Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre Milk and Honey, o último disco de inéditas de John Lennon

Lançado há 37 anos, álbum foi o último de John Lennon e Yoko Ono

Amanda Marques | @tropicanasounds Publicado em 09/01/2021, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de Milk and Honey, com Yoko Ono e John Lennon (Foto: Reprodução)
Capa de Milk and Honey, com Yoko Ono e John Lennon (Foto: Reprodução)

No dia 8 de dezembro de 1980 o mundo perdia um dos nomes mais influentes da música: John Lennon foi assassinado pelo ‘fã’ Mark David Chapman após retornar de um estúdio de gravação com Yoko Ono. Quatro anos após a morte de Lennon, Yoko lançou Milk and Honey, último disco de inéditas do ex-Beatle.

No aniversário de 37 anos do lançamento do álbum a Rolling Stone Brasil selecionou cinco curiosidades sobre Milk and Honey. Confira:

+++LEIA MAIS: Quando John Lennon e Yoko Ono ficaram sem roupa - e como isso mudou a história da Rolling Stone

Nome do disco

Milk and Honey foi um nome escolhido por Yoko Ono antes da morte de John, e referia-se à jornada do casal para os Estados Unidos - “a terra do leite e mel”. Ono também afirmou que, de acordo com a Bíblia, a terra do leite e mel é para onde as pessoas vão depois que morrem: “É uma terra prometida. É estranho que eu tenha pensado nesse título, quase assustador - como se alguém lá em cima tivesse me dito para nomear o disco Milk and Honey”.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Capa

A capa do disco é uma fotografia quase idêntica à presente em Double Fantasy, porém colorida. A ideia original era utilizar 200 fotos do casal em formato de coração, mas o conceito foi abandonado.

+++LEIA MAIS: Há 54 anos, John Lennon conheceu Yoko Ono - relembre primeiro encontro do casal

Parcialmente gravado com Double Fantasy

Em sessões de gravação do disco Double Fantasy (1980), John Lennon e Yoko Ono produziram cerca de 22 músicas. Três anos após a morte de Lennon, Yoko voltou-se para o projeto, lançando o material como um novo disco. As músicas de John foram gravadas à época de Double Fantasy, enquanto Yoko trabalhou em novas músicas para Milk and Honey em 1983.

Lançamento

À época do lançamento do disco, em janeiro de 1984, Milk and Honey foi o primeiro álbum de qualquer um dos Beatles a ter sido lançado em CD (disco compacto).

+++LEIA MAIS: Qual álbum clássico irritava John Lennon?

Relançamento

Em 2001, Yoko supervisionou a remasterização do disco para o relançamento, adicionando três faixas bônus: versões caseiras de “I’m Stepping Out” e “I’m Moving On”, e “Every Man Has a Woman Who Loves Him”, com apenas os vocais de John Lennon. O relançamento do disco também conta com 22 minutos da última entrevista concedida por John, horas antes do assassinato.


+++ CYNTHIA LUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL