Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre Grease - Nos Tempos da Brilhantina: idade dos atores, chicletes e mais [LISTA]

Há exatos 43 anos, o clássico estreou nos cinemas norte-americanos para eternizar o casal Sandy (Olivia Newton-John) e Danny (John Travolta)

Camilla Millan Publicado em 16/06/2021, às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grease (Foto: Divulgação / Paramount)
Grease (Foto: Divulgação / Paramount)

Quando se fala em musical clássico com trama colegial e muita dança, Grease: Nos Tempos da Brilhantina é um dos primeiros a vir à mente. O filme lançado em 1978 e estrelado por John Travolta e Olivia Newton-John é um romance adolescente emblemático, lembrado até a atualidade como uma grande obra de Hollywood.

Baseado no musical de 1971, o filme dirigido por Randal Kleiser conquistou diversos fãs ao redor do mundo. A produção alcançou marcas notáveis, como uma bilheteria de quase 400 milhões de dólares e um legado inestimável para a indústria cinematográfica.

+++LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre Grease 2, sequência que decepcionou fãs: de enredo a fracasso de bilheteria [LISTA]

Apesar de ter sido um sucesso na época, a trama também é alvo de críticas na atualidade. Pela falta de representatividade, cenas sexistas e homofóbicas, diversos perfis nas redes sociais pediram que Grease fosse banido da televisão do Reino Unido, por exemplo.

Grease - Nos Tempos da Brilhantina estreou há exatos 43 anos, em 16 de junho de 1978. Para marcar a data, a Rolling Stone Brasil listou 5 curiosidades sobre o filme estrelado por Travolta e Newton-John:

+++LEIA MAIS: John Travolta e Olivia Newton-John revivem papéis de Grease pela primeira vez em 41 anos

Idade dos astros

O filme se passa no ensino médio, com jovens que estão prestes a se formar. O elenco de Grease, contudo, tinha uma grande diferença de idade quando comparado aos personagens da história.

John Travolta (Danny) tinha 24 anos na época, enquanto Olivia Newton-John (Sandy) tinha 29. Stockard Channing, atriz de Rizzo, completou 34 anos antes de o filme ser lançado enquanto Jamie Donnelly, a Jan, tinha 30.

+++LEIA MAIS: 6 cenas de dança inesquecíveis do cinema: de As Branquelas a Dirty Dancing [LISTA]


Premiações

Apesar de ser considerado um marco dos musicais Hollywoodianos, Grease só recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria Melhor Canção Original pela música "Hopelessly Devoted to You". O longa, contudo, não ganhou o prêmio.

Quando se trata do Globo de Ouro, Grease foi indicado a mais categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (John Travolta), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Olivia Newton-John) e Melhor Canção Original ("Grease" e "You're the One that I Want").

+++ LEIA MAIS: John Travolta dança tango como nos tempos de Grease no clipe de Pitbull [VÍDEO]


Chicletes

Uma das grandes marcas do filme a atitude debochada de vários personagens, muitas vezes representados mascando chicletes. Nesse caso, a característica não foi atuação. Segundo o Na Telinha, a produção disponibilizou 100 mil chicletes para o elenco durante as filmagens.


Bilheteria

Pelo enorme sucesso nos cinemas, Grease alcançou a marca de maior bilheteria de filme musical do século XX. Foram US$ 396 milhões arrecadados contra apenas US$ 6 milhões de orçamento.

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Michael J. Fox: de ativismo a De Volta para o Futuro [LISTA]


Acordo com a Pepsi

O produtor Allan Carr fez um acordo promocional com a Pepsi, mas o responsável pela decoração do filme não sabia disso. Assim, diversas filmagens foram feitas com propagandas da Coca-Cola ao fundo, o que levou os produtores a borrarem as imagens. 

Mesmo assim, um cooler dentro da lanchonete do filme não pôde ser borrado porque a tecnologia da época não possibilitava. Segundo o diretor Randal Kleiser (via site Claudia), a Pepsi nunca reclamou.

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, clássico da ação que completa 40 anos [LISTA]


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL