Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

30 anos de Grease

Filme com John Travolta e Olivia Newton John comoveu uma geração com sua temática adolescente e canções de amor

Da redação Publicado em 15/06/2008, às 10h12 - Atualizado às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Travolta e Olivia Newton John: amor de verão e confusões na escola dão tom a clássico dos musicais - Reprodução
Travolta e Olivia Newton John: amor de verão e confusões na escola dão tom a clássico dos musicais - Reprodução

O filme Grease - Nos Tempos da Brilhantina completa nesta segunda-feira, 16, trinta anos. O musical estrelado por John Travolta e Olivia Newton John mostra o amor colegial de uma garota de família e o encrenqueiro Danny Zuko no final dos anos 50.

Grease marcou uma geração com seu clima de novela e com a música "Summer Nights", um dueto entre Travolta e Newton John, que pela primeira vez protagonizava um filme no cinema. Travolta já estava mais experiente. Já havia mostrado as habilidades que o consagraram como o grande dançarino de Hollywood no filme Os Embalos de Sábado à Noite.

Grease foi o filme que mais fez dinheiro em 1978. Arrecadou mais de US$ 96 milhões, 14 milhões a mais que o segundo colocado, Superman. O top 10 de 1978 ainda inclui Tubarão 2 e Cheech & Chong's Up In Smoke.

Em 1979, Grease concorreu ao Oscar de melhor canção original, e também a cinco categorias do Globo de Ouro: melhor filme, melhor ator de musical ou comédia, melhor atriz de musical ou comédia, e duas indicações de melhor música, uma por "You're the One that I Want" e outra por "Grease".

Assim como Os Embalos de Sábado à Noite, Grease também ganhou uma continuação mal sucedida nos anos 80. Em 1982 foi lançado Grease 2, que tinha poucos atores originais voltando a seus papéis e não contava com Travolta e Olivia Newton John.

A imprensa especializada concedeu algumas honrarias ao filme ao longo dos anos. A revista estadunidense Entertainment Weekly colocou Grease como o vigésimo primeiro filme mais legal sobre colegiais. Já o Channel 4 britânico elegeu a produção o maior musical do cinema.