Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Taxi Driver: 5 curiosidades sobre filme; de cena improvisada a Robert De Niro como motorista [LISTA]

Taxi Driver, clássico de Martin Scorsese, foi indicado a quatro categorias do Oscar

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/05/2021, às 12h00 - Atualizado em 01/02/2022, às 20h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert De Niro como Travis Bickle em Taxi Driver (Foto: Divulgação)
Robert De Niro como Travis Bickle em Taxi Driver (Foto: Divulgação)

Martin Scorsese, Robert De Niro e Jodie Foster conseguiram marcar uma geração com o clássico Taxi Driver - Motorista de Táxi (1976). Indicado a quatro categorias do Oscar, o filme lançou grandes estrelas na indústria cinematográfica e ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976. 

A produção conta a história de Travis Bickle, solitário veterano da Guerra do Vietnã quem vive em Nova York, EUA, e decide ajudar uma menor de idade explorada na prostituição a fugir de um cafetão. 

+++ LEIA MAIS: As melhores frases de Taxi Driver que combinam com a quarentena: ‘vou me organizar melhor qualquer dia desses’

Com umas das cenas mais marcantes do cinema, na qual De Niro repete em frente ao espelho: “You talkin’ to me?” (Em tradução livre: "Você está falando comigo?"), o filme conseguiu se consagrar com uma obra cult e completou 45 anos em 2021. 

Confira cinco curiosidades sobre Taxi Driver - de cena improvisada a De Niro como motorista:

+++ LEIA MAIS: Robert De Niro compara Donald Trump a personagem de Taxi Driver

Taxi Driver: Robert De Niro dirigiu um táxi por dias em Nova York

Robert De Niro como Travis Bickle em Taxi Driver (Foto: Divulgação)
Robert De Niro como Travis Bickle em Taxi Driver (Foto: Divulgação)

Para conseguir uma interpretação mais realista de Travis Bickle, De Niro realmente sentiu na pele como era ser um motorista de táxi na grande cidade de Nova York, EUA. Dirigiu por 15 horas diárias por quase um mês para entender literalmente todos os desafios da profissão. Contudo, mesmo sendo famoso na época - o ator acabara de levar um Oscarpor O Poderoso Chefão Parte II - apenas um passageiro o reconheceu, um jovem aspirante a ator.


Taxi Driver: Cenas explícitas de Jodie Foster foram gravadas pela irmã

Com muitos elogios da crítica e público, Taxi Driver também reuniu muitas polêmicas pelas cenas de Jodie Foster, quem representou uma prostituta quando tinha apenas 12 anos. Seria ilegal a atriz, menor de idade na época, filmar takes explicítos que mostrassem o corpo. Como solução, a irmã de Foster, Connie Foster, quem tinha 19 anos e se parecia muito com ela, serviu como dublê para as cenas mais adultas da atriz. 

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes de Martin Scorsese [LISTA]


Taxi Driver: Compositor morreu horas após ter finalizado a trilha sonora

Bernard Herrmann foi um grande compositor, e teve músicas nas trilhas sonoras de Cidadão Kane (1941) e em filmes de Quentin Tarantino e Alfred Hitchcock. Escreveu as partituras das músicas de Taxi Driver e conduziu as sessões de gravação, as quais terminaram no dia 23 de dezembro de 1974. Porém, Herrmann morreu logo após o encerramento das gravações, na madrugada do dia 24 em um hotel. 


Cores do sangue mudaram a classificação do filme

É possível observar como a cena do tiroteio final é muito mais “apagada” se comparada às cores do restante do filme, mas isso tem uma explicação. Martin Scorsese precisou tirar a saturação da última sequência para evitar o aumento da classificação do filme. Era como se as cores vivas deixassem o sangue mais impactante, tornando o filme mais violento. 

+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese cobra governo brasileiro para salvar Cinemateca: ‘Artes são necessidade’


Taxi Driver: Cena mais marcante do filme foi improvisada

Robert De Niro como Travis Bickle em Taxi Driver (Foto: Divulgação)
Robert De Niro como Travis Bickle em Taxi Driver (Foto: Divulgação)

Taxi Driver tem cenas fortes e violentas, mas, provavelmente, a mais marcante é quando Travis Bickle (Robert De Niro) para em frente ao espelho com o revólver e repete: “You talkin’ to me?” (Em tradução livre: "Você está falando comigo?").

No entanto, a frase não estava no roteiro, o qual apenas pedia para Travis se olhar no espelho. O momento foi totalmente improvisado por Robert De Niro, e, por acaso, se tornou o mais icônico do filme. 

+++ LEIA MAIS: Anthony Hopkins e Jodie Foster celebram 30 anos de O Silêncio dos Inocentes em live