Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 curiosidades sobre Frances Ha, estrelado por Greta Gerwig [LISTA]

Há oito anos, o longa-metragem de Noah Baumbach foi lançado nos cinemas

Redação Publicado em 18/05/2021, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Frances Ha (Foto: Reprodução /Twitter)
Cena de Frances Ha (Foto: Reprodução /Twitter)

Frances Haé uma produção que se destaca na carreira dos diretores Noah Baumbach (História de um Casamento) e Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres). A obra percorreu um circuito limitado nos cinemas em maio de 2013 após estrear no Festival de Cinema de Telluride, em setembro de 2012.

Escrito pelo casal de cineastas, o filme acompanha uma aspirante a dançarina abalada pela recente mudança da melhor amiga, Sophie, do apartamento onde moravam. Sozinha, ela tenta encontrar uma nova residência, enquanto lida tenta se estabelecer financeira e profissionalmente.

+++ LEIA MAIS: Adam Driver abandona entrevista após ouvir canção de História de um Casamento

Além de Gerwig no papel principal, o longa-metragem também conta com Adam Driver (Star Wars), Mickey Sumner (Expresso do Amanhã) e Michael Zegen (Maravilhosa Sra. Maisel).

Em homenagem aos oito anos do lançamento do filme, confira quatro curiosidades sobre a produção de Frances Ha:

+++ LEIA MAIS: Adoráveis Mulheres: 12 pontos para entender as diferenças entre a obra original e a adaptação para os cinemas

Tema

Em uma sessão de perguntas e respostas do Film Independent, Baumbach falou sobre como decidiu trabalhar com Gerwig e a atriz revelou como o tema da amizade surgiu durante o processo de criação.

“Eu queria fazer algo em que [Gerwig] fosse o centro de tudo, e simplesmente tive o instinto de que ela seria uma boa colaboradora,” disse o diretor.

+++LEIA MAIS: 4 curiosidades do clássico Uma Linda Mulher [LISTA]

Gerwig continuou: “Não planejamos realmente fazer um filme sobre uma amizade feminina. Não era uma declaração de tese que estávamos executando no roteiro. Enquanto estávamos escrevendo cenas e criando momentos, era algo que sempre voltava. Estávamos vendo esses padrões surgirem e, assim que percebemos que era uma história de amor e o objeto de amor era Sophie, isso deu um foco.”


Sem improviso

Durante a sessão, Gerwig também falou sobre a direção de Baumbach e o pouco espaço para improvisação. “Não havia como improvisar. Não houve improvisação. Fizemos muitas e muitas tomadas e a maior parte do que você vê é, tipo, o take 38.”

+++ LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre O Quinto Elemento, estrelado por Milla Jovovich [LISTA]


42 takes

Em um texto para o The New York Times, Gerwig apontou que a maioria dos filmes independentes registram 10 takes por cena, mas Frances Ha filmou cerca de 35 takes por cena. A discussão entre Frances e Sophie em um banheiro, onde debatem o distanciamento delas, foi um dos momentos mais difíceis e precisou de 42 takes.


Os pais de Greta Gerwig

De acordo com o Los Angeles Times, os verdadeiros pais de Gerwig, Christine e Gordon, interpretam os pais de Frances Halladay no filme. O casal participou das filmagens em Sacramento, cidade natal da progatonista.

+++ LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre Bastardos Inglórios, clássico de Quentin Tarantino [LISTA]


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONT NEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL