Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 momentos icônicos de Jane Fonda: protestos, prisão e mais

A atriz e ativista completa 83 anos nesta segunda, 21

Redação Publicado em 21/12/2020, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jane Fonda (Foto: Jordan Strauss/ Invision/ AP)
Jane Fonda (Foto: Jordan Strauss/ Invision/ AP)

Jane Fonda é uma das personalidades mais brilhantes e ativas de Hollywood. Nesta segunda, 21, a artista celebra o aniversário de 83 anos.

Após começar a carreira nos palcos nos anos 1960, Fonda trabalhou incansavelmente como atriz em centenas de filmes. Inclusive, ela foi nomeada e ganhou diversas estatuetas nas premiações mais importantes dos Estados Unidos.

+++ LEIA MAIS: Jane Fonda revela que não ter transado com Marvin Gaye é o 'maior arrependimento da vida' e chama Marlon Brando de 'decepcionante'

Para além das câmeras, também atuou como modelo e teve papel significativo em causas políticas, ambientais e sociais. 

Para comemorar, a Rolling Stone Brasil selecionou alguns dos momentos mais icônicos de Jane Fonda. Confira a lista:


Criadora da websérie Exercise That Vote

Jane Fonda comandou a websérie Exercise That Vote em 2020. Na produção, a artista convidou diversas celebridades para mostrarem a rotina de exercícios, enquanto incentivavam a população a participar da votação nos Estados Unidos.


Prisão e protesto contra mudanças climáticas

Em outubro de 2019, a artista foi presa por fazer parte de um protesto contra as mudanças climáticas. Depois do ocorrido, Fonda divulgou uma nota no site oficial dela e comentou sobre a prisão. Mesmo detida, ela afirmou que não pretende parar com o ativismo.

“Como Greta Thunberg falou, ‘nossa casa está pegando fogo’, e nós precisamos agir," escreveu Fonda. "Estarei no Capitólio toda sexta-feira, faça chuva ou sol, inspirada e encorajada pelo incrível movimento que nossos jovens criaram. Não posso mais esperar e deixar que nossos funcionários eleitos ignorem – e ainda pior – empoderem as indústrias que estão destruindo nosso planeta em busca de lucro. Não podemos continuar defendendo isso."


Prisão nos anos 1970

Em 1970, após protestar contra a Guerra do Vietnã, Fonda foi detida no aeroporto de Cleveland e acusada de tráfico de drogas por carregar pílulas. No entanto, depois de avaliações especializadas, comprovou-se que as pílulas eram vitaminas.


Prêmios e honras

Em 2019, Fonda recebeu o Stanley Kubrick Britannia Award for Excellence in Film. O prêmio é destinado para "indivíduos e empresas que dedicaram suas carreiras ou missões corporativas para o avanço das formas de arte da imagem em movimento". Em 2008, recebeu homenagem no Icon Award, da revista Elle.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

+++ CYNTHIA LUZ: 'A GENTE PRECISA OUVIR A VOZ DAS PESSOAS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL