Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes para quem ama matemática: de O Jogo da Imitação a Quebrando a Banca [LISTA]

Com muitas contas e equações matemáticas, diversas produções atrelam a ciência a histórias envolventes

Camilla Millan Publicado em 16/05/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Jogo da Imitação (Foto: Divulgação)
O Jogo da Imitação (Foto: Divulgação)

Diversos filmes abordam a matemática. Principalmente em produções biográficas como Uma Mente Brilhante (2001) ou O Jogo da Imitação (2014, a indústria cinematográfica é um excelente universo para misturar tramas incríveis a complexas equações e contas. 

Há algumas histórias icônicas que são perfeitas para quem ama matemática - além de serem muito interessantes para quem não se interessa tanto pelos números. Apesar de abordar difíceis teorias e pesquisas, os filmes conseguem equilibrar brilhantemente as equações às narrativas românticas, dramáticas e de ação.

+++LEIA MAIS: 5 filmes que dão um 'soco no estômago' de quem assiste [LISTA]

Em 6 de maio, comemorou-se no Brasil o Dia Nacional da Matemática - e apesar de muitos acharem a ciência difícil, os filmes podem torná-la ainda mais interessante. Confira cinco filmes para quem ama matemática:

O Jogo da Imitação (2014) 

O drama histórico narra a vida de Alan Turing, considerado o pai do computador moderno. Líder de um grupo que tenta decifrar o código Enigma, usado pelos oficiais alemães durante a 2ª Guerra Mundial, o cientista era homossexual - e o filme também mostra as diversas perseguições que sofreu na época.

+++LEIA MAIS: Oi? Cientistas apontam que há 50% de chance de estarmos vivendo em uma simulação


Quebrando a Banca (2008)

Inspirado em uma história real, o filme acompanha um universitário extremamente talentoso que passa por problemas financeiros e é convidado pelo professor para participar de um grupo especial. Os personagens se unem para, por meio do conhecimento de matemática, ganhar muito dinheiro nos cassinos de Las Vegas. 


Gênio Indomável (1997)

Protagonizado por Matt Damon e Robin Williams, Gênio Indomável acompanha o jovem Will, faxineiro de uma universidade com passagens pela polícia um grande talento para a matemática. Com a ajuda de um psicólogo, o protagonista tenta lidar com as próprias emoções. 

+++LEIA MAIS: Rami Malek relembra momento emocionante com Robin Williams durante as filmagens de Uma Noite no Museu


Uma Mente Brilhante (2001)

A produção estrelada por Russell Crowe conta a história do matemático John Forbes Nash. Além de ser uma homenagem Às diversas conquistas do cientista, a trama aborda a luta de Nash contra a esquizofrenia.


 O Homem que Viu o Infinito (2015)

O filme é uma biografia de Srinivasa Ramanujan, matemático indiano que fez grandes descobertas para o mundo da matemática. O Homem que Viu o Infinito é protagonizado por Dev Patel e Jeremy Irons

+++LEIA MAIS: 6 filmes e séries para conhecer a carreira de Dev Patel [LISTA]


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL