Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

3 motivos porque Joey, spin off de Friends, foi um fracasso total

Seriado foi cancelado antes do fim da segunda temporada

Redação Publicado em 08/04/2020, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matt LeBlanc como Joey Tribbiani em Friends (Foto: Reprodução)
Matt LeBlanc como Joey Tribbiani em Friends (Foto: Reprodução)

O seriado Friends, do canal NBC, foi um dos maiores fenômenos da televisão americano. A série acompanhou seis amigos por dez temporadas, e chegou ao fim em 2004. Quatro meses após o último episódio ir ao ar, estreou o spin-off Joey: Vida de Artista, com as aventuras do personagem de Matt LeBlanc, em Los Angeles, na tentativa de viver como ator, como lembra o site Omelete.

Jennifer Aniston, intérprete de Rachel na série, acredita que uma continuação de Friendsseria capaz de “arruinar” o legado do programa. “Um reboot da série não chegaria nem perto de ser tão boa quanto era", explicou em entrevista a Howard Stern, em 2019. E o fracasso total de Joey: Vida de Artista pode confirmar a posição da atriz.

+++ LEIA MAIS: Friends: Escritor do spin-off de Joey lamenta o grande fracasso da série

Com mudanças na personalidade do personagem, uma equipe criativa diferente de Friends e a pressão para se igualar ao sucesso da série original, Joey fracassou com o público e a crítica.

Mudança de personalidade e equipe

Em setembro de 2004, Joey Tribbiani voltou à televisão. Na série, o personagem volta a conviver com a irmã, Gina, e mora com o sobrinho, Michael. Nos episódios das duas temporadas lançadas, a vida de Joey ignora completamente os amigos de Friendse a história do seriado de sucesso, com mudanças até mesmo na personalidade já conhecida pelo público.

+++ LEIA MAIS: Friends: 5 vezes que Joey foi o mais esperto da turma [LISTA]

A equipe criativa de Friends não participou do projeto, apenas Kevin S. Bright, um dos criadores, trabalhou como produtor executivo. Em entrevista ao site Metro, em 2018, Bright explicou as alterações. “Acredito que tentamos apresentar ao público um Joey ainda não conhecido, tentando desenvolver uma relação e sair com nerds. Nem eu sei o que Joey estava fazendo no seriado, mas não era algo esperado pelos fãs, então não foi um sucesso”, reconheceu.  O personagem se tornou "patético e depressivo", nas palavras do produtor.

A série estreou para 18,6 milhões de espectadores, mas o alcance caiu constantemente até atingir de 4,1 milhões, e o programa foi cancelado na metade da segunda temporada, em 2006.

+++ LEIA MAIS: Friends, Game of Thrones e How I Met Your Mother: 11 casais tóxicos que o público ama - mas não deveria [LISTA]

Pressão para o sucesso

Para LeBlanc, as mudanças do personagem foram o principal problema de Joey. “Estava amaldiçoada desde o começo. Em Friends, eu dividia um episódio de 22 minutos com seis personagens. Em Joey, o roteiro era todo meu. Era responsabilidade demais”, comentou ao Radio Times [via Metro]

O elenco original de Friends irá se reunir para um especial na HBO Max, ainda sem data de estreia. 


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK