Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre o escudo do Capitão América: do que é feito, quem usou e mais [LISTA]

O escudo do Capitão América é uma dos objetos mais icônicos do MCU, assim como o martelo de Thor e a armadura do Homem de Ferro

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/06/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chris Evans como Capitão América (Foto: Reprodução)
Chris Evans como Capitão América (Foto: Reprodução)

O escudo do Capitão América (Chris Evans) é um elemento tão importante no MCU quanto o martelo do Thor (Chris Hemsworth) ou a armadura do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). Esteve presente em diversos filmes e muitas vezes foi usado por vários heróis.

No entanto, nem sempre ficou claro como ele funciona. Por isso, o Screen Rant separou cinco curiosidades sobre o escudo do Capitão América que ajudam a entender mais a importância desse objeto no universo Marvel. Confira:

+++ LEIA MAIS: Mais prequels no MCU? Kevin Feige fala sobre os planos da Marvel Studios


Do que é feito o escudo?

No MCU, o escudo é feito de vibranium, um material incrivelmente raro e poderoso vindo de Wakanda. O país escondeu a montanha de vibranium do resto do mundo, mas os EUA encontraram o suficiente para criar o escudo. Esse material também está presente nos trajes dos Panteras Negra e em nas invenções de alta tecnologia daquele povo.


Quantos escudos diferentes são usados no MCU?

No MCU são mostrados quatro escudos ao todo. O primeiro utilizado enquanto Steve estava na guerra; o segundo, mais tradicional, aparece em quase todos os outros filmes até ser substituído por um retrátil que o Capitão ganha em Wakanda. No entanto, Tony também faz um novo escudo, o qual nunca foi utilizado.

+++ LEIA MAIS: 5 heróis da Marvel que Harry Potter derrotaria: Homem-Aranha, Capitão América e mais [LISTA]


Quais personagens usam o escudo?

Ao contrário do martelo de Thor, qualquer um pode pegar o escudo do Capitão América, só precisam saber como utilizá-lo. Antes de ser um aliado, o Soldado Invernal (Sebastian Stan) o utiliza contra Steve. O Homem-Aranha (Tom Holland) também é capaz de roubá-lo em Guerra Civil (2016), apesar de não usá-lo por muito tempo. 

Por outro lado, Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) o usam para se proteger antes de devolvê-lo a Steve. No final das contas, quem fica com ele é Sam (Anthony Mackie), depois do governo dos EUA passá-lo para John Walker (Wyatt Russel).

+++ LEIA MAIS: Por que Owen Wilson ficou frustrado com personagem em Loki?


Como o escudo do Capitão América volta para ele?

O fato do escudo sempre voltar para o Capitão quando bate em algo não se deve a nenhum dispositivo magnético ou algo parecido. É simplesmente por conta do treinamento de Steve e o soro de super soldado, o qual melhorou os reflexos dele. Por isso, dominou o uso do objeto a ponto de sempre conseguir pegá-lo sem praticamente nenhum esforço.


Quem criou o escudo?

De acordo com os quadrinhos, Howard Stark, o pai de Tony Stark, é o criador do escudo. Apesar disso não ser muito explorado no MCU, em Homem de Ferro(2008) é possível ver uma réplica de parte do objeto na oficina de Tony. Claro, uma grande equipe trabalhou na criação do escudo, mas Howard foi o mentor. 

+++ LEIA MAIS: As Joias do Infinito têm valor na Fase 4 do MCU? Teoria diz que sim


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL