Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre Bob Marley: futebol, atentado e mais [LISTA]

Lenda do reggae morreu há 40 anos, em 11 de maio de 1981

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/05/2021, às 17h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Marley (Foto: Reprodução / Multishow)
Bob Marley (Foto: Reprodução / Multishow)

Bob Marley é um dos artistas de reggae mais famosos da história, com mais de 75 milhões de discos vendidos. Além disso, serviu como grande símbolo para o movimento religioso Rastafári e para o país de origem, a Jamaica. 

A morte do artista completou 40 anos em 11 de maio de 2021. Pensando nisso, separamos cinco curiosidades sobre a lenda do reggae para relembrar sua vida:

+++LEIA MAIS: Vídeo: Clássico de Bob Marley, ‘Redemption Song’ ganha clipe animado surreal

Família

Bob Marley era filho de Norval Sinclair Marley, homem branco e capitão do exército inglês, e de Cedella Booker, jamaicana pobre e negra. O casamento dos dois estava marcado para julho de 1944, mas Norval abandonou Cedella grávida e voltou para a Inglaterra. 

Mais tarde, a mãe de Marley se casou com Toddy Livingstone, e Bob se tornou muito amigo do filho dele, Bunny. Assim foi o começo do artista na música: ele e o irmão postiço criavam guitarras feitas de lata e tentavam tocar as músicas vindas dos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: As 50 melhores músicas de Bob Marley


Atentado

Em 1976, Bob retornou ao país de origem para uma performance gratuita no evento “Smile Jamaica.” Ele e a esposa, Rita Marley, e o empresário Don Taylor foram baleados enquanto ensaiavam. As motivações para o atentado não são claras até hoje, e o artista realizou o show mesmo depois do ocorrido. 


Futebol

Bob Marley não escondia a paixão pelo futebol, especialmente o brasileiro. Em 1980, visitou o Rio de Janeiro e participou de um jogo com artistas como Chico Buarque, Toquinho e Moraes Moreira.

+++LEIA MAIS: Maroon 5 faz cover de “Three Little Birds”, de Bob Marley; assista ao clipe

Chico Buarque e Bob Marley no Rio de Janeiro
em 1980


Paternidade

O artista foi pai de 11 filhos e adotou duas enteadas. Como relatou Rita Marley em sua biografia, No Woman No Cry: Minha vida com Bob Marley (2004), o casal teve apenas quatro filhos, mas Bob teve diversos casos de infidelidade. Teve cerca de 100 processos de requerimento de paternidade, sete deles foram confirmados.


Câncer

Durante uma partida de futebol em 1977, Bob machucou o dedão do pé. Depois de algum tempo, foi diagnosticado com um câncer de pele na região. Os médicos sugeriram a amputação do dedo, mas o artista recusou por causa das crenças rastafáris. 

+++LEIA MAIS:Exodus, disco de Bob Marley & The Wailers, ganhará edição especial para comemorar seus 40 anos

O câncer se espalhou para outros órgãos e chegou ao cérebro e Bob se converteu ao cristianismo para tentar tratamentos convencionais. Em 11 de março de 1981, o cantor morreu aos 36 anos de idade.


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL