Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes para assistir no Dia Internacional da Dança: Cisne Negro, Clímax e mais

Nesta quarta, 29, celebra-se o dia mundial da dança - por isso separamos algumas produções que retratam o universo dessa arte

Camilla Millan Publicado em 29/04/2020, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cisne Negro (Foto: Reprodução)
Cisne Negro (Foto: Reprodução)

Nesta quarta, 29, comemora-se o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída em 1982 para homenagear uma das únicas artes na qual não há a necessidade de outros objetos - apenas o uso do corpo.

+++LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes a completar 10 anos em 2020: Scott Pilgrim, Cisne Negro e mais [LISTA]

Apesar da principal necessidade do movimento corporal, a dança é considerada uma das artes mais completas devido à possibilidade de envolver diversos elementos artísticos, desde a música até teatro e pintura - e a própria dança é tema de interessantes produções do audiovisual. 

Muitos filmes contemplam o universo da dança, tratando tanto dos corpos dançantes quanto dos grupos, batalhas e coreografias. Um dos mais famosos é Cisne Negro, no qual Natalie Portman protagoniza a dramática história de Nina Sayers, uma bailarina obcecada pela perfeição.

+++ LEIA MAIS: De Cisne Negro a O Irlandês: os 13 melhores atores do cinema na década de 2010 [LISTA]

Para celebrar o Dia Internacional da Dança, separamos 5 produções que abordam o complexo e interessante mundo da dança; confira: 

Cisne Negro (2010)

O filme dirigido por Darren Aronofsky conta a história da bailarina Nina(Natalie Portman), que é obcecada pela dança. Os problemas pessoais unidos à pressão feita pelo diretor artístico da companhia fazem com que a personagem fique presa à ideia de perfeição.

+++LEIA MAIS: Lady Thor: Natalie Portman não sabia que seria escolhida para o papel


Clímax (2018)

O dramático filme de 2018 aborda um transe coletivo de dançarinos que se colocam em isolamento para um importante ensaio. No entanto, eles são drogados e a paranóia e psicose toma conta dos artistas. O longa francês de 2018 foi dirigido por Gaspar Noé e está disponível na Netflix.


No Ritmo da Dança (1998)

O longa conta a história de Rafael Infante (Chayanne), cubano que perde a mãe viaja aos Estados Unidos, para conhecer seu pai, reposável por gerenciar um estúdio de dança. O protagonista demonstra talento para a arte e conhece Ruby Sinclair (Vanessa Williams), a esperança do estúdio para ganhar o Campeonato Mundial de Dança. O filme foi dirigido por Randa Haines e está disponível na Netflix

+++LEIA MAIS: Os 5 melhores filmes da carreira de Ben Affleck, segundo o IMDb: Argo, Gênio Indomável e mais [LISTA]


Ela Dança, Eu Danço 5: Tudo ou Nada (2014)

O filme é o quinto na franquia Ela Dança, Eu Danço e foi lançado em 2015. Dirigido por Trish Sie, o longa reúne atores das produções anteriores para relatar a história de um grupo de dançarinos que participarão de uma icônica competição de dança em Las Vegas.


Gaga: Amor pela Dança (2015)

O documentário Gaga: Amor pela Dança fala sobre a carreira de Ohad Naharin, coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva. Ele é um dos grandes nomes da dança contemporânea e inventou o próprio estilo da arte: o Gaga.

+++LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes de Robin Williams, de acordo com o Rotten Tomatoes (Sociedade dos Poetas Mortos não aparece na lista)


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL