Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 filmes e séries que retratam a religião na adolescência [LISTA]

A temática pode ser vista desde séries da Netflix até indicados ao Oscar

Redação Publicado em 25/02/2021, às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Semana da Minha Vida (Foto: Divulgação / Netflix)
A Semana da Minha Vida (Foto: Divulgação / Netflix)

Recentemente, a Netflix divulgou o trailer de A Semana da Minha Vida, um musical adolescente sobre um jovem rebelde que precisa escolher entre a detenção juvenil ou um acampamento cristão.

Segundo a sinopse oficial da plataforma de streaming, o protagonista escolhe a segunda opção e, apesar de ser "um peixe fora d'água", ele encontra o lugar dele no mundo ao se apaixonar por outra frequentadora do acampamento. 

+++ LEIA MAIS: Tudo que sabemos sobre A Semana da Minha Vida, novo musical adolescente da Netflix

Esta não é a primeira vez que a Netflix aposta em uma produção coming-of-age com um cenário religioso. Na verdade, essa temática específica também aparece em séries de língua estrangeira e até indicados ao Oscar. 

Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil listou quatro filmes e séries que retratam a religião na adolescência. Confira: 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Skam (2015)

A série norueguesa Skam acompanha a vida de cinco garotas durante o ensino médio, entre elas, a jovem muçulmana Sana. Principalmente na quarta temporada, a produção explora os conflitos entre a religião islâmica e o estilo de vida da maioria dos jovens sem cair em estereótipos. (Foto: Reprodução)

+++LEIA MAIS: As 52 estreias da Netflix para março de 2021: Sky Rojo, trilogia de Karatê Kid e mais


Lady Bird: A Hora de Voar (2017)

Em Lady Bird, a jovem Christine não se identifica com a cidade natal ou a religião cristã, ensinada na escola. Ao longo do filme, ela foge do comportamento esperado pelos pais ou a igreja, apenas para descobrir que existe certo conforto neles. Em 2018, o longa-metragem foi indicado em cinco categorias do Oscar, incluindo Melhor Atriz e Melhor Filme.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 7 motivos para assistir Os 7 de Chicago [LISTA]


Nada Ortodoxa (2020)

Uma jovem judia foge para Berlim para começar uma vida nova longe das obrigações religiosas da comunidade ultra-ortodoxa hassídica de Williamsburg, nos Estados Unidos. Com detalhes milimétricos e muita sensibilidade, a série retrata o processo de autodescobrimento da protagonista. 

+++ LEIA MAIS: 5 motivos para assistir a série Nada Ortodoxa, na Netflix


Eu Nunca… (2020)

Com muito humor, Eu Nunca... retrata os conflitos entre dois pais indianos e a filha Devi, uma jovem que deseja viver a típica experiência norte-americana - com direito a festas e namorados populares. 

+++ LEIA MAIS: Eu Nunca: 6 coisas que queremos ver na segunda temporada [LISTA]


+++ KANT: 'AQUELES QUE NOS DÃO MAIS ATENÇÃO SÃO OS QUE MAIS CRITICAM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL