Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 curiosidades sobre Dinho Ouro Preto: canal no YouTube, lado nerd e mais

Vocalista do Capital Inicial começou a carreira ainda adolescente e se tornou um dos maiores nomes da música brasileira

Redação Publicado em 27/04/2021, às 18h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dinho Ouro Preto (Foto: Reprodução / Instagram)
Dinho Ouro Preto (Foto: Reprodução / Instagram)

Cantor e compositor, Dinho Ouro Preto é um dos grandes nomes da música brasileira. Conhecido pelo trabalho como vocalista do Capital Inicial, possui uma longa discografia com sucessos como "Primeiros Erros" e "À Sua Maneira."

A música sempre esteve presente na vida de Dinho. Aos 11 anos, teve o primeiro contato com o rock por meio de Herbert Vianna e Bi Ribeiro, posteriormente Os Paralamas do Sucesso. Mas foi aos 19, quando virou vocalista do Capital Inicial, que a carreira do cantor começou a decolar.

+++ LEIA MAIS: Rolling Stone Festival é importante para “rock and roll se abraçar”, diz Dinho Ouro Preto

Atualmente, possui quatro discos solo, 13 álbuns de estúdio com a banda, além de outros projetos na internet. Nesta terça, 27, cantor completa 58 anos; para comemorar a data, separamos quatro curiosidades sobre a carreira e a vida de Dinho Ouro Preto. Confira:


Canal no YouTube

Além da carreira como cantor, Dinho também possui um canal no YouTube, no qual relembra a trajetória, responde perguntas dos fãs e também entrevistas amigos do meio musical. Entre os convidados estão Andreas Kisser,Kiko Zambianchi e até a própria filha, Isabel.

+++ LEIA MAIS: “A Rolling Stone faz parte da minha vida há anos”, diz Dinho Ouro Preto


Amizade com Renato Russo

Renato Russo foi uma das maiores inspirações de Dinho. Em um dos vídeos do canal, explicou como o cantor aumentou o interesse pelo rock nacional com sucessos como "Fátima," "Que País é Esse" e "Geração Coca-Cola." "Eu achava que o rock brasileiro sempre ficava devendo algo para o rock gringo. Com o Renato, pela primeira vez, fica em pé de igualdade," disse. 


Fã de cinema

Música não é a única arte presente na vida de Dinho. O cantor também declarou o amor pelo cinema, principalmente pelos filmes 'B,' produções não tão populares e de baixo orçamento, muito comuns nas décadas de 1930 e 1940.

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2013 - Dinho Ouro Preto narra polêmica com José Sarney no Rock in Rio 2011: “Me mandou uma carta”

Além disso, Tim Burton é um dos diretores favoritos do músico. Até mesmo coleciona livros e bonecos de personagens do cineasta e utilizou a técnica de stop motion no clipe de "Invisível," inspirando-se nos filmes de Burton.


Lado Geek

Dinho também tem um lado "nerd." Fã de quadrinhos, lia histórias de Asterixe As Aventuras de Tintim quando criança. Os heróis da Marvel também não ficam de fora. Dinho tem uma tatuagem do Homem-Aranha no braço.

+++ LEIA MAIS: Dinho Ouro Preto faz cover de Sinéad O'Connor

Em um dos vídeos do canal, o cantor também admitiu ser fã da série animada Rick and Morty. "É uma das coisas mais criativas que já vi. [...] Você acha que o mundo dos desenhos chegou ao limite, que nada mais pode te surpreender e aparece algo como Rick and Morty," comentou.


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'