30 Seconds to Mars quer contribuição de fãs

Internautas podem enviar, via Twitter, sons para o novo álbum da banda

Da redação Publicado em 10/08/2009, às 18h09

Fãs do mundo inteiro poderão participar do novo disco da banda norte-americana 30 Seconds to Mars. Por meio da rede de mini-blogs Twitter, o grupo pede que os internautas gravem sons diversos e vozes que poderão ser usados no álbum.

A proposta foi batizada de "cúpula digital" e partiu de uma experiência prévia realizada pela banda em Los Angeles. "Convidamos pessoas de todas as partes do mundo para vir e participar do processo de gravação do disco", explicou o frontman Jared Leto, em entrevista ao site da Billboard. "E a coisa deu tão certo que estendemos o experimento para outros sete países. Então, para as pessoas que não conseguiram ir ao local físico da 'cúpula', decidimos fazê-la online."

O vocalista (que começou no meio artístico como ator, atuando em filmes como Réquiem para um Sonho e Quarto do Pânico) diz que os sons serão usados "como instrumento no álbum". Leto explica que a contribuição pode ser "qualquer coisa simples como uma conversa, pessoas murmurando, conversando, pisoteando e batendo palmas ou cantando o refrão comigo ou com elas mesmas". Todas as coordenadas são dadas na página de vídeos da banda no Twitter, na qual já foram carregadas milhares de gravações de internautas.

O sucessor de A Beautiful Lie, de 2005, deve chegar no final do ano, possivelmente sob o título de This is War. O cantor adiantou que o 30 Seconds To Mars trabalhou "com pessoas realmente talentosas", como os produtores musicais Flood (Nine Inch Nails, Depeche Mode, U2, The Smashing Pumpkins e The Killers) e Steve Lillywhite (Morrissey, Rolling Stones, Smiths, Travis e Siouxsie & The Banshees). Outro participante do disco também foi o rapper Kanye West, que canta na faixa "Hurricane".