Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 melhores músicas do Alice In Chains com Layne Staley, segundo site [LISTA]

Layne Staley morreu em 5 de abril de 2002, há exatos 19 anos

Redação Publicado em 05/04/2021, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Layne Staley (Foto: Frans Schellekens/ Getty Images)
Layne Staley (Foto: Frans Schellekens/ Getty Images)

Há exatos 19 anos, em 5 de abril de 2002, o mundo ficava sem Layne Staley, vocalista do Alice In Chains. Após levar uma vida de excesso de drogas, o músico perdeu a luta para o vício.

O corpo deLayne Staley foi encontrado praticamente decomposto em seu apartamento em Seattle, EUA, em 19 de abril, duas semanas após a sua morte. O certificado de óbito diz que o cantor faleceu de "intoxicação aguda devido aos efeitos combinados de heroína e cocaína."

+++LEIA MAIS: “Foi como perder um irmão”, diz Mike Inez, do Alice in Chains, sobre a morte de Layne Staley

Considerado um dos grandes nomes do movimento grunge ao lado de Nirvana e Pearl Jam, o Alice In Chains é dono de algumas das músicas mais tristes do cancioneiro rock 'n' roll. "Nutshell", do EP Jar of Flies (1994), por exemplo, foi eleita a 9º música mais depressiva de todos os tempos pela Rolling Stone EUA. E, muito da melancolia da banda se deve à voz e à persona cabisbaixa - sempre de óculos escuros - que Staley punha em sua arte. 

Para relembrar o importante artista que Layne Staley foi, o site Loudwire elegeu as melhores músicas do Alice in Chains, da época em que ele era o vocalista, de 1987 a 2002. 

+++LEIA MAIS: Pearl Jam toca “Man of the Hour” em homenagem a Layne Staley, do Alice in Chains

5. "Nutshell"

Após voltarem de turnê, os integrantes do Alice In Chains foram despejados de suas casas por não pagarem os aluguéis. Então, se mudaram para um estúdio com seus instrumentos e compuseram o EP Jar of Flies (1994), de onde saiu "Nutshell". Na letra, Layne Staley canta: "E ainda assim eu luto essa batalha sozinho / Ninguém para chorar, nenhum lugar para chamar de lar". 


4. "Rooster" 

"Rooster", do álbum Dirt (1993), conta a história do pai de Jerry Cantrell, guitarrista do Alice In Chains. Veterinário no Vietnã, o "Sr. Cantrell" vivenciou alguns dos maiores horrores da guerra e os traumas são retratados na canção densa, pesada e de refrão marcante. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


3. "I Stay Away" 

Também do EP Jarof Flies (1994), "I Stay Away" se destacou por dois diferenciais: primeiro, porque o Alice In Chains  abusou de cordas na sonoridade e encaixou perfeitamente com o som sombrio e melancólico da banda. Segundo, foi a primeira vez que escreveram em conjunto com o novo baixista, Mike Inez


2. "Would?"

"Would?" revelou o Alice In Chains a um público maior devido à inclusão na trilha sonora do filme Singles - Vida de Solteiro (1992). A letra fala sobre pessoas que julgam os comportamentos dos outros. Quando os integrantes a compuseram, estavam desolados com a morte de Andrew Wood, do Mother Love Bone, principalmenteJerry Cantrell que era seu amigo. 


1. "Man In The Box"

"Man In The Box", do álbum Facelift (1990), é equivalente à "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, "Even Flow", do Pearl Jam, e "Enter Sandman", do Metallica. É o grande hit que inseriu o Alice In Chains no mapa tão desejado do mainstream, embora o conteúdo lírico da canção, composto por Layne Staley, trate da censura na mídia de massa. 

Mesmo anos após a morte de Layne Staley, "Man In The Box" foi a segunda canção mais tocada da década nas rádios de rock americanas entre 2010 e 2019.

+++LEIA MAIS: Filha de Chris Cornell faz cover emocionante de Alice in Chains; assista


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA


+++MAIS SOBRE MÚSICA: Discos clássicos que completam 30 anos em 2021: 

Metallica (Black Album), Metallica


Nevermind, Nirvana


Ten, Pearl Jam


Achtung Baby, U2


Use Your Ilusion I, Guns N' Roses


Use Your Ilusion II, Guns N' Roses


Blood Sugar Sex Magic, Red Hot Chili Peppers


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Out of Time, R.E.M. 


Dangerous, Michael Jackson


No More Tears, Ozzy Osbourne


Arise, Sepultura


Badmotorfinger, Soundgarden


Gish, Smashing Pumpkins


Leisure, Blur


Slave To The Grind, Skid Row 


V, Legião Urbana


Screamadelica, Primal Scream

+++LEIA MAIS: 4 discos incríveis e pouco conhecidos que completaram 41 anos [LISTA]