Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 músicas icônicas de Stevie Nicks: 'Dreams,' 'Landslide' e mais [LISTA]

Stevie Nicks, vocalista do Fleetwood Mac, completou 73 anos nesta quarta, 26 de maio

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/05/2021, às 19h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stevie Nicks (Foto: Gaye Gerard / Getty Images)
Stevie Nicks (Foto: Gaye Gerard / Getty Images)

Stevie Nicks se consagrou como um dos grandes nomes do rock da década de 1970 e 1980 como vocalista do Fleetwood Mac e com a própria carreira solo. Em 2019, foi introduzida no Hall da Fama do Rock pela segunda vez — a primeira foi junto da banda — e nesta quarta, 26 de maio, completou 73 anos. 

No Fleetwood Mac, os integrantes dividiam as responsabilidades de produção, composição e performance. Mas Nicks tinha um jeito muito específico de compor. Para comemorar a data, listamos cinco das músicas mais icônicas assinadas exclusivamente pela cantora:

+++LEIA MAIS: Stevie Nicks lança primeira música em uma década ao lado de Dave Grohl; ouça 'Show Them The Way'


"Rhiannon"

“Essa é uma música sobre uma velha bruxa do País de Gales.” Assim Nicks introduzia “Rhiannon” antes de todo show. Em 1974, a cantora encontrou um livro na casa de um amigo, chamava-se Triad (1973), de Mary Leader, e contava a história de uma menina quem acaba possuída por um espírito chamado Rhiannon.

Nicks leu o livro, apaixonou-se pelo nome e decidiu compor algo. Sentou-se ao piano e 10 minutos depois, a música estava pronta. Fez parte do primeiro disco da formação de maior sucesso do Fleetwood Mac, lançado em 1975. “Rhiannon” foi o segundo single e chegou à 11ª posição nas paradas dos EUA.

+++LEIA MAIS: Briga com Stevie Nicks obrigou a saída de Lindsey Buckingham do Fleetwood Mac

Mick Fleetwood, baterista da banda, descrevia a interpretação de Nicks da música como um "exorcismo."


"Dreams"

Décadas após o lançamento, “Dreams” retornou à lista das mais ouvidas dos EUA depois de um TikTok apresentar a música à nova geração. Apesar da melodia relaxante, a canção faz parte do disco Rumours (1977), do Fleetwood Mac, o qual teve um dos processos de gravação mais conturbados da música.

+++LEIA MAIS: Stevie Nicks divulga a delicada balada “Your Hand I Will Never Let It Go”; ouça 

A maior parte das músicas do disco falam sobre angústias entre os integrantes da banda, já que dois casais — Christine e John McVie, e Stevie Nicks e Lindsey Buckingham — passaram por términos. “Dreams” foi a forma de Nicks retaliar a canção de Buckingham,Go Your Own Way.”

A compositora escreveu a canção durante uma sessão de estúdio na cama de Sly Stone, ícone do funk e do soul. Novamente, criou tudo na companhia de um teclado e um ritmo de bateria, e terminou a composição em cerca de 10 minutos.

+++LEIA MAIS: Harry Styles toca com Stevie Nicks em show íntimo em Los Angeles


"Storms"

Storms” não é um single e não está entre as músicas mais ouvidas do Fleetwood Mac. É uma das faixas “escondidas” de Tusk (1979) e é um dos trabalhos mais impressionantes de Nicks como compositora. 

Completamente melancólica, “Storms” repete alguns temas comuns na letra como sonhos, tempestade, abandono e, claro, amor. A guitarra de Lindsey Buckingham e o órgão de Christine McVie são sutis, mas acompanham a voz de Nicks de maneira muito harmoniosa.

+++LEIA MAIS: Exclusivo: Ouça versão inacabada de “Gypsy”, presente em relançamento do Fleetwood Mac


"Edge of Seventeen"

Bella Donna, primeiro disco solo de Stevie Nicks, chegou ao público em 1981, e "Edge of Seventeen" marcou a nova era. Inspirada pela morte de Johnathan, seu tio, e de John Lennon, ambas na mesma semana, a canção se tornou um hino do rock e uma das músicas mais conhecidas da cantora. 


"Landslide"

Nicks escreveu "Landslide" antes de ingressar no Fleetwood Mac, quando a dupla com Lindsey Buckingham, chamada Buckingham Nicks, perdeu o contrato com a gravadora. Os dois estavam nos alpes de Aspen, Colorado (EUA). A artista precisou avaliar se queria continuar na indústria e se conseguia perseverar apesar da situação. Desse contexto, surgiu a música.

+++LEIA MAIS: Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, canta com o Foo Fighters em show

A letra é uma das mais sentimentais de Nicks, fala sobre o tempo e como tudo pode vir a baixo, como as montanhas de Aspen. Menos de um ano mais tarde, Mick Fleetwood contatou a dupla para perguntar se gostariam de entrar na banda.


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL