Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes para conhecer a carreira de Paul Dano: de Sangue Negro a Pequena Miss Sunshine [LISTA]

Ator de Charada em The Batman, Paul Dano completou 37 anos neste sábado, 19 de junho

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/06/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Dano (Foto: Kevin Winter / Getty Images)
Paul Dano (Foto: Kevin Winter / Getty Images)

Ator e diretor, Paul Dano começou a carreira na Broadway - e logo aos 16 anos teve o primeiro papel de destaque no cinema: Howie Blitzer em L.I.E.(2001), o qual lhe rendeu um Independent SpiritAwardsde Melhor Performance de Estreia. Nascido em Nova York, EUA, o astro completou 37 anos neste sábado, 19 de junho. 

Dano ganhou mais reconhecimento quando participou de Sangue Negro(2007), recebendo mais uma indicação, dessa vez, ao Bafta como Melhor Ator Coadjuvante. No entanto, o artista conta com vários outros talentos, como ser vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Mook

+++ LEIA MAIS: The Batman: Paul Dano, novo Charada, se surpreendeu com o roteiro 'muito potente' de Matt Reeves

Além disso, Dano decidiu se arriscar na direção, e estreou na função com o drama Vida Selvagem (2018), estrelado por Carey Mulligan. O próximo projeto do ator é em The Batman, de Matt Reeves, no qual dará vida ao Charada

Para comemorar o aniversário do ator, confira cinco filmes para conhecer melhor a carreira de Paul Dano

+++ LEIA MAIS: 3 fatos bem curiosos sobre Charada, vilão de Batman com Robert Pattinson [LISTA]


Pequena Miss Sunshine (2006)

Paul Dano interpretou Dwayne Hoover, irmão da pequena Olive (Abigail Breslin) em um dos filmes de Hollywood mais queridos pelo público e crítica: Pequena Miss Sunshine (2006). Indicado a quatro categorias no Oscar, o longa é um road-movie, o qual mostra o sonho de Olive em participar de um concurso de beleza e, para isso, toda a família precisa embarcar nessa aventura.


Sangue Negro (2007)

O clássico Sangue Negro (2007) foi essencial para a carreira de Dano, pois lhe rendeu uma indicação ao Bafta como Melhor Ator Coadjuvante. O longa de Paul Thomas Anderson conta a história do minerador de prata Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) em busca de fortuna em uma cidade rica em petróleo. No entanto, entra em conflito com o pastor local, Eli Sunday (Paul Dano).

+++ LEIA MAIS: 5 papéis icônicos de Daniel Day-Lewis: de Sangue Negro a Lincoln [LISTA]


Os Suspeitos (2007)

Foi no filme de Denis Villeneuve que Paul Dano conseguiu um dos papéis mais elogiados, o de Alex Jones. Em Os Suspeitos (2007), somos apresentados a dois casais, os quais sofrem com o desaparecimento de suas filhas, Anna (Erin Gerasimovich) e Joy (Kyla Drew Simmons), durante o Dia de Ação de Graças.


12 Anos de Escravidão (2013)

Vencedor como Melhor Filme no Oscar 2014, 12 Anos de Escravidão (2013) é um drama histórico o qual retrata a vida de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), negro livre que acaba sendo vendido como escravo após ser sequestrado. Na produção, Paul Dano deu vida ao antagonista John Tibeats.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça todos os indicados a Melhor Filme


Okja (2017)

No papel de Jay, Paul Dano estrelou Okja (2017) ao lado de Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal. O filme se destacou ao trazer uma nova perspectiva sobre o consumo de carne e da publicidade envolvendo animais, sendo o primeiro filme da Netflix a concorrer no Festival de Cannes.


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL