Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

3 coisas em comum entre Voldemort, de Harry Potter, e Sauron, de O Senhor dos Anéis

Os dois antagonistas fascinantes da fantasia épica e da literatura juvenil são sombrios e possuem poderes assustadores

Redação Publicado em 03/04/2020, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Voldemort e Sauron (Foto: Reprodução via IMDB)
Montagem com Voldemort e Sauron (Foto: Reprodução via IMDB)

Dois dos antagonistas mais fascinantes da fantasia épica e da literatura juvenil são os misteriosos Lord Voldemort, de Harry Potter, e Sauron, de O Senhor dos Anéis.

+++LEIA MAIS: Game of Thrones vs Senhor dos Anéis: no que um é melhor que o outro?

A lenda de Sauron, o principal antagonista do clássico de J.R.R. Tolkien, nos leva de volta à Terra Média - com suas paisagens sombrias e as criaturas mais vis à espreita. Por outro lado, a obra mais popular de J.K. Rowling nos leva a um passeio alucinante pelo mundo bruxo de Harry Potter.

+++LEIA MAIS: 8 livros de fantasia que nunca (nunca, mesmo!) deveriam ter virado filmes: Percy Jackson, Eragon e mais [LISTA]

Cada um a seu modo, ambos são sombrios, maus e possuem poderes assustadores. Confira, abaixo, 3 coisas em comum entre Voldemort e Sauron:

Ambos perderam a forma física

Sauron e Voldemort perderam a forma física e tiveram que passar anos esperando para voltarem aos corpos.

Voldemort foi arrancado do corpo quando ele tentou matar o pequeno Harry. A partir de então, mais de uma década se passou até que ele pudesse recuperar seu corpo durante o quarto ano de Harry em Hogwarts.

Quanto a Sauron, ele é representado como o Necromante em OHobbit e como o flamejante Olho de Sauron em O Senhor dos Anéis. Canon diz que Isildur cortou o dedo de Sauron, que carregava o anel, levando à destruição de sua forma corporal. Assim, Sauron ficou dormente.

+++LEIA MAIS: J.K. Rowling libera livros de Harry Potter para professores lerem para alunos durante quarentena de coronavírus


Conectaram sua força vital  a objetos

Esta é provavelmente a semelhança mais intrigantes entre os dois. Voldemort cometeu atos inimagináveis para dividir sua alma em sete Horcruxes e, para matá-lo de uma vez por todas, Harry teve que destruir cada uma delas.

Enquanto isso, Sauron forjou O Um Anel (The One Ring, em inglês) nas chamas da Montanha da Perdição para controlar os outros Anéis do Poder e, eventualmente, toda a Terra Média. Assim, ele derramou a própria alma no anel, ficando vinculado ao objeto para sempre. Uma vez que ele perdeu o anel, ele perdeu, também, sua forma física e foi finalmente derrotado quando o anel caiu de volta na Montanha da Perdição junto com Gollum.

+++LEIA MAIS: Voldemort vs Darth Vader, quem é mais poderoso? [ANÁLISE]


Construíram um exército

Voldemort tinha um exército de Comensais da Morte, no qual uniram-se gigantes, dementadores e lobisomens para lutar com ele na Batalha de Hogwarts. Ele reuniu o exército para confrontar “O Menino que Sobreviveu” e o exército de Dumbledore, que contava com bruxas poderosas, feiticeiros da Ordem da Fênix, estudantes e professores de Hogwarts.

Já o exército orc de Sauron levou milênios para ser montado. Na Terceira Era, ele enfim precisava de um exército para procurar o portador do anel, Frodo Bolseiro, e ir atrás da Sociedade do Anel.

+++LEIA MAIS: 4 perguntas completamente sem resposta de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada [LISTA]


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?