Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 curiosidades sobre A Cidade dos Sonhos: De inspiração em Jack Nicholson a acidente de carro [LISTA]

O aclamado filme de David Lynch completa 20 anos em maio de 2021

Redação Publicado em 09/05/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Cidade dos Sonhos (Foto: Reprodução)
A Cidade dos Sonhos (Foto: Reprodução)

A Cidade dos Sonhos é, para muitos, um dos melhores filmes de David Lynch. Confuso, surreal e imprevisível, o longa acompanha uma jovem atriz que chega em Hollywood e encontra uma mulher com amnésia e fugida de um acidente de carro - e tudo isso envolvido por trilha sonora, trabalho de câmera e roteiro brilhantes.

Com terror psicológico do início ao fim, A Cidade dos Sonhos é extremamente aclamado pela crítica - e com Lynch na direção, dificilmente seria diferente. A junção do enredo não linear, a justaposição de cenas factíveis e surreais, o trabalho intrigante de câmera e a fotografia são marcas do cineasta - e no filme de 1991, elas se evidenciam com maestria.

+++LEIA MAIS: 8 obras para provar que David Lynch é uma das maiores mentes criativas de todos os tempos [LISTA]

Os elementos - combinados à trilha sonora especial e a atuação de nomes como Mary Sweeney e Alain Sarde - resultaram em uma produção fantástica. O filme foi considerado pela revista Sight & Sound como um dos melhores já realizados na história do cinema.

Para homenagear a produção, que completa 20 anos de lançamento em maio, a Rolling Stone Brasil separou 4 curiosidades sobre A Cidade dos Sonhos; confira: 

+++LEIA MAIS: Veja como o público reagiu Eraserhead, de David Lynch, em 1977: 'A coisa mais estranha que já vi'

Laura Harring se envolveu em acidente de carro real

Atriz de Rita, Laura Harring se envolveu em um pequeno acidente de carro a caminho das audições para o filme. Segundo o Sreen Rant, quando soube que a personagem protagonizaria um acidente no longa, a atriz pensou que era destino - e no final, de fato, foi.


Dedicado a Jennifer Syme

Lynch dedicou o filme a Jennifer Syme, aspirante a ator que trabalhou como assistente do diretor na época das filmagens. Ele morreu em um acidente de carro em abril de 2001, antes do lançamento do filme.

+++LEIA MAIS: David Lynch dirigiria novo filme se não fosse a pandemia


Cena inspirada em Jack Nicholson

A cena que Adam pega um taco de golfe e quebra o pára-brisa do carro não foi criada do zero. O momento foi inspirado por um incidente no qual Jack Nicholson fez a mesma coisa.


Série de TV

Inicialmente, Lynch pensou em A Cidade dos Sonhos como um piloto de TV de 90 minutos para a ABC. No entanto, os executivos da rede não aceitaram a visão, mudaram o projeto e depois o abandonaram. 

+++LEIA MAIS: Comerciais dirigidos por David Lynch mostram a genialidade do cineasta até fora do cinema; assista a todos

Em seguida, segundo o Screen Rant, o Canal + se ofereceu para dar ao diretor dinheiro suficiente para retrabalhar o piloto como um longa-metragem. Apesar de ter ficado desanimado com o projeto, o cineasta topou - e o resultado foi o filme aclamado pela crítica.


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL