões a outros filmes do MCU. Várias delas são óbvias, como quando os Vingadores de 2023 viajam no tempo para Batalha de Nova York, em Vingadores (de 2012).

Mas alguns desses momentos são referências bem sutis a cenas memoráveis, como frases do Capitão América e o amor de Morgan Stark por cheeseburgers. Assim como Steve Rogers, nós entendemos as referências e listamos abaixo. Quais delas você entendeu enquanto assistia ao filme?


Thanos imobilizado

Logo no início de Ultimato,Thanos é segurado por vários heróis, de maneira muito similar a luta dele no planeta Titã em Vingadores: Guerra Infinita, quando o Homem de Ferro e outros heróis tentam remover a Manopla do Infinito.


Mire na cabeça

Um Thor atormentado pela derrota colossal decapita o Titã Louco sem hesitar em Ultimato, e depois lembra o que o vilão disse a ele quando o derrotou em Guerra Infinita: “Você deveria ter mirado a minha cabeça.”


Um presente da família Stark

Tony Stark faz uma sutil e emocionada referência ao falecido pai quando ele volta ao complexo dos Vingadores para devolver o escudo do Cap, similar a cena de Capitão América: O Primeiro Vingador.


O Hulk tem uma experiência Estranha

A Ancião é com certeza uma personagem difícil de intimidar, e nem o Hulk consegue botar medo na Feiticeira Suprema, tanto que ela força o herói a ter uma experiência fora do corpo, cena idêntica a de Doutor Estranho, quando Stephen Strange conhece a mentora.


Chutar ratos espaciais

Gavião Arqueiro e Viúva Negra não se impressionam com Morag, o planeta onde está a Joia do Poder. Natasha Romanoff até chuta um dos ratos aliens esquisitos do planeta, igualzinho ao Senhor das Estrelas quando ele deu uma passada por Morag em Guardiões da Galáxia (de 2014).


Nada supera Budapeste

O Gavião e a Viúva continuam com a mesma piada interna sobre a missão desastrosa em Budapeste. Ainda não sabemos o que de fato aconteceu lá, e talvez o filme solo Viúva Negra traga finalmente as respostas.


Loki imita Steve Rogers

Até mesmo o filme considerado o pior do MCU teve sua menção honrosa. Loki repete a imitação de menino certinho do Capitão América, coisa que fez primeiro em Thor: O Mundo Sombrio (de 2013).


A “luta” no elevador

A icônica luta no elevador de Capitão América: Soldado Invernal quase foi recriada, quando o Cap entra novamente em um elevador cheio de agentes disfarçados da Hydra. Porém, ao invés de brigar de novo, o Steve do futuro acaba com a tensão com um simples “Hail Hydra.”


“Posso fazer isso o dia todo.”

Novamente com O Primeiro Vingador, na luta entre os Capitães América de 2012 e 2023, o Steve Rogers mais jovem diz isso a versão do futuro de si mesmo, e parece que o Cap não gostou muito de a frase de assinatura usada contra ele.


Rocket… Rabbit?

Aparentemente, Thor não é o único asgardiano que não faz ideia do que seja um guaxinim, já que vários guardas de Asgard também chamam Rocket Racoon de coelho quando os heróis viajam no tempo para recuperar o éter.


Arnim Zola na SHIELD

Quando vimos pela primeira vez o Howard Stark interpretado por John Slatterly em Ultimato, ele caminha pelo complexo da SHIELD de Camp Lehigh chamando por “Arnim.” Além de relembrar que o cientista da Hydra trabalhou para os Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial, a cena referencia também umas das maiores revelações de Capitão América: Soldado Invernal.


Sabedoria de pai

Quando Tony fala de alguns dos conselhos do pai para o próprio pai (coisa de viagem no tempo), Howard Stark acaba sem saber chamando a si mesmo de “cara esperto”, e o Homem de Ferro responde “Ele fez o melhor que pôde.” Essa é uma referência a Capitão América: Guerra Civil, quando a versão holográfica mais jovem de Tony fala a Howard “eu sei que você fez o seu melhor.”


Heroínas caídas

Quando Natasha Romanoff se sacrifica em Vormir e salta do precipício, seu corpo aterriza de maneira bem similar ao de Gamora em Guerra Infinita.


O Capitão é digno de levantar o Mjolnir

Nenhum momento em Ultimato animou tanto os fãs do quando Steve Rogers pega o martelo do Thor e vai para cima de Thanos. A exclamação de orgulho do Deus do Trovão:“Eu sabia!”, faz menção a cena da festa em Vingadores: Era de Ultron (de 2015) onde o Cap quase levanta o martelo. Thor ficou preocupado nessa hora, mas durante a luta contra Thanos ele sente um profundo orgulho pelo caráter do amigo.


“À esquerda!”

Uma cena muito querida de Soldado Invernal é quando o Capitão América abre várias voltas de vantagem em cima de Sam Wilson enquanto os dois correm, sempre falando “À esquerda” ao ultrapassá-lo. O Falcão dá o troco em Steve Rogers quando aparece voando para resgatar o Capitão e repete a fala.”


Vingadores de armadura

Homem de Ferro e a Resgate (Pepper Pots) tomam uma posição central na batalha onde ambos ficam de costas um para o outro enquanto disparam diversas rajadas de energia contra o exército de Thanos. A cena é bem similar ao final de Homem de Ferro 2, no qual Tony Stark e o Máquina de Combate lutam contra o Chicote Negro.


Tony abraça Peter Parker

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar há uma cena hilária onde Peter Parker tenta abraçar Tony Stark, e descobre que ele estava apenas abrindo a porta do carro. Mas o Homem-Aranha ganha um abraço depois, de um Homem de Ferro emocionado por ver o pupilo de volta dos mortos.


Senhor das Estrelas se dando mal

A reunião feliz de Peter Quill com Gamora é interrompida quando a heroína dá uma joelhada entre as pernas do Senhor das Estrelas, e deixa claro de que ela não é a mesma mulher que se apaixonou por ele. O momento também referência ao primeiro Guardiões da Galáxia, quando Quill se aproxima de Gamora e termina do mesmo jeito.


Queens e Brooklyn juntos de novo

O Cap chama o Homem-Aranha de “Queens” durante a corrida para segurar a manopla do infinito na batalha final, uma referência ao diálogo dos personagens em Capitão América: Guerra Civil.


Thanos vs. Rompe-Tormentas

Thor quase mata Thanos em Guerra Infinita, empalando o Titã Louco com seu martelo-machado Rompe-Tormentas. Ele chega perto de repetir o feito em Ultimato, mas Thanos estava preparado dessa vez.


“Eu sou o Homem de Ferro”

Essa frase foi o final perfeito para Homem de Ferro (de 2008). Nada mais digno que Tony repetisse o bordão icônico durante o último e maior ato como um super-herói.


Thanos senta e contempla o horizonte

Ao ser derrotado,Thanos calmamente senta e encara tudo o que perdeu antes de virar pó. Essa cena é idêntica a Guerra Infinita, na qual um Thanos (triunfante) contempla o universo após matar metade das criaturas vivas com um estalo.


O coração de Tony Stark

Outra referência a Homem de Ferro é quando o primeiro reator arc (guardado como lembrança de "Prova de que Tony Stark tem um coração") é posto no rio para flutuar durante o funeral do herói.


Feiticeira Escarlate lembra de Visão

Quando Clint e Wanda se reencontram após o funeral de Tony, o Gavião Arqueiro lamenta o fato de que a Viúva Negra nunca saberá que seu sacrifício ajudou os Vingadores a vencer. A Feiticeira Escarlate responde “Ela sabe. Os dois sabem.” A frase é uma menção sutil a Visão, morto em Guerra Infinita.


Os Stark adoram cheeseburgers

Novamente em Homem de Ferro, uma das primeiras que Tony faz após voltar do deserto e pedir um cheeseburguer. O amor pelo lanche foi herdado por Morgan Stark, já que ela pede a mesma coisa para Happy depois do funeral do pai.


Thor vs. Senhor das Estrelas

Na primeira vez que Thor e o Senhor das Estrelas se encontram em Guerra Infinita, ambos entram em conflito de dois machos alfa. O final de Ultimato mostra que essa rivalidade não esfriou nem um pouco após cinco anos, e ainda deve continuar em Guardiões da Galáxia 3.


A dança de Peggy Carter e Steve Rogers

Um dos momentos mais tristes do MCU finalmente ganhou um final feliz em Ultimato. O Cap nunca pode dançar com Peggy Carter no final de Capitão América: O Primeiro Vingador. Mas graças a viagem no tempo, Steve conseguiu seu felizes para sempre e viveu uma vida tranquila com a mulher que amava. Certamente um dos melhores finais possíveis para Vingadores: Ultimato.

+++ A playlist da Drik Barbosa - De Emicida a Erykah Badu