Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

4 motivos para assistir O Caso Evandro no Globoplay: de trama instigante a grandes entrevistas [LISTA]

A série documental estreou no Globoplay em 13 de maio e transcende o gênero de true crime, fazendo uma importante reflexão sobre a sociedade brasileira

Camilla Millan Publicado em 28/05/2021, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Série O Caso Evandro (Foto: Divulgação/Globoplay)
Série O Caso Evandro (Foto: Divulgação/Globoplay)

Em 1992, o Brasil ficou chocado com a morte de Evandro, de apenas 6 anos. O caso ocorreu na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, mas ganhou notoriedade nacional por envolver uma rede complexa de fatores: de pressão política a um corpo encontrado desfigurado.

A série documental O Caso Evandro estreou na Globoplay em 13 de maio de 2021 para se aprofundar, ainda mais, na história complexa que envolveu a morte do jovem Evandro. Baseada no podcast homônimo do jornalista Ivan Mizanzuk, a produção reflete a complexidade, surpresa e o horror de um acontecimento que, ao contrário do que parecia inicialmente, envolvia uma grande rede de crimes.

+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Os Filhos de Sam, nova série de true crime da Netflix [LISTA]

O Caso Evandro é uma excelente produção para os fãs de true crime, mas consegue ter um papel ainda mais relevante ao refletir as várias mazelas da sociedade brasileira: de preconceitos a investigações corrompidas. Confira 4 motivos para assistir à série documental do Globoplay:

Trama instigante

O Caso Evandro é um suspense estruturado brilhantemente. Além envolvente, a história consegue enganar e surpreender o espectador em diversas grandes reviravoltas inimagináveis. É difícil assistir a um episódio e não querer continuar para saber até onde a história pode ir.

+++LEIA MAIS: 4 séries documentais de true crime na Netflix para quem gostou de Cena do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil [LISTA]


Grandes entrevistas

Para reconstituir crimes e investigações, narrativas de true crime consumam usar as entrevistas para dar ainda mais credibilidade à trama, assim como estabelecer um fio condutor. Em O Caso Evandro, além das declarações do jornalista Ivan Mizanzuk, entrevistas importantes formam a narrativa.

A produção conta com falas de relevantes peças no desenvolvimento do caso, assim como testemunhas e iniciais suspeitos do crime. É impressionante como os entrevistados aumentam a potência da obra, tornando-a um importante registro histórico e investigativo.

+++LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Night Stalker se você é fã de true crime [LISTA]


Preconceito religioso e estereótipos

O estado no qual o corpo de Evandro foi encontrado, assim como declarações e suspeitas envolvendo um Pai de Santo, fizeram com que a investigação acreditasse que menino foi morto em um ritual religioso. 

Ao longo da narrativa, a série mostra como há um preconceito religioso no Brasil em relação a rituais de cultura afro-brasileira. Além disso, explica-se como a mulher, associada a religiões como Umbanda e Candomblé, é tida como bruxa - um símbolo secular que estereotipa a figura feminina. 

+++LEIA MAIS: Por que a cultura pop tem obsessão por serial killers? [ANÁLISE]

Mais que apenas apresentar esses preconceitos e estereótipos, a série consegue abordar e refletir as consequências dessa intolerância religiosa e prejulgamento de indivíduos no entendimento de certas situações, como a morte de Evandro.


Brasil em sua forma mais crua

Preconceito religioso, estereótipos e um crime extremamente complexo fazem parte dessa narrativa, contudo, a produção transcende o triste assassinato de Evandro. A série consegue, de fato, traçar algumas características que estão enraizadas na sociedade brasileira.

+++LEIA MAIS: O dia que uma cidade inteira ouviu jazz para escapar das garras de um serial killer [FLASHBACK]

Ao longo da trama, diversos elementos contribuem para o entendimento das mazelas do Brasil em sua forma mais crua: corrupção, assassinato, sequestro, violência policial, tortura, pressão política, cobertura sensacionalista da imprensa. 

Por isso, O Caso Evandro é mais que uma série documental sobre um crime horrendo de décadas atrás. A produção é uma reflexão interna sobre o quanto mudou (ou não) a sociedade brasileira diante de preconceitos, corrupção, crimes e politicagem que acontecem há muito tempo no país. 


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL