Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 fatos sobre ‘Bleach’, do Nirvana, que você provavelmente não sabia

O disco foi lançado há 31 anos, em 15 de junho de 1989

Redação Publicado em 15/06/2020, às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl  (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)

Conhecida como a banda que inflamou o grunge, o Nirvana ficou popular com Nevermind, disco lançado em 1991. No entanto, o álbum Bleach, cuja estreia ocorreu há 31 anos, também representa um trabalho de muita qualidade. As informações são da Loudwire

+++ LEIA MAIS: Nirvana no Brasil: vídeo raro relembra entrevista de Kurt Cobain para a MTV Brasil em 1993

Apesar de não conter faixas icônicas, como “Smells Like Teen Spirit” e “In Bloom”, Bleach foi lançado em 15 de junho de 1989 e recebeu muitas críticas positivas - inclusive, sendo relançado três anos depois.

O Loudwire separou 4 fatos sobre o disco Bleach que você provavelmente não sabia; confira: 

+++ LEIA MAIS: MTV Unplugged do Nirvana será relançado em vinil em comemoração aos 25 anos do disco

Um cartaz de prevenção à AIDS foi a inspiração para o nome

O título de Bleach era originalmente "Too Many Humans". No entanto, Kurt Cobain mudou o nome quando viu um cartaz para a prevenção da Aids em San Francisco, que aconselhava os usuários de heroína a "bleach”(branquear, em português) as agulhas antes de utilizá-las.


Mais de um baterista

Dave Grohl não entrou no Nirvana até 1990. Portanto, o disco Bleach contou com outros bateristas. Dale Crover, do Melvins, tocaria em três canções do álbum. No entanto, posteriormente, a banda contratou Channing, remixando as versões dele com as de Crover. Ambos são creditados como bateristas do disco.

+++ LEIA MAIS: A noite em que Grohl e Novoselic, do Nirvana, ficaram bêbados e destruíram quarto de hotel


Jason Everman financiou o disco 

O guitarrista chamado Jason Everman era fã da fita demo do Nirvana e resolveu financiar a gravação de Bleach, pagando US$ 606, 17. Com a ajuda financeira, a banda recrutou o músico como segundo guitarrista, deu créditos no disco e o inseriu na foto de capa - tudo isso sem ele, de fato, ter trabalhado no álbum. 

Em seguida, Everman deixou o Nirvana e se juntou, por um curto período, ao Soundgarden. No livro de Azerrad, Krist Novoselic explicou a participação do músico: "Nós só queríamos que ele se sentisse em casa na banda". 

+++ LEIA MAIS: Krist Novoselic revela o que diria a Kurt Cobain se tivesse a chance


É o disco mais vendido de todos os tempos pela Sub Pop.

Antes do lançamento de Nevermind, em 1991, Bleach havia vendido apenas 40.000 cópias nos EUA. Assim, a Geffen Records decidiu relançar o disco internacionalmente anos depois. O álbum alcançou o 89º lugar na Billboard 200. Com 1,9 milhão de cópias vendidas até hoje, Bleach é o mais comercializado da gravadora Sub Pop. 

+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO