4 motivos para explicar por que Gilead, de The Handmaid's Tale, é tão poderoso [LISTA]

País autoritário tem exército super dominante, mas sofre de escassez de alimentos

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 17/05/2021, às 18h56

None
The Handmaid's Tale (Foto: Divulgação/Hulu)

Na quarta temporada da série do HuluThe Handmaid's Tale (2017), June (Elisabeth Moss) encara a guerra de Gilead contra o que restou dos Estados Unidos. Uma pergunta, porém, é frequente entre o público da série: qual o motivo de o exército do regime autoritário ser tão forte e por que é tão poderoso, se sofre com tantas crises internas?

Líderes do país são pouco motivados pela razão, se importam minimamente com a população e têm ideologias fanáticas, como ficou evidente na crueldade dos bombardeios aéreos da temporada mais recente. Veja quatro motivos para explicar o poder de Gilead, de acordo com o Screen Rant:

+++LEIA MAIS: The Handmaid’s Tale é renovada para 5ª temporada

Exército dos EUA

O exército de Gilead veio dos Estados Unidos, país ainda existente, mas diminuído pela expansão do regime. Conquistaram a maior parte das tropas e armas dos militares mais poderosos do mundo. 

A população também não pode escolher qual profissão irá desempenhar no futuro; por isso, Gilead não precisa se preocupar com a quantidade de soldados interessados em lutar, pois serão forçados a fazê-lo.

+++LEIA MAIS: 4 cenas completamente perturbadoras de Handmaid's Tale [LISTA]


Gilead não liga para o povo

Ao contrário dos países com o qual faz fronteira, como México e Canadá, Gilead não tem grandes desejos de proteger a população ou conquistar eleitores, pois o regime não tem eleições democráticas. 

A República pode ser entendida como um retrato ficcional da Coreia do Norte, onde existe o mesmo contraste entre um exército forte e escassez de alimentos.

+++LEIA MAIS: A revolução está chegando! Nova temporada de Handmaid's Tale ganha primeiro trailer; assista


Ideologia extremista

O país foi fundado em ideais autoritários e teocráticos os quais ditam as mentes de quem está no poder; este é um dos maiores motivos de preocupação por parte dos outros países. Líderes do exterior vivem com medo das intenções de Gilead por conta do exército super-poderoso. 


Crise da Fertilidade

Com o mundo ficcional de The Handmaid’s Tale sofrendo com a Crise da Fertilidade, a maioria dos países tentam evitar guerras a todo custo e precisam de todos os cidadãos procriando para criar novas gerações. Gilead, no entanto, tem poder suficiente para causar uma “Terceira Guerra Mundial” com armas nucleares, e não hesitaria em fazê-lo. 

+++LEIA MAIS: Anitta compara futuro do Brasil com a série The Handmaid’s Tale e alfineta Bolsonaro: ‘Já já estamos assim’


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL


+++ SAIBA MAIS: 7 cenas icônicas de Friends no Central Perk; do 1º beijo de Rachel e Ross a Phoebe cantando 'Smelly Cat' [LISTA]

Com o especial de reunião de Friends em produção, o hype em volta da série tem retornado. Relembrando as dez temporadas, os melhores momentos de Rachel [Jennifer Aniston], Phoebe [Lisa Kudrow], Chandler [Mathew Perry], Joey [Matt Leblanc], Monica [Courteney Cox] e Ross [David Schwimmer] vêm à mente de qualquer fã em segundos - e olha que são muitos. 

Situada na cidade de Nova York, podemos afirmar que algumas das melhores cenas de Friendsaconteceram no famoso Central Perk, café fictício e aconchegante em que os personagens se encontravam para falar da vida - e que Rachel trabalhou como garçonete por algum tempo. 

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre o especial de Friends para HBO Max: filmagens, roteiro e mais

Enquanto o especial de reunião de Friends não chega, o site Screen Rant listou os 7 melhores momentos vividos pelos seis amigos no Central Perk. Confira: 

7. Piloto

Logo no primeiro episódio de Friends, os cinco amigos até então, estavam sentados no sofá favorito do Central Perk quando uma mulher vestida de noiva, completamente encharcada pela chuva, aparece. EraRachel fugindo do próprio casamento. 

A introdução de Rachel na turma de amigos é certamente um dos momentos mais icônicos da série. 


6. "Você é a minha lagosta"

Quando Rossdiz a Rachel "Você é minha lagosta", a mesma fica confusa e não gosta. Segundo teoria de Phoebe, todo mundo tem a sua "lagosta", ou seja, aquela pessoa por quem se apaixona e fica para sempre ao seu lado; a "alma gêmea". E Phoebedisse a Ross que Rachel era a sua lagosta. 

O momento é triste, porque Racheldiz a ele para aceitar o fato de que não são bons um para o outro. Felizmente, o episódio termina com eles (provisoriamente) de volta.

+++LEIA MAIS: Ator de Friends viveu ‘pesadelo’ depois do fim da série: divórcio e duas prisões


5. "Smelly Cat"

Quando Phoebe diz que vai cantar uma doce canção de ninar e começa a cantar "Smelly Cat", sobre o seu gato fedido, o público fica totalmente confuso. 

Durante a série, Phoebe apresenta a canção diversas vezes - o que a tornou um hit - mas, sua melhor performance acontece quando todos os amigos decidem acompanhá-la e cantam o refrão juntos. 


4. Flashback

Embora o episódio não envolva exatamente o Central Perk, ele se passa quando o local era originalmente um bar, cerca de um ano antes do início da série. Nele, Chandler está animado para saber mais sobre seu novo colega de quarto em potencial, Eric, até que o Sr. Heckles arruina seus planos e o força a aceitar morar com Joey


3. Chandler de óculos

Quando Chandleraparece todo animado no Central Perk com um novo par de óculos e pergunta a opinião dos amigos, eles se mostram confusos porque, aparentemente, presumem que Chandler sempre usara óculos (ou algo no rosto), o que o deixa bastante aborrecido.

+++LEIA MAIS: 7 motivos para acreditar que Rachel e Joey formavam o melhor casal de Friends [LISTA]


2. Princesa Consuela Banana Hammock

Phoebe resolve mudar o próprio nome para Princesa Consuela Banana Hammock. Ao saber da alteração, seu marido, Mike Hannigan[Paul Rudd], também decide mudar o prório nome para Crap Bag. No entanto, a ideia não se sustenta até o final do episódio e Phoebe decide mudar para Phoebe Buffay-Hannigan


1. Primeiro beijo de Rachel e Ross

Um dos momentos mais esperados do início da segunda temporada da série aconteceu no Central Perk: o primeiro beijo de Rachel e Ross, finalmente.

O Paleontólogo vai encontrá-la tarde da noite após o expediente - na época, Rachel trabalhava como garçonete no café - e acabam discutindo. Ele sai bufando do local, mas se arrepende e retorna. Então, para a alegria dos fãs, se beijam.