Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Yorgos Lanthimos: 5 filmes para conhecer o diretor de A Favorita e O Sacrifício do Cervo Sagrado [LISTA]

Com um estilo muito original, o diretor grego Yorgos Lanthimos teve três produções concorrendo ao Oscar

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/03/2022, às 17h00 - Atualizado às 17h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yorgos Lanthimos no Festival de Cannes (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)
Yorgos Lanthimos no Festival de Cannes (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)

O diretor grego Yorgos Lanthimos ganhou destaque na indústria cinematográfica pelo estilo extremamente original. Sempre com produções inusitadas as quais trazem estranhamento no público pelas atuações frias e enigmáticas, câmeras com lentes muito abertas e temas singulares, que muitas vezes criticam a sociedade. 

Lanthimos começou dirigindo comerciais para escolas de dança na Grécia. Iniciou a carreira no cinema com Kinetta (2005), e, desde então, consagrou seu nome com três filmes concorrendo ao Oscar, como Dente Canino (2009), O Lagosta (2015) e A Favorita (2018). 

+++ LEIA MAIS: 3 filmes de terror da A24 para assistir no Prime Video [LISTA]

Pensando nisso, separamos cinco filmes para você conhecer Yorgos Lanthimos. Confira: 


Kinetta (2005)

Primeira experiência de Yorgos Lanthimos na direção, Kinetta (2005) estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto. O longa conta a história de um hotel grego em baixa temporada, o qual conta com uma camareira, um homem apaixonado por carros e um funcionário quem tenta filmar brigas de um casal como hóspedes.

+++ LEIA MAIS: Colin Farrell descreve o roteiro de Batman em três palavras - e parece incrível


Dente Canino (2009)

Dente Canino (2009) pode causar muito estranhamento - e polêmica - no público ao retratar uma família na qual os três filhos não têm contato com o mundo exterior. Vivem totalmente isolados e, como não conhecem nada fora de casa, acreditam que aviões são brinquedos e chamam flores de zumbis. A produção se passa em uma realidade totalmente diferente, e, com isso, ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2011.


O Lagosta (2015)

Indicado como Melhor Roteiro Originalno Oscar 2017, O Lagosta (2015) é uma produção da A24 e tem Colin Farrell e Rachel Weisz no elenco, parcerias recorrentes nas produções de Lanthimos. Em um futuro distópico, há uma lei a qual proíbe as pessoas de ficarem solteiras, caso contrário, são transformadas em animais. Antes disso, têm a chance de encontrar o amor em um hotel com o prazo de 45 dias.

+++ LEIA MAIS: Rachel Weisz é cotada para o papel de Bond Girl


O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)

Com um clima de terror e uma fotografia fria, O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017) conta a história de Steven (Colin Farrell), cirurgião casado com Anna (Nicole Kidman) e pai de dois filhos quem tem uma vida sossegada e confortável. Tudo muda quando o garoto de 16 anos Martin (Barry Keoghan) entra em sua vida e exige do cirurgião escolhas difíceis.


A Favorita (2018)

Provavelmente o filme mais comercial de Yorgos Lanthimos, A Favorita (2018) conta com um elenco de peso com Emma Stone, Rachel Weisz e Olivia Colman. O longa de época mostra Sarah Churchill (Rachel Weisz), grande conselheira e amante da Rainha Ana (Olivia Colman). No entanto, o posto de favorita corre perigo quando Abigail (Emma Stone) chega ao palácio e parece conquistar a majestade.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 papéis para conhecer Olivia Colman, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante [LISTA]