Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 momentos marcantes da carreira de Spike Lee: do Oscar a entrevista com Racionais MC's

Neste sábado, 20, o diretor completa 63 anos de idade

Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Itaici Brunetti) Publicado em 20/03/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Spike Lee no Oscar 2019 (Foto: Kevork Djansezian / Getty Images)
Spike Lee no Oscar 2019 (Foto: Kevork Djansezian / Getty Images)

Spike Lee é de longe um dos cineastas mais admirados e talentosos dos últimos tempos. Criador de filmes complexos, artísticos e com fortes críticas sociais, o diretor se destaca desde as suas primeiras produções, como Ela Quer Tudo(1986) e Faça A Coisa Certa (1989), e recebeu diversas indicações e prêmios durante a carreira. 

Além de grandes trabalhos cinematográficos,Leetem um repertório extenso e consegue brilhar em diversas áreas, como em comerciais de televisão e videoclipes. Para celebrar o aniversário de 63 anos do diretor, comemorado neste sábado, 20, separamos alguns momentos marcantes de sua jornada profissional. Confira:

+++LEIA MAIS: Um Maluco no Pedaço: atriz acusa Will Smith de destruir a carreira dela após viver Tia Viv

Oscar 

Em 1990, Spike Lee foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Original com o filme Faça A Coisa Certa(1989). A produção não levou a estatueta, mas a indicação foi muito importante para a carreira em construção do diretor, se consolidando como referência no cinema. 

Depois de 29 anos, o diretor garantiu o Oscar com Infiltrados no klan (2018), ganhando na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Ele levou o prêmio junto ao cineasta KevinWillmott e os produtores David Rabinowitz e Charlie Wachtel. No mesmo ano a produção também concorreu em Melhor Diretor e Melhor Filme na premiação.

+++ LEIA MAIS: Entrevista com Spike Lee: dirigindo Go Brazil Go!, documentário sobre o país, ele critica a Fifa e Marco Feliciano.

Veja Spike Lee recebendo o prêmio no oscar 2019:


Malcolm X 

Produzido por Spike Lee, Malcolm X estreou em 1992 e conta a história do ativista negro que lutou pelos direitos da comunidade afro-americana entre 1940 e 1960 nos Estados Unidos, se tornando um dos principais nomes para o surgimento do movimento Black Power. 

A repercussão do longa foi muito positiva. Por retratar temas sociais importantes como igualdade racial e a luta de Malcolm, o filme fez o diretor se destacar. Em 1994, levou o prêmio de Melhor Filme na NAACP Image Award, premiação da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor. 

+++LEIA MAIS: Denzel Washington obrigou filho a fazer tarefas de casa na quarentena


They Don´t Care About Us

Em 1996, Spike Lee uniu-se ao Rei do Pop,Michael Jackson, para gravar o clipe de “They Don´t Care About Us”. A grande questão foi a gravação do vídeo no Brasil. O cantor passou por Pelourinho (Salvador, Bahia) e Favela de Santa Marta no Rio de Janeiro, misturando sua música com ritmos brasileiros junto ao grupo Olodum. Na época, o vídeo foi muito bem recebido pelos fãs e crítica, e mostrou o talento do diretor para além das produções cinematográficas. 

Em 2020,Lee fez um remake do vídeo, misturando o clipe original com cenas de protestos antiracistas pelo mundo. O lançamento foi feito no aniversário póstumo de 62 anos do cantor. De acordo com o diretor, "grandes músicas de protesto não podem envelhecer, ficarem soltas ou perderem a relevância porque a luta ainda continua". Ele completou: "Para comemorar o dia do nascimento de Michael Jackson, fizemos o curta-metragem de 2020 para continuar a luta pela igualdade para todos."

+++ LEIA MAIS: Como Michael Jackson tentou comprar ossos do Homem-Elefante - e ganhou imagem de 'esquisitão' por isso

Confira o clipe de 2020: 


Entrevista com Racionais MC’s

Desde a gravação do clipe de Michael Jacksonno Brasil, Spike Lee se apaixonou pelo país. Em 2012, retornou para fazer entrevistas para o documentário “Go, Brazil, Go!”, com objetivo de retratar a ascensão cultural do país no cenário mundial e abordar temas sociais como o racismo. Para isso, realizou diversas entrevistas com celebridades e figuras importantes, como Dilma Rousseff, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 2014, voltou ao solo brasileiro para fazer mais entrevistas. Dessa vez, conversou com os Racionais MC’s. Em um post no instagram, revelou: “Racionais MC's são o Public Enemy do Brasil”, referindo-se ao grupo de rap e hip-hop norte-americano dos anos 1980. 

+++ LEIA MAIS: Os 50 melhores discos nacionais de 2018 - OK OK OK, de Gilberto Gil, está entre eles


Comercial com Michael B. Jordan

Spike Lee já havia provado seu talento fora das telas de cinema  com a direção de videoclipes, mas um novo desafio chegou a ele quando teve a oportunidade de dirigir um comercial da Coach, luxuosa marca de acessórios, em 2019. 

Com participação do ator e ícone fashion Michael B. Jordan, o filme se passa no deserto de Los Angeles, EUA e divulga a campanha “Words Matter”, com objetivo de instigar o público a pensar quais valores e palavras importam para cada um. Spike Lee dirigiu e escreveu o comercial  ao lado dos filhos Satchel e Jackson Lee.

+++ LEIA MAIS: Playlist de Creed 2 - Michael B. Jordan e Florian Munteanu contam suas músicas favoritas de treino

Veja o comercial: 


+++ HUNGRIA HIP HOP | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL