Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes de época com figurinos icônicos: Maria Antonieta, O Grande Gatsby e mais [LISTA]

Relembre grandes produções indicadas ao Oscar de Melhor Figurino

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/05/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria Antonieta (Foto: Divulgação / Columbia Pictures)
Maria Antonieta (Foto: Divulgação / Columbia Pictures)

Figurinos são uma parte importante de qualquer filme, pois as roupas também contam uma história. Através das peças é possível identificar a nacionalidade do personagem, classe social e até traços da personalidade.

Cores, tecidos, caimentos e detalhes fazem toda a diferença, principalmente em filmes de época. Produções ambientadas em outros séculos exigem uma grande pesquisa por parte dos figurinistas, os quais muitas vezes viajam até os países no qual se passa a história para entender mais sobre os trajes e cultura desse povo, como em Mulan (2020).

+++ LEIA MAIS: 4 detalhes para prestar atenção no figurino de Mulan, concorrente do Oscar 2021 [LISTA]

Apesar disso, alguns longas brincam com as roupas e acessórios para dar um ar contemporâneo à produção, como Maria Antonieta (2006), no qual a protagonista utiliza peças atuais em pleno Século XVIII. Confira esse e outros filmes de época com figurinos icônicos.


Maria Antonieta (2006)

Maria Antonieta inovou nos figurinos de época ao apresentar uma rainha no Século XVIII calçando tênis All Star e com cabelos cor-de-rosa. Mas não se engane, isso não foi um erro histórico, muito pelo contrário, era a intenção da diretora Sofia Coppola de representar a rebeldia da realeza francesa.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Por que prestar atenção no figurino de Mank? [LISTA]

Vencedora do Oscar, a figurinista Milena Canonero se inspirou no movimento punk e no rock and roll para construir uma Maria Antonieta moderna. Mas claro, saias bufantes, corsetes apertados e chapéus chamativos não ficaram de fora.


A Favorita (2018)

A Favorita também possui elementos atuais nas peças, mas não como Maria Antonieta. Devido ao baixo orçamento e curto tempo para produção, a figurinista Sandy Powell aproveitou tecidos como jeans reciclado, vinil cortado a laser entre outros para fazer os vestidos.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 detalhes de figurino em A Voz Suprema do Blues [LISTA]

"Eu sabia que não tinha muito tempo ou dinheiro, então, decidi focar na simplicidade das formas em vez de trabalhar com adornos intrincados desta vez. E, pensando agora, os diálogos soam bastante contemporâneos e os temas também, talvez algo suntuoso não funcionaria tão bem," disse para a Vogue Brasil.

Powell utilizou uma paleta de cores com cinza, preto e branco que combinou muito bem com a fotografia do filme. Apesar de criar quase uma "versão punk de um filme de época," a figurinista se manteve fiel em alguns detalhes históricos como a modelagem das peças. 

+++ LEIA MAIS: A história por trás dos figurinos de Kurt Cobain homenageados no SNL


Emma (2021)

Concorrente ao Oscar 2021 com Melhor Figurino, Emma apresenta uma explosão de cores nas roupas. Para desmitificar a ideia de que o Século XIX era uma época com tons escuros e cinzentos, a figurinista Alexandra Byrne não polpou esforços para produzir peças das mais diversas tonalidades, principalmente para a protagonista da história.

Emma, interpretada por Anya Taylor-Joy, é uma jovem da alta sociedade e a condição financeira é visivelmente traduzida no guarda-roupa. Com interesse pela moda, sempre esteve por dentro das últimas tendências e graças a uma costureira particular, tinha peças para todas as estações do ano. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 detalhes para prestar atenção no figurino de Emma [LISTA]


Anna Karenina (2012)

A figurinista Jacqueline Durran conseguiu criar o visual para os protagonista de Anna Karenina com elementos do Século XIX, mas também dos dias atuais. Com referências de grandes grifes como Dior e Balenciaga, os vestidos ganharam ares modernos com peças como corsets, inspirados na moda dos anos 1950.

Em entrevista ao The New York Times, Durran explicou como essa foi uma decisão proposital, pois o diretor Joe Wright "gosta de figurinos que pareçam ser de época, mas, ao mesmo tempo, sejam acessíveis para uma plateia moderna."

+++ LEIA MAIS: 7 figurinos sem noção em filmes sci-fi


O Grande Gatsby (2013)

Assinado por Catherine Martin, as roupas em O Grande Gatsby refletem o glamour e a nostalgia de Nova York em 1920. Com muito brilho, os vestidos possuem detalhes luxosos capazes de roubar a atenção em qualquer cena.

Além disso, Martin trabalhou com grandes grifes como Prada e Miu Miu para montar o guarda-roupa dos personagens. Não à toa, venceu o Oscar de Melhor Figurino em 2014. 

+++ LEIA MAIS: Doctor Who: 11º Doutor quase foi totalmente diferente; veja provas de figurino


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL