3 monstros do cinema que dão muito, muito medo - e 3 nem um pouco assustadores [LISTA]

Os filmes de terror estão cheios de monstros aterrorizantes, mas alguns deles são bem toscos e até ridículos

Redação Publicado em 18/03/2020, às 10h11

None
Pennywise, de It, a Coisa (foto: reprodução, Warner)

Os filmes de monstros são um dos sub-gêneros do terror. As criaturas permitem que os cineastas explorem a psique humana de maneira tangível e visual. Esses monstros variam de demônios assombrando e possuindo pessoas e itens até lendas urbanas, às vezes enraizados em diferentes folclores.

Mas, se os monstros não são bem feitos, o efeito de medo pode ir por água abaixo. Eles podem acabar com toda a atmosfera de perigo da história ou torná-lo engraçado. Listamos bons e maus exemplos de como fazer monstros, organizado pelo site ScreenRant.


Assustador: O Babadook

O Babadook(2014) começa como um personagem em um livro infantil intitulado Senhor Babadook, que passa a aparecer depois que as pessoas descobrem a existência dele, para aterrorizá-las.

+++LEIA MAIS: 13 séries de terror para sentir medo na Netflix: Ares, Dark, Residência Hill e mais [LISTA]

O Babadook aterroriza a mãe solteira Amelia Vanek e o filho dela, Sam, ambos ainda sofrendo com a perda do marido e pai. Por causa dessa dinâmica, o monstro é como uma metáfora do sofrimento e dos efeitos que ele pode ter nas pessoas quando elas não lidam com isso adequadamente.


Nem tanto: Os Gremlins

Os Mogwai, também conhecidos como Gremlins, são criaturas fofinhas que se tornam monstros ao serem alimentados após a meia-noite ou depois de expô-los à água, fazendo com que eles se reproduzam rapidamente. Eles são toscos e engraçados de propósito, porém, já que Gremlins (1984) é um ‘terrir’, ou seja, terror com comédia.

+++LEIA MAIS: 8 filmes de terror clássico que mereciam ganhar remake: Creepshow 3, Tubarão 3 e mais


Assustador: Homem Pálido (O Labirinto do Fauno)

Esse é o monstro da segunda tarefa de Ofelia dada a ela pelo fauno. O homem pálido é conhecido por comer crianças que roubam a comida dele. Quando ele acorda, mostra que é cego e coloca olhos nas mãos para enxergar. É um conceito bizarro de monstro criado pela mente do cineasta Guillermo del Toro.

+++ LEIA MAIS: 18 filmes de terror na Netflix para assistir de luz acesa: de Corra! a Poltergeist


Nem tanto: Bruce (Tubarão, de 1975)

Bruce é o apelido carinhoso ao boneco animatrônico de tubarão branco feito para esse clássico de Steven Spielberg. Apesar de ter assustado o público nos cinemas em 1975, atualmente o boneco não causa medo. O filme continua criando suspense e tensão muito bem, mas o monstro não convence mais.

+++ LEIA MAIS: Os 9 filmes de terror mais subestimados dos últimos 5 anos [LISTA]


Assustador: Pennywise

O palhaço monstro de It: a Coisa é um dos monstros mais assustadores criados por Stephen King. Ele foi reproduzido com fidelidade tanto no filme televisivo dos anos 1990 quanto no remake de 2017, pelos atores Tim Curry e Bill Skarsgård, respectivamente. Além disso, a premissa de se alimentar de crianças e do medo delas é sinistra.

+++ LEIA MAIS: Além dos clássicos: 8 filmes de terror atuais que vale a pena assistir


Nem tanto: Mortos-Vivos (Evil Dead) 

Eles são criaturas do Necronomicon e as formas que assumem após possuir seres humanos na franquia Evil Dead. Principalmente na trilogia original, são exagerados e histéricos. Os mortos-vivos também são muito engraçados e oferecem muitos prováveis ​​momentos cômicos não intencionais, especialmente quando Ash luta contra eles.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA