Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 momentos marcantes na história do Oscar - de discurso de Chris Rock a selfie das celebridades [LISTA]

Caminhando para a 93ª edição, a premiação coleciona ocasiões emocionantes, significativas e polêmicas

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/04/2021, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chris Rock no Oscar 2016 (Foto: Reprodução) e Selfie das celebridades no Oscar 2014 (Foto: Reprodução)
Chris Rock no Oscar 2016 (Foto: Reprodução) e Selfie das celebridades no Oscar 2014 (Foto: Reprodução)

Conhecido como o maior evento do cinema, o Oscar, ou Prêmio da Academia, foi fundado em 1927. Os primeiros prêmios foram entregues em um jantar privado em Hollywood, EUA, em maio de 1929. A cerimônia contou com o ator Douglas Fairbanks e o diretor William C. deMille como apresentadores e, desde então, acontece anualmente. 

Em 2021, o Oscar premia pela 93ª vez os melhores nomes da indústria cinematográfica. Com tantos anos de história, coleciona momentos memoráveis, de ganhadores que mudaram a história a polêmicas e gafes nos bastidores. 

+++ LEIA MAIS: Indicados ao Oscar 2021 podem comparecer à cerimônia como trabalhadores essenciais

Confira cinco momentos marcantes na história do Oscar:


Primeira mulher negra a levar uma estatueta

Hattie McDaniel ganhou o Oscarcomo Melhor Atriz Coadjuvante por ... E o Vento Levou (1939) na 12ª edição em 1940. A artista foi a primeira mulher negra a levar uma estatueta. Mesmo com a importância histórica da vitória, a entrega do prêmio foi cruel- em meio à Segregação Racial dos EUA, McDaniel foi obrigada a sentar em uma mesa separada do elenco.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça todos os indicados a Melhor Filme


Oscar póstumo de Heath Ledger 

Heath Ledger ganhou um Oscar póstumo como Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008). O ator morreu devido a uma overdose de medicamentos em 2008, e não chegou a assistir o filme nos cinemas. O pai, mãe e a irmã mais velha receberam a estatueta no lugar dele, e transformaram o momento em um dos mais emocionantes da história da premiação.


Selfie das celebridades

Esse momento não foi marcado por nenhum prêmio significativo ou polêmico, mas ficou na memória dos espectadores. A selfie tirada em 2014 com Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Bradley Cooper,Julia Roberts, Jared Leto, Brad Pitt, e outros, foi publicada por Ellen DeGeneres e se tornou, na época, o tweet mais compartilhado da história em menos de 50 minutos. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021 terá Brad Pitt, Laura Dern, Renée Zellweger, Joaquin Phoenix e mais como apresentadores; veja lista


Oscar So White

Na edição de 2016, a premiação não indicou negro algum nas categorias de atuação e causou polêmica. A hashtag#OscarsSoWhite cresceu muito nas redes sociais como protesto, exigindo mais diversidade entre os membros. Chris Rock foi o anfitrião e abriu a 88ª premiação com um discurso emocionante sobre racismo e falta de inclusão.


E o Oscar vai para… 

Provavelmente, a maior gafe da premiação: La La Land (2016) venceu o Oscar de Melhor Filme por alguns minutos. Warren Beatty e Faye Dunaway revelariam o vencedor, contudo, receberam outro envelope e acabaram anunciando o filme errado. Com muita comemoração, o elenco e os produtores subiram ao palco e, com a estatueta já em mãos, perceberam que o verdadeiro vencedor era Moonlight (2016) de Barry Jenkins

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL