Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre Ace Frehley, ex-guitarrista do Kiss: de audição para a banda a carreira no cinema [LISTA]

Considerado um dos maiores guitarristas do metal, o músico faz aniversário nesta terça, 27 de abril

Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 27/04/2021, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ace Frehley toca com Kiss em Nova York, 2002 (Foto: George De Sota / Getty Images)
Ace Frehley toca com Kiss em Nova York, 2002 (Foto: George De Sota / Getty Images)

Paul Daniel Frehley, mais conhecido como Ace Frehley, é músico, compositor e foi o guitarrista original da banda Kiss, ao lado do vocalista PaulStanley, Gene Simmons e Peter Criss. Nasceu em Nova York, EUA, e, nesta terça, 27 de abril, completa 70 anos. 

Frehley, ou Spaceman, usava uma maquiagem a qual representava um alienígena com duas estrelas prateadas. O músico construiu uma grande carreira ao longo dos anos, e foi classificado como o 14° melhor guitarrista de metal de todos os tempos, segundo a revista Guitar World

+++ LEIA MAIS: Kiss pode ganhar cinebiografia pela Netflix; saiba mais sobre Shout It Out Loud

Para comemorar o aniversário de Ace Frehley, confira cinco curiosidades sobre a vida e carreira do astro:


Autodidata

Ace Frehley começou a tocar guitarra aos 13 anos, porém, o músico nunca teve aulas, e aprendeu enquanto observava grandes artistas. “Quase todos os dias, alguém vem até mim e diz: 'Se não fosse por você, eu nunca teria pegado uma guitarra. Me sinto culpado porque nunca tive aula. Digo: 'Você está idolatrando um idiota.' [Risos] Eu nem sei o que estou tocando na metade do tempo. Não consigo verbalizar - só sai dos alto-falantes,” disse Frehley em coletiva. 

+++ LEIA MAIS: Ex-guitarrista do Kiss, Ace Frehley apoia Trump: 'O líder mais forte que temos'


Carreira no cinema 

Frehley fez parte de alguns filmes sobre o Kiss, mas provou o talento na atuação ao dar vida a Johnny no filme policial Remedy(2005). O guitarrista teve VincentPastore e FrankVincent como colegas de elenco e contribuiu para a trilha sonora da produção.


Versão de sucesso 

A música escrita por RussBallard, “New York Groove”, foi gravada pelo grupo Hello. No entanto, após três anos, em 1978, Ace Frehley decidiu ter a própria versão do single, a qual se tornou o maior sucesso dos discos solo dos integrantes do Kiss. A canção chegou a 13ª posição na parada Hot 100 da Billboard

+++ LEIA MAIS: Paul Stanley diz que não há motivo para o Kiss fazer músicas novas: 'Fãs querem as antigas'


O guitarrista quase morreu em um show

O guitarrista quase morreu eletrocutado durante um show no Civic Center em Lakeland, EUA, em dezembro de 1976. Logo após terem tocado "Detroit Rock City,” ele agarrou uma grade de metal, a qual foi responsável por causar um circuito elétrico com a guitarra. Quando conseguiu sair, caiu a alguns metros de distância do local, mas não conseguiu sentir as mãos. "Minha vida passou diante dos meus olhos,” disse Frehley ao LakelandLedger.


Sem talento para a moda

Durante a audição para se tornar um integrante do Kiss, o músico usou um tênis vermelho e outro laranja. A escolha da roupa causou espanto em SimmonsStanley, mas não o impediu de ser contratado, pois o talento com a guitarra era muito mais surpreendente. "Eu não estava preocupado", disse Frehley ao UCR. "Achei que parecia legal [os tênis]."

+++ LEIA MAIS: Como Kiss escolheu o nome para a banda? Paul Stanley responde


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL