Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 elementos que são exatamente iguais em todos filmes do MCU [LISTA]

Marvel utiliza a conhecida 'Fórmula Marvel' para conectar os longas

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 20/05/2021, às 13h07 - Atualizado às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de Os Vingadores (Foto: Reprodução/Marvel)
Pôster de Os Vingadores (Foto: Reprodução/Marvel)

O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo com os filmes conectados uns aos outros. No entanto, as produções repetem diversas fórmulas, deixando os longas com momentos bastante similares.

Conhecida como "Fórmula Marvel," esse estilo conta com alguns ingredientes, como forte uso de comédia e mistura entre realidade e fantasia. O Screen Rant separou elementos exatamente iguais em todos filmes do MCU. Veja cinco abaixo:

+++LEIA MAIS: Anthony Mackie não acreditava no potencial do MCU no Disney+


Troca de insultos

O MCU é conhecido pelas falas rápidas dos personagens,  assim como vê-los trocando insultos. Isso começou em Homem de Ferro (2008), com os comentários sarcásticos entre Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e Tony Stark (Robert Downey Jr.). Esse tipo de interação pode ser visto em Guardiões da Galáxia (2014) e Vingadores: Guerra Infinita (2018).


Entrada triunfante do protagonista

É comum ver os heróis passando por perrengues, mas o protagonista normalmente faz uma grande entrada para virar o jogo. Esse tipo de cena teve bastante destaque em Guerra Infinita, no qual Thor (Chris Hemsworth) teve uma entrada triunfal na batalha de Wakanda e quase derrotou Thanos (Josh Brolin).

+++LEIA MAIS: Como era o contrato de Elizabeth Olsen no MCU? Estrela de WandaVision explica


Momento dramático interrompido por piada

Seja no meio do filme ou perto do clímax, uma cena traz bastante intensidade - e os espectadores ficam na expectativa de um momento de impacto. Porém, algum personagem faz uma piada do nada e quebra a tensão, como quando Tony Stark fala para Loki (Tom Hiddleston) que o cetro tem "problemas de desempenho" em Os Vingadores (2012)


Ganchos

Normalmente, a reta final dos filmes do MCU contam com ganchos responsáveis por dar um vislumbre do futuro do universo. Mesmo pequenos, resultam em grande impacto nos fãs, segundo Screen Rant.

+++LEIA MAIS: Mickey Rourke, de Homem de Ferro 2, classifica filmes da Marvel como 'm*rda'


Reviravolta perto do clímax

Os filmes são bastante diretos, com enredos compreendidos desde o início. Porém, acontecem reviravoltas perto do clímax. Como, por exemplo, um conflito muda de contexto e os personagens recebem um novo incentivo para lutar.


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONT NEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL


+++MAIS SOBRE CINEMA: Além da Marvel: 5 filmes incríveis para conhecer a carreira de Anthony Mackie [LISTA]

Anthony Mackie foi introduzido como Sam Wilson, o Falcão, em Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014). Desde então, tornou-se um personagem regular no Universo Cinematográfico Marvel e, mais recentemente, ganhou enorme destaque na nova série da franquia Falcão e o Soldado Invernal (2020), disponível no Disney+.

Fora do MCU, no entanto, Mackie atuou como personagens perturbados, figuras históricas e participou de diversas produções indicadas ao Oscar. Separamos cinco destaques para conhecer a trajetória do ator além dos filmes da Marvel:

+++LEIA MAIS: Por que Anthony Mackie inicialmente não gostou de interpretar Capitão América?


Até o Fim (2016)

Não é fácil reproduzir alguém real. Em Até o Fim, filme da HBO, Mackie viveu o ativista e líder do movimento dos Direitos Civis dos anos 1960 Martin Luther King Jr. O protagonista era Bryan Cranston, quem interpretou o presidente dos EUA na época, Lyndon B. Johnson.

A trama acompanha o primeiro ano do mandato de Johnson, quando os dois personagens trabalharam juntos para passar a Lei dos Direitos Civis com interesses opostos. O longa é uma adaptação de uma peça de mesmo nome, na qual Cranston também atuou como Johnson e venceu o Tony Award pelo papel.

+++LEIA MAIS: Qual hobby curioso Anthony Mackie praticava nos sets de Guerra Infinita e Ultimato?


8 Mile - Rua das Ilusões (2002)

Filme que lançou a música “Lose Yourself” e introduziu Eminem como ator, 8 Mile retrata uma cidade majoritariamente negra, mas racista e pobre, em Michigan (EUA). Jimmy “B-Rabbit” (Eminem) é um jovem rapper branco com o sonho de fazer sucesso na música.

Mackie interpretou Clarence "Papa Doc,” rival de Rabbit nas batalhas de rap. Em entrevista ao The Hot Ones, contou como o poeta britânico Shakespeare o inspirou na hora de dar vida às letras: “Ajudou muito, no sentido de conseguir entender a cadência, o verso, a métrica, e colocar essas palavras em rimas e em forma.”

+++LEIA MAIS: Como Shakespeare ajudou Anthony Mackie no filme 8 Mile - Rua das Ilusões?


Guerra ao Terror (2008)

Guerra ao Terror juntou dois Vingadores em uma produção vencedora de Melhor Filme no Oscar 2010: Anthony Mackie e Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro. Os dois fizeram parte de uma equipe do exército na Guerra do Iraque como William James e JT Sanborn, respectivamente.

O longa ganhou muito reconhecimento, também por causa da cineasta Kathryn Bigelow, primeira mulher a vencer um Oscar de Melhor Direção.

+++LEIA MAIS: Anthony Mackie acha Sebastian Stan 'a pessoa mais chata do planeta'; entenda


O Banqueiro (2020)

O filme é baseado em fatos e conta a história de dois dos primeiros banqueiros negros dos Estados Unidos. A vida no Texas na década de 1960 não está fácil para os empresários negros Joe Morris (SamuelL. Jackson) e Bernard Garrett (Anthony Mackie).

Então, os dois elaboram um plano para enganar a elite racista da época: contratam e treinam Matt Steiner (Nicholas Hoult), homem branco, para se passar por chefe deles, enquanto fingem que são zelador e motorista. Tornam-se dois dos proprietários de imóveis mais ricos e bem-sucedidos do país.

+++LEIA MAIS: Anthony Mackie, de Falcão e o Soldado Invernal, pediu história de amor com Viúva Negra várias vezes


O Ódio que Você Semeia (2018)

Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma estudante de Ensino Médio negra quem presencia o assassinato do melhor amigo pela polícia. Depois, precisa testemunhar no tribunal afogada nas pressões e chantagens de pessoas tentando influenciar a verdade. 

Anthony Mackie interpreta King, líder do tráfico local, em uma produção que dialoga diretamente com a comunidade negra dos EUA e a luta contra violência policial e racismo no país.

+++LEIA MAIS: Como Sebastian Stan e Anthony Mackie contribuíram para cena final do Capitão América no MCU?