Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

30 anos de Edward Mãos de Tesoura: 4 curiosidades sobre o clássico de Tim Burton

Longa é um dos maiores clássicos de Hollywood

Redação Publicado em 29/12/2020, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edward Mãos de Tesoura (Foto: Reprodução)
Edward Mãos de Tesoura (Foto: Reprodução)

Há cerca de 30 anos atrás, no dia 14 de dezembro de 1990, o clássico Edward Mãos de Tesoura, dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp, era lançado nos cinemas dos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, a produção chegou apenas no dia 24 de maio do ano seguinte.

Além de Depp, o elenco do filme conta com nomes como Winona Ryder, Dianne Wiest, Anthony Michael Hall, Conchata Ferrell, Kathy Baker, entre outros. Leia a sinopse da produção a seguir.

+++LEIA MAIS: Em AmarElo - É Tudo Para Ontem, Emicida e Fióti dão aula de ficar para história - de fazer preto se orgulhar e branco pensar [ENTREVISTA]

"Peg Boggs é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward, jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros."

Para comemorar os 30 anos de Edward Mãos de Tesoura, a Rolling Stone Brasil separou quatro curiosidades sobre o clássico dirigido por Tim Burton. Veja abaixo.

+++LEIA MAIS: Tom Cruise transforma base militar em set para finalizar Missão Impossível em segurança contra Covid


Winona Ryder com medo de Johnny Depp

De acordo com o site CheatSheet, no livro Winona Ryder: The Biography, a atriz falou sobre ter ficado com receio de trabalhar ao lado do então noivo, Johhny Depp, em Edward Mãos de Tesoura. "Trabalhar com Johnny acabou sendo ótimo, mas eu estava com medo e nervosa com isso", compartilhou Ryder.

Ela continuou: "Quero dizer, se há uma pessoa que quero impressionar com minha atuação, é ele. Portanto, houve muita insegurança nos primeiros dias, mas acabou sendo uma situação motivadora".


Falas de Edward

Como pode ser visto no filme, Edward é um homem de poucas palavras, literalmente. Em todo decorrer do longa, que tem 1h45 de duração, o personagem de Johnny Depp falou exatamente 169 palavras (via Revista Moviement).

+++LEIA MAIS: Por que Cameron Diaz se aposentou do mundo do cinema?


Tom Cruise como Edward???

Na época da escalação de EdwardMãos de Tesoura, Tom Cruise foi convidado para progragonizar o filme, mas saiu do papel por um motivo inesperado. Em entrevista de 2015 ao Dazed Digital (via CheatSheet), a roteirista Caroline Thompson contou a história.

"[Cruise] queria saber como Edward usava o banheiro. Ele fazia esse tipo de pergunta sobre o personagem que não poderiam ser feitas sobre esse personagem!", contou. "Parte da delicadeza da história estava em não responder perguntas como, 'Como ele usa o banheiro? Como ele sobreviveu sem comer todos esses anos?'".

Tom Cruise não recebia as respostas das perguntas e parecia "certamente sem interesse em participar" da prodção, como dito pela roteirista. Depois disso, Johnny Depp teve um encontro com Burton para conversar sobre o papel, mas não acreditava que seria realmente escolhido por conta da concorrência.

De acordo com a revista Dazed, nomes como Jim CarreyTom Hanks e até Michael Jackson estavam interessados no papel. inclusive, Robert Downey Jr. chegou a ser sondado pela produção.

+++LEIA MAIS: Um Maluco no Pedaço: Por que o ator de Carlton Banks, Alfonso Ribeiro, guarda rancor do personagem?


O gênero do filme seria totalmente diferente

Edward Mãos de Tesoura é descrito como um filmde de Fantasia/Romance. No entanto, originalmente, Tim Burton havia escrito o roteiro como se fosse um musical, de acordo com Segredos do Mundo.


+++SHOWS QUE PERDEMOS EM 2020 | ROLLING STONE BRASIL

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes