5 filmes baseados em livros que você (provavelmente) não sabia [LISTA]

Sucessos como Harry Potter ou Romeu e Julieta não são os únicos a ganharem versões cinematográficas

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 30/04/2021, às 18h38

None
Meninas Malvadas (Foto: Divulgação / Paramount)

Não é novidade que sagas como Harry Potter, Crepúsculo e Senhor dos Anéis são baseadas em livros. Afinal, adaptar histórias de grandes autores para o cinema é uma prática muito comum em Hollywood. Desde suspenses como O Silêncio dos Inocentes (1991), até romances como Romeu e Julieta (1968), essas histórias conquistaram grandes fãs ao longo dos anos.

No entanto, alguns filmes famosos, como Clube da Luta (1999) e Shrek (2001), também são adaptações - embora nem todo mundo saiba disso. Pensando nisso, separamos outros cinco longas baseados em livros e que você provavelmente não sabia. Confira:

+++ LEIA MAIS: 6 filmes incríveis para entender a potência do jazz: de Bird a Whiplash [LISTA]


Psicose (1960)

Um dos maiores sucessos do cineasta Alfred Hitchcock, Psicose foi baseado no livro homônimo de Robert Bloch. O suspense original é levemente inspirado pela história do assassino de Wisconsin, Ed Gein

Na época, Hitchcock adquiriu os direitos autorais anonimamente por US$ 11 mil e, em seguida, comprou todos os exemplares do livro disponíveis no mercado para ninguém descobrir o final da trama.

+++ LEIA MAIS: Além de Minari: 5 filmes sobre imigração - de Era Uma Vez em Nova York a Brooklyn [LISTA]


Forrest Gump (1994)

O filme de Tom Hanks sobre um contador de história também é inspirado por um romance. O livro de Winston Groom não era muito conhecido antes de ganhar a adaptação cinematográfica. 

O roteirista Eric Roth precisou adaptar a trama e deixar alguns detalhes de fora, mas Forrest Gump segue o enredo principal do livro. E, apesar de Hanks ter vencido o Oscar como Melhor Ator pelo papel, Groom inicialmente queria John Goodman para interpretar Forrest.

+++ LEIA MAIS: Além da Marvel: 5 filmes incríveis para conhecer a carreira de Anthony Mackie [LISTA]


A Escolha Perfeita (2012)

A Escolha Perfeita não é só baseado em um livro, como também na vida de grupos de coral a cappella. A comédia musical surgiu a partir da obra Pitch Perfect: The Quest for Collegiate a Cappella Glory, do jornalista Mickey Rapkin.

O escritor acompanhou a rotina de universitários das equipes Tuft University, University of Oregon e University of Virginia durante a temporada de campeonato de coral. No livro, registrou não só as apresentações, mas também os bastidores, festas e até a rivalidade entre os alunos.

+++ LEIA MAIS: 6 cenas de dança inesquecíveis do cinema: de As Branquelas a Dirty Dancing [LISTA]


Jumanji (1995)

O livro infantil de Chris Van Allsburg inspirou diversas adaptações cinematográficas. Na obra original, um livro mágico é responsável por trazer todos os elementos da história à vida. Mas, no filme de 1995, o que traz os animais para o mundo real é um jogo de tabuleiro, enquanto no reboot de 2017 os personagens são transportados para dentro de um vídeo game.


Meninas Malvadas (2004)

Clássico da Sessão da Tarde, Meninas Malvadas é escrito por Tina Fey, quem também interpreta uma professora no longa. O filme foi inspirado no livro Queen Bees & Wannabes, de Rosalind Wiseman.

+++ LEIA MAIS: 5 filmes inesquecíveis de Uma Thurman: de Pulp Fiction a Ligações Perigosas [LISTA]

No entanto, a história da rivalidade entre Regina George (Rachel McAdams) e Cady (Lindsay Lohan) foi criada por Fey, pois a obra original, na verdade, é um livro de auto-ajuda para pais com filhos adolescentes. 


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: 7 curiosidades sobre Heath Ledger: nome, caracterização do Coringa, melhor amigo e mais [LISTA]

Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo. 

+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]

Nome

O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine. 


Primeiras experiências

Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.

+++LEIA MAIS: Warner queria a origem do Coringa de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas; o que aconteceu?

Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.


Inspiração

Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger apanhou de verdade em uma das cenas mais violentas de Batman: O Cavaleiro das Trevas


Xadrez

Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA). 


Gambito da Rainha

A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.


Jake Gyllenhaal

Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.


Coringa

O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger recusou o papel de Batman antes de ser eternizado como Coringa de Nolan: 'Nunca vou participar de um filme de super-herói'