Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes que retratam movimentos do rock: De Jovens, Loucos e Rebeldes a Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta [LISTA]

Diversas obras fictícias exploram movimentos do rock para fazer um retrato de uma geração

Julia Harumi Morita Publicado em 20/05/2021, às 08h25 - Atualizado às 08h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jovens, Loucos e Rebeldes (Foto: Reprodução via IMDb) e Moxie (Foto: Reprodução via IMDb)
Jovens, Loucos e Rebeldes (Foto: Reprodução via IMDb) e Moxie (Foto: Reprodução via IMDb)

A história do rock já foi tema de diversos documentários e cinebiografias aclamadas, como Amy (2015) e Bohemian Rhapsody (2018). Além dos filmes baseados em fatos reais, diversas obras fictícias se inspiram em movimentos do gênero musical para fazer um retrato de uma geração ou um período específico.

Pensando nisso, selecionamos cinco filmes que exploram os movimentos do rock de forma descontraída - e com uma trilha sonora incrível. Confira:

+++ LEIA MAIS: Amy Winehouse ganha novo documentário contado pela perspectiva da mãe da cantora

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Com Ben Affleck, Matthew McConaughey e Milla Jovovich no elenco, Jovens, Loucos e Rebeldes acompanha as loucuras de um grupo de adolescentes sedentos por aventuras no último dia de aula do ensino médio.

Dirigido por Richard Linklater (Escola do Rock), o filme faz diversas referências à bandas e subgêneros do rock populares nos anos 1970, como Aerosmith, Pink Floyd, Kiss, Alice Cooper, Peter Frampton. (Foto: Reprodução via IMDb)

+++ LEIA MAIS: 6 filmes teen na Netflix para entender os adolescentes da última década


Detroit a Cidade do Rock (1999)

Produzido por Gene Simmons, Detroit a Cidade do Rock também mergulha na cena do rock dos anos 1970, mas dá destaque ao grupo de hard rock Kiss. No filme, um grupo de adolescentes tenta de tudo para conseguir ir no show da banda. Claro, a trilha do longa conta com os hits "Shout It Out Loud" e "Detroit Rock City", além de sucessos do Black Sabbath e Van Halen. (Foto: Reprodução /Youtube)


CBGB: O Berço do Punk Rock (2013)

CBGB: O Berço do Punk Rock é uma cinebiografia de Hilly Kristal, fundador da lendária casa de shows de Nova York, e um retrato do nascimento do punk rock. Versões fictícias dos Ramones, Patti Smith e The Dead Boys aparecem no filme, assim como o The Police e o Talking Heads.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a cinebiografia de Joey Ramone: história, elenco e mais


Sing Street (2016)

Sing Streetretrata a chegada do new wave em Dublin durante a década de 1980. O estudante Robert planeja montar uma banda para conquistar uma modelo e, durante a execução do plano, se inspira no The Cure, A-ha, Duran Duran e muitos outros artistas.


Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta (2021)

Disponível na Netflix, Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta retrata a descoberta do movimento Riot Grrrl por uma adolescente nos tempos atuais. Movida pela causa feminista, a protagonista Vivian começa uma revolução na própria escola. A trilha sonora mistura músicas modernas, como "Kitana" da Princess Nokia, com clássicos do Bikini Kill.

+++LEIA MAIS: De Bikini Kill a Cansei de Ser Sexy: 5 músicas incríveis de Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta [LISTA]


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONT NEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL