Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes sobre erupção de vulcões: Pompéia, Volcano e mais

Inspirados nas recentes atividades de vulcões ao redor do mundo, separamos produções sobre esta manifestação linda e destrutiva da natureza

Camilla Millan Publicado em 25/04/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vulcão em atividade na Indonésia (Foto: Devi Rahman / INA Photo Agency / Sipa USA)(Sipa via AP Images)
Vulcão em atividade na Indonésia (Foto: Devi Rahman / INA Photo Agency / Sipa USA)(Sipa via AP Images)

Em meio ao isolamento social causado pela pandemia de coronavírus, a sociedade percebe diversas das chamadas “manifestações da natureza”. A forte ressaca do mar no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul - todas noticiadas há pouco menos de um mês - e a atividade de diversos vulcões ao redor do mundo são alguns exemplos.

+++LEIA MAIS: Produtor de The Walking Dead colocou cabeças de zumbi na própria casa para se proteger do novo coronavírus

Há teorias que utilizam a numerologia e a conjunção de planetas para provar que os seres humanos estão destinados a sofrerem grandes desastres e calamidades de forma cíclica - ou ainda que a natureza está se rebelando contra os abusos do Homem. 

Realidade ou não, sabe-se que diversos fatores bizarros estão acontecendo paralelos - ou, quem sabe, relacionados -  à pandemia de coronavírus. Isolados em casa, há a possibilidade dos acontecimentos terem sido mais noticiados, mas não é o caso dos 15 vulcões entrando em atividade em poucas horas.

+++LEIA MAIS: 6 filmes geniais que quebram regras básicas do cinema [LISTA]

Na noite de sexta-feira, 10 de abril, foram registradas 15 novas atividades vulcânicas pela Vulcano Discovery, e divulgado pela Agência Brasileira de Geologia. A mais poderosa erupção ocorreu no Vulcão Krakatoa, localizado na Indonésia, e contou com uma coluna de fumaça e cinzas subiu até 15 km na atmosfera - mas a lista inclui também estruturas no Japão, México, Equador, Peru e Chile. 

Estruturas geológicas monumentais e de imenso poder de destruição, os vulcões são misteriosos tanto na vida real quanto na ficção. Diversos filmes abordam a explosiva e surpreendente atividade dos vulcões - tanto histórias inventadas quanto reais, como o destrutivo Vesúvio, que destruiu Pompeia no ano 79. 

+++LEIA MAIS: 6 filmes para assistir em um encontro virtual durante o coronavírus [LISTA]

Inspirados nos recentes acontecimentos, separamos 5 filmes que tratam sobre a erupção devastadora de vulcões ao redor do mundo; confira:

Volcano - A Fúria(1997)

Estrelado por Tommy Lee Jones, Volcano - A Fúria conta a história de um desconhecido vulcão no meio de Los Angeles que entra em erupção e causa uma grande destruição nos Estados Unidos.


Pompeia (2014)

O longa estrelado por Kit Harington aborda a famosa erupção do Vesúvio em meio à um romance: Milo, um escravo que se tornou um gladiador e tenta salvar a sua amada diante da destruição da cidade de Pompéia.


Vulcão - O Apocalipse

Lançado em 2014, Vulcão - O Apocalipse conta a história de um ex-militar que visita as ruínas de Pompéia com a família quando o vulcão Vesúvio entra em erupção. 


Jurassic World: Reino Ameaçado(2018)

Quinto filme da franquia Jurassic Park, Jurassic World: Reino Ameaçado fala sobre a erupção do vulcão da ilha Nublar e a tentativa de Owen e Claire salvarem os dinossauros da extinção.


Krakatoa - O Inferno de Java (1968)

O longa fala sobre a busca, no século 19, do navio Batavia Queen, comandado pelo capitão Hanson, por uma fortuna que está num navio afundado. No entanto, a procura é interrompida pela explosão do vulcão Krakatoa, que provoca um Tsunami. 


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA