Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 curiosidades sobre Grease 2, sequência que decepcionou fãs: de enredo a fracasso de bilheteria [LISTA]

No dia 11 de junho de 1982, Grease 2 estreou nos cinemas como uma grande aposta para continuar o sucesso do primeiro filme - a produção, contudo, foi um fracasso

Camilla Millan Publicado em 11/06/2021, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maxwell Caulfield e Michelle Pfeiffer em Grease 2 (Foto: Divulgação)
Maxwell Caulfield e Michelle Pfeiffer em Grease 2 (Foto: Divulgação)

Em 1978, Grease: Nos Tempos da Brilhantina, estreou mundialmente deixando um legado inestimável para as produções de Hollywood. A trama protagonizada por John Travolta e Olivia Newton-John fez tanto sucesso que uma sequência foi lançada - o resultado, entretanto, foi decepcionante.

Para os fãs do filme original, Grease 2 não conquistou. O elenco, por exemplo, sofreu grandes mudanças na sequência: no lugar de Travolta e Newton-John, Maxwell Caulfield e Michelle Pfeiffer protagonizaram o par romântico, mas não conseguiram tornar o longa um sucesso.

+++LEIA MAIS: John Travolta e Olivia Newton-John revivem papéis de Grease pela primeira vez em 41 anos

Lançado em 11 de junho de 1982, a sequência fracassou na bilheteria e recebeu diversas críticas negativas as quais comparavam a energia do original com Grease 2. O crítico Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, escreveu na época: “Este filme apenas recicla Grease, sem as estrelas, sem a energia, sem o frescor e sem a brilhantina.”

Para marcar os 39 anos de estreia, a Rolling Stone Brasil listou 4 curiosidades sobre Grease 2, sequência que decepcionou fãs e críticos; confira:

+++LEIA MAIS: 6 cenas de dança inesquecíveis do cinema: de As Branquelas a Dirty Dancing [LISTA]

Enredo

Na trama, os papéis se invertem. Michael Carrington (Maxwell Caulfield) é um intercambista que se apaixona por Stephanie Zinone (Michelle Pfeiffer), líder das Pink Ladies. Após falhar ao perguntar se poderiam sair, o personagem desenvolve um alter ego que se relaciona ao “tipo” de garoto que Stephanie costuma sair.


Fracasso de bilheteria

O filme original conseguiu US$132 milhões de bilheteria, a sequência, contudo não foi nada bem nos cinemas. Com um orçamento de $11.2 milhões - quase o dobro do longa original -, Grease 2 arrecadou $15.2 milhões. Além de receber críticas negativas, acredita-se que a competição com estreias como E.T.: O Extraterrestre, Rocky III - O desafio supremo e Poltergeist - O Fenômenona mesma época possa ter prejudicado o desempenho da produção.

+++LEIA MAIS: E.T. - O Extraterrestre e Elliott se reencontram em vídeo especial de natal; assista


Acabou com franquia Grease

Inicialmente, Grease 2 seria a primeira sequência de uma franquia com quatro filmes e uma série de televisão que abordaria os anos 1960 e a contracultura. Após o fracasso de bilheteria da produção, contudo, o projeto foi cancelado.


Filmagens

O longa foi filmado na Excelsior High School, uma instituição de ensino que recém-fechada na época. Além de Grease 2, o local serviu como set para o filme Lutando pelo Futuro e a sitcom Square Pegs.

+++ LEIA MAIS: John Travolta dança tango como nos tempos de Grease no clipe de Pitbull [VÍDEO]

Foram necessários 58 dias, no ano de 1981, para filmar a produção, e o roteiro ainda estava incompleto quando as filmagens começaram, segundo a diretora Patricia Birch. Confira um trecho da produção:


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL