Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre Lauryn Hill, lenda do rap: papel em novela, Grammys e mais [LISTA]

Importante nome do hip hop, Lauryn Hill completa 46 anos nesta quarta, 26 de maio

Camilla Millan Publicado em 26/05/2021, às 12h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lauryn Hill (Foto: Ian Gavan/Getty Images)
Lauryn Hill (Foto: Ian Gavan/Getty Images)

Cantora, compositora e atriz, Lauryn Hill ficou conhecida mundialmente por lançar importantes discos para o rap mundial. Os trabalhos da artista, influenciados por soul, hip-hop, rap e r&b, se tornaram grandes inspirações para novas gerações da música, como The Black Eyed Peas e Dua Lipa.

Desde criança, Lauryn Hill se dedicou à carreira artística. A estrela estudou música e teatro, participando de filmes e novelas. Foi com o grupo The Fugees, entretanto, que a cantora alcançou popularidade internacional. 

+++LEIA MAIS: Lauryn Hill é a primeira rapper a receber certificado de diamante

Ao lado de Wyclef Jean e Pras Michel, o grupo dialogava r&b e hip hop com reggae, e foi um dos mais populares na década de 1990, principalmente devido ao disco icônico The Score (1996) e às música "Killing Me Softly" e "Ready or Not".

The Fugees acabou devido aos diversos atritos entre os integrantes, mas a cantora continuou a carreira solo. Em 1998, lançou o icônico The Miseducation of Lauryn Hill, com as faixas inesquecíveis ''Doo Wop (That Thing)'', “Ex-Factor”, e mais. O disco com mensagens de amor, representatividade e militância foi um sucesso, e contribuiu para o legado inestimável da artista para o gênero hip-hop e r&b.

+++LEIA MAIS: 25 anos de The Score, disco icônico dos The Fugees

The Miseducation of Lauryn Hill foi o último álbum de estúdio da cantora, seguido pelo ao vivo MTV Unplugged 2.0. Repleta de desilusões e decepções com a indústria da música, a artista se afastou da indústria e não lançou mais discos. Há alguns anos, Hill, que já era uma referência na moda, ficou responsável pela campanha outono/inverno 2018 da Woolrich - e mostrou, mais uma vez, o talento e versatilidade.

Nesta quarta, 26, Lauryn Hill completa 46 anos, e é considerada uma lenda do rap internacional. Para marcar a data, a Rolling Stone Brasil listou 5 curiosidades sobre a cantora icônica; confira:

+++LEIA MAIS: Por que Lauryn Hill não lançou nenhum álbum após Miseducation?

Primeira apresentação de Lauryn Hill

Apesar do sucesso com o grupo The Fugees e o disco solo The Miseducation of Lauryn Hill, o início da carreira não foi fácil. Com apenas 13, a cantora estreou nos palcos do famoso Teatro Apollo durante uma competição. A jovem cantou “Who’s Loving You Now”, de Smokey Robinson, mas foi vaiada durante toda a apresentação. 


Papel em novela

Antes de fazer sucesso na indústria musical, Lauryn Hill participou de As the World Turns, telenovela norte-americana transmitida pela CBS. A cantora interpretou Kira Johnson em 1991. Anos depois, Hill fez a grande estreia nas telonas em Mudança de Hábito, filme icônico protagonizado por Whoopi Goldberg.

+++LEIA MAIS: Após ganhar o Oscar, Whoopi Goldberg pagou jantar para atrizes concorrentes


Recordes do Grammy

Com The Miseducation of Lauryn Hill, a artista fez história. Além de ocupar o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e quebrar recorde de vendas por uma artista feminina na época, Lauryn Hill superou marcas no Grammy.

O disco foi indicado a 10 prêmios do Grammy 1999, tornando-se a primeira mulher com essa quantidade de nomeações. Na cerimônia, a cantora ganhou “Melhor Artista Estreante”, “Melhor faixa de R&B”, “Melhor Vocal Feminino em uma gravação R&b”,  “Melhor Álbum R&B” e “Álbum do Ano” - primeira vez que o prêmio foi destinado a um trabalho de hip hop. 

+++LEIA MAIS: Beyoncé bate recorde no Grammy 2021 e tem mais prêmios do que qualquer artista

Além disso, com cinco prêmios recebidos no Grammy, Lauryn Hill se tornou a primeira mulher a ganhar esse número de categorias em apenas uma noite da cerimônia.


Prisão

Em 2012, Lauryn Hill confessou ser culpada por não declarar US$ 1,8 milhão em impostos de 2005 a 2007. O advogado da cantora disse que o dinheiro seria restituído, mas em 2013 apenas uma pequena parte do valor havia sido paga de volta. Em 6 de maio de 2013, a artista foi condenada a três meses de prisão, três meses de prisão domiciliar e, no total, um ano de liberdade condicional. 

+++LEIA MAIS: Lauryn Hill faz poderoso cover de “Feeling Good”, de Nina Simone

Entre 8 de julho e 4 de outubro de 2013, Hill ficou presa na Prisão Federal de baixa segurança localizada em Danbury, nos Estados Unidos.


Não gosta de ser chamada pelo primeiro nome

Segundo o site Sowetan Live, a artista não gosta de ser chamada pelo primeiro nome. Em 2011, no Sundance Festival, a equipe da cantora deu instruções para a produção se dirigir a ela como Ms Hill

+++LEIA MAIS: MTV Unplugged: os 15 melhores shows acústicos da série norte-americana


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL