Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes importantes sobre a escravidão: de Quilombo a 12 Anos de Escravidão [LISTA]

Confira filmes que retratam a escravidão e abordam as décadas seguintes nas quais a violência e o genocídio negro continuou

Camilla Millan Publicado em 13/05/2021, às 18h12 - Atualizado em 09/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Quilombo (Reprodução) e 12 Anos de Escravidão (Divulgação/Disney/Buena Vista)
Montagem de Quilombo (Reprodução) e 12 Anos de Escravidão (Divulgação/Disney/Buena Vista)

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e determinou o fim da escravidão no Brasil. No entanto, a declaração no papel não significou o fim do racismo, desigualdade e violência contra a população negra.

Apesar de libertos, os ex-escravizados não receberam as condições de serem inseridos na sociedade. O racismo se tornou sistemático — e diariamente é preciso lutar contra a violência.

+++LEIA MAIS: Escravidão: Uma História de Injustiça - Nova série de Samuel L. Jackson apresenta diferente e necessária perspectiva sobre o tráfico de escravos [ANÁLISE]

A data 13 de maio não é para celebrar o fim da escravidão, mas reafirmar a importância de acabar com o genocídio negro no Brasil. No cinema, muitos filmes retomam a história para combater a violência na atualidade.

Diversas produções acompanham narrativas reais e fictícias sobre a escravidão. Além de retratarem a crueldade humana, mostram as culturas das diversas populações negras escravizadas.

+++LEIA MAIS: Black Is King: Álbum visual de Beyoncé é uma lição decolonial sobre as diferentes Áfricas: 'Dá espaço para culturas fora da compreensão dominante'

Alguns filmes nacionais - como Quilombo e Besouro -  e norte-americanos - como 12 Anos de Escravidão -  são importantes produções para refletir. Além de retratarem a escravidão, abordam as décadas seguintes nas quais a violência e o genocídio negro continuou. 

Confira 5 importantes filmes sobre a escravidão:

+++LEIA MAIS: Como violência policial e racismo são normatizados pela produção audiovisual brasileira [ANÁLISE]


Besouro (2009)

O filme conta a história de Besouro Mangangá, capoeirista baiano considerado um grande nome do movimento negro no Brasil. Apesar de receber diversas críticas por ter a fantasia envolvida em fatos reais, a produção ganha muita relevância ao retratar uma época na qual a escravidão já havia sido abolida, mas os negros foram marginalizados pelos brancos.

Além disso, Besouro ganha evidência pela abordagem da capoeira. Na trama, a arte é retratada em toda a sua importância enquanto forma de luta diante da violência e opressão que as populações negras sofriam na época.

+++LEIA MAIS: Artistas negros são 'tratados como sobras' em Hollywood, diz Viola Davis


Quilombo (1984)

O filme se passa por volta de 1650, e acompanha um grupo de escravos que se rebela em engenho de Pernambuco vai até o Quilombo dos Palmares. A também mostra como Ganga Zumba, um príncipe africano, virou o primeiro líder do Quilombo, e em seguida Zumbi assumiria a liderança.

Com coprodução brasileira e francesa, Quilombo ganhou diversos prêmios, entre eles no Festival de Cannes e Festival de Miami.

+++LEIA MAIS: Os estereótipos nos filmes de Hollywood e por que eles distorcem a visão real do mundo [ANÁLISE]


Django Livre (2012)

A produção de Quentin Tarantino mostra a sociedade sulista escravocrata dos Estados Unidos enquanto propõe uma revanche histórica por meio do ex-escravizado Django. O protagonista tem o objetivo de resgatar a esposa, adquirida como escrava anos antes.


12 anos de Escravidão (2013)

Vencedor da categoria Melhor Filme no Oscar 2015, o drama biográfico conta a história de Solomon Northup, homem negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo em 1841, nos Estados Unidos, Baseado em fatos, o filme acompanha os 12 anos nos quais o violinista foi forçado a trabalhar em plantações da Louisiana até ser liberto após conhecer um empreiteiro canadense.

+++LEIA MAIS: Diretor de 12 anos de Escravidão ouviu que ‘filme com negros não dá dinheiro’


Cafundó (2005)

A produção acompanha João de Camargo, ex-escravizado que se depara com uma sociedade em transformação e entra em um estado alterado. Diante disso, o filme acompanha como o homem, tomado pelo espírito de cura conhecido como "Preto Velho" passa a ajudar as pessoas.