Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jaden Smith: 4 curiosidades sobre o rapper e ator; de causas sociais a emancipação legal [LISTA]

Filho de Will e Jada Pinkett Smith, Jaden protagonizou filmes de sucesso e lançou grandes músicas ao longo da carreira

Redação Publicado em 08/07/2021, às 17h46 - Atualizado em 18/10/2021, às 19h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jaden Smith (Foto: John Sciulli/Getty Images for McDonald's)
Jaden Smith (Foto: John Sciulli/Getty Images for McDonald's)

Rapper, compositor e ator, Jaden Smith é filho dos astros Will e Jada Pinkett Smith, e faz sucesso nas telonas e paradas musicais. Após a estreia nos cinemas com o filme À Procura da Felicidade (2006), ao lado do pai, o astro iniciou uma carreira potente em Hollywood.

Irmão da artista Willow Smith e meio-irmão de Trey Smith, Jaden participou de filmes, séries, e atualmente alcança altas posições nos rankings musicais. Em 2020, lançou CTV3: Cool Tape Vol. 3, terceiro disco da carreira repleto de hits icônicos.

+++LEIA MAIS: Todos os filmes de Jaden Smith, do pior ao melhor [LISTA]

A história de Jaden, contudo, não se resume à música e filmes. O astro também está envolvido em diversas causas sociais e projetos para a preservação do meio ambiente e ajuda à população em situação de rua.

Pensando na trajetória de Jaden Smith, a Rolling Stone Brasil listou algumas curiosidades sobre a carreira profissional e a vida pessoal do astro; confira:

+++LEIA MAIS: 6 músicas para entender Jaden, o talentoso filho rapper de Will Smith


Homeschooling

Will e Jada Smith optaram pelo homeschooling (ou ensino domiciliar) dos filhos Jaden e Willow em 2001, após frequentarem a escola privada New Village Leadership Academy, na Califórnia. 

Em entrevista à People, Jada Pinkett Smith falou sobre a decisão de educar os filhos em casa: “O sistema escolar neste país — público e privado — é projetado para a era industrial. "Estamos em uma era tecnológica. Não queremos que nossos filhos memorizem. Queremos que eles aprendam

+++LEIA MAIS: Os 3 piores - e os 3 melhores - filmes de Will Smith: de Homens de Preto a Depois da Terra [LISTA]

Jaden elogiou o homeschooling em conversa com à Interview Magazine: "Nós fomos além em tudo porque não havia ninguém olhando para nós.”


Emancipação legal

Prestes a completar 15 anos, Jaden Smith pediu a emancipação legal aos pais como presente de aniversário. Segundo o jornal The Sun, o astro pediu a ação para que pudesse comprar a própria casa e morar sozinho.

+++LEIA MAIS: Por que Will Smith nunca interpretou um vilão?

Em entrevista, Will Smith explicou que o pedido foi um reflexo da educação liberal que ele e Jada Pinkett Smith deram aos filhos: “Nós não acreditamos em punição. Desde que tinha cinco anos de idade, ele poderia sentar e tudo o que teria que fazer era ser capaz de explicar como as coisas que ele fez seriam positivas para sua vida.”


Causas Sociais

Vegano, Jaden fundou junto com a irmã, Willow, uma linha de produtos de higiene totalmente vegana, 99% livre de plástico, sem crueldade animal e feita com produtos recicláveis. 

+++LEIA MAIS: Will Smith revive cenas clássicas de Um Maluco no Pedaço; assista

Conforme noticiado pelo G1, o astro também fundou um food truck de comida vegana chamado "I Love You" ("eu te amo", em tradução para o português), com o objetivo de distribuir refeições para à população em situação de rua em Los Angeles. O astro também anunciou a abertura de um restaurante com o mesmo propósito.

Jaden também está envolvido nas causas ambientais, e criou uma empresa de água embalada em uma caixa de papel reciclado, a JUST Water. Posteriormente, fundou a ONG 501CThree para fornecer água potável para cidades nos EUA.

+++LEIA MAIS: Will Smith revela apelido bizarro do filho mais velho ao publicar homenagem de aniversário


Estreia nas telonas

Em 2006, Jaden estreou nos cinemas com o filme À Procura da Felicidade — mas não foi um simples lançamento. A produção tem nota 8 no IMDb e rendeu ao astro, na época com 8 anos, o prêmio de Melhor Performance Revelação no MTV Movie Awards de 2007.