Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 curiosidades sobre 3%, série da Netflix que vai deixar saudades [LISTA]

Os últimos episódios da produção foram disponibilizados no streaming neste mês de agosto

Redação Publicado em 25/08/2020, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
3% (Foto: Divulgação/Netfix)
3% (Foto: Divulgação/Netfix)

3% se despediu do público neste mês de agosto na Netflix. Depois de quatro temporadas, história da série ganhou uma conclusão, distribuída em sete episódios.

A produção narra um mundo onde grande parte da população vive no "Lado de Cá", em condições precárias. Ao atingirem 20 anos, os moradores passam pelo "Processo", uma seleção para conseguirem chegar até o "Maralto" (um lugar com melhor qualidade de vida). Esse Processo testa os limites dos candidatos e os coloca em situações de risco para examinar os dilemas morais de cada um. 

+++ LEIA MAIS: 7 séries de fantasia e sci-fi incríveis e subestimadas para maratonar na Netflix [LISTA]

Para relembrar o seriado, o site Canaltech separou algumas curiosidades sobre 3%. Confira a lista:


Marco na Netflix

3% é a primeira série brasileira original Netflix e abriu portas para outras produções nacionais, como Coisa Mais Linda e Sintonia

O seriado fez tanto sucesso que, como lembra o Canaltech, foi considerada a série de língua não-inglesa mais assistida nos Estados Unidos. Também, está disponível em 190 países.

+++ LEIA MAIS: 6 séries de comédia dramática subestimadas da Netflix para você maratonar [LISTA]


Não é versão original

O que vemos na Netflix é, na verdade, a segunda versão do projeto. O criador Pedro Aguilera imaginou o mundo distópico pela primeira vez em 2009, enquanto estudava Audiovisual na USP. 

Ele colocou o projeto em um edital, recebeu recursos para montar um roteiro e ganhou o prêmio. Assim, com Aguilera e outros amigos produziram um episódio-piloto, disponível no Youtube.

Sem ganhar a segunda etapa do processo, eles buscaram um canal que aceitasse o projeto - e encontraram a Netflix.

+++ LEIA MAIS: Netflix de salvadora para canceladora de séries?


Elenco novato

Apesar da produção ter um elenco experimente, como Zezé Motta (Nair), Bianca Comparato (Michele), Rodolfo Valente (Rafael) e outros, alguns integrantes eram iniciantes. Vaneza Oliveira, que interpretou a Joana, por exemplo, iniciou a carreira como atriz na série.

+++ LEIA MAIS: Você deveria assistir Tuca & Bertie: a 'prima de Bojack Horseman' esnobada pela Netflix trata de amor moderno, amizade entre mulheres, abuso e sobriedade


Onde a série se passa?

Como relembra o Canaltech, alguns perfis da internet teorizaram que um mapa mostrado na série sugere que tudo se passa na região Nordeste.

+++ LEIA MAIS: 8 séries baseadas em quadrinhos para quem amou I’m Not Okay With This: Watchmen, Wynonna Earp e mais


+++ DELACRUZ SOBRE FILHOS, VIDA E MÚSICA: 'ME ENCONTREI NO AMOR, NA FAMÍLIA, NO LADO BOM'