Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 animações da Pixar para fazer você chorar: de Luca a Up - Altas Aventuras [LISTA]

Animações da Pixar revolucionaram o segmento de filmes em 1995 e criaram histórias para emocionar qualquer um

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/07/2021, às 18h15 - Atualizado às 19h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luca (Foto: Divulgação/Disney+) / Divertida Mente (Foto: Divulgação/Estúdios Disney/Pixar)
Luca (Foto: Divulgação/Disney+) / Divertida Mente (Foto: Divulgação/Estúdios Disney/Pixar)

A Pixar é um dos maiores estúdios de animação da atualidade. Desde a estreia em 1995 com Toy Story — o primeiro longa-metragem animado por computador —, construíram uma trajetória incrível com histórias muito queridas pelo público.

É comum passar por diversas emoções em apenas um filme da Pixar: tristeza, felicidade, raiva, realização, entre outras. Acompanhamos amizades e vínculos inquebráveis, como em Luca (2021), e uma jornada dentro da mente humana em Divertida Mente (2015). Pensando nisso, listamos cinco animações que arrancam lágrimas do público. Confira:

+++LEIA MAIS: Além de Luca: 5 amizades incríveis da Pixar [LISTA]


Luca (2021)

A animação mais recente da Pixar acompanha Luca (Jacob Tremblay) e Alberto (Jack Dylan Grazer), dois meninos italianos os quais escondem uma identidade secreta: são monstros marinhos e vêm de um outro mundo abaixo da superfície da água.

A dupla passa por momentos de muita diversão e aventura na pequena cidade de Porto Rosso, na Itália. O aspecto comovente do filme é, no entanto, a amizade entre os dois. Luca e Alberto precisam aprender a se apoiar em um mundo que não os aceita e desenvolvem um vínculo fortíssimo até as cenas finais.

+++LEIA MAIS: 5 lições que Luca, animação da Pixar, nos ensinou [LISTA]


Viva: A Vida É Uma Festa (2017)

Viva: A Vida É Uma Festa foi a primeira animação da Pixar situada no México e tira inspiração do feriado do Dia dos Mortos. Miguel (Anthony Gonzalez) tem 12 anos e seu maior desejo é ser um músico famoso, mas a família desaprova o sonho.

Miguel, então, passa por uma aventura em um mundo espiritual, onde aprende sobre questões da memória de um povo. O filme pode arrancar lágrimas, pois trata da importância do contato com as heranças familiares e o significado de dar valor às tradições.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 motivos para assistir Soul, indicado a Melhor Animação [LISTA]


Up - Altas Aventuras (2009)

Uma das animações clássicas da Pixar,Up - Altas Aventuras é favorita do público. Conta a história de Carl Fredricksen (Ed Asner), um senhor de 78 anos vendedor de balões. Após a morte da esposa Ellie (Elizabeth Docter), Carl se encontra prestes a perder a casa onde morava com ela, e decide fazer a residência voar com a ajuda de balões.

A intenção era viajar até uma floresta na América do Sul a qual Ellie sempre quis visitar. Ao longo da jornada, Carl encontra amizade com o pequeno escoteiro, Russell (Jordan Nagai). É uma jornada incrível que partiu da motivação comovente de realizar um último desejo da esposa.

+++LEIA MAIS: Todos os filmes da Pixar, do pior ao melhor, segundo site


Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020)

No longa indicado ao Oscar 2021, os irmãos elfos Ian (Tom Holland) e Barley (Chris Pratt) recebem um cajado de bruxo do pai falecido capaz de trazê-lo de volta. Então, partem em uma jornada para executar o feitiço e passar mais um dia com a família reunida. Dois Irmãos tem uma reflexão incrível sobre a natureza humana e o luto. 


Divertida Mente (2015)

Talvez uma das animações mais ambiciosas do repertório da Pixar,Divertida Mente acompanha os sentimentos que habitam dentro da sala de controle do cérebro de Riley, de 11 anos. O longa autêntico e complexo foi feito com ajuda do psicólogo Paul Ekman para entender a ciência das emoções e como personificá-las.

+++LEIA MAIS: 6 curtas emocionantes da Pixar para assistir no Disney +

Durante o filme, Riley passa por diversas mudanças em seu ambiente e na vida familiar, e as emoções — Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo, entre outras — precisam aprender a lidar com as disrupções. A história traz diversos aprendizados sobre despedidas, mudanças e como sentimentos devem ser valorizados.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL