5 músicas para se apaixonar pelo projeto solo de Josh Klinghoffer, ex-Red Hot Chili Peppers

Três semanas antes do anúncio da saída dele da banda, o multi-instrumentista lançou To Be One With You, disco de estreia do projeto Pluralone

Redação Publicado em 02/02/2020, às 17h00

None
Josh Klinghoffer (Foto: Amy Harris/Invision/AP)

Em dezembro do ano passado, o Red Hot Chili Peppers anunciou publicamente a decisão de tirar Josh Klinghoffer da guitarra e convidar de volta o tão amado pelos fãs John Frusciante. Depois do ocorrido, ele mesmo já disse que não guarda rancor, então para mudar um pouco o foco de todas as notícias que saem sobre o multi-instrumentista, decidimos exaltar algo que poucos sabem sobre ele.

Além dos dois discos que gravou no perído de dez anos que passou com a banda (I'm With You em 2011, e The Getaway em 2016), Klinghoffer lançou em 2019 (três semanas antes de saber da notícia mencionada acima) To Be One With You, primeiro álbum do projeto solo dele, chamado Pluralone (lê-se "plural one").

+++LEIA MAIS: Josh Klinghoffer revela que não gostava de comparações com Frusciante: ‘Minha mente dizia que eu era ruim’

Para se ter uma ideia da qualidade do som, o Pearl Jam o escolheu para abrir os show da próxima turnê que farão.

E para quem for se aventurar por essas composições recentes do músico, um aviso: não espere nada parecido com o que ele fazia no Red Hot Chili Peppers. A sonoridade de Pluralone, se é que podemos comparar a alguma outra banda, se assemelha à apresentada pelo Radiohead, pelo caráter experimental.

Algumas das dez faixas do disco passam por reviravoltar, mudanças da calmaria para a tormenta; algumas se mantém calmas, ecoando o vocal agudo e por vezes fantasmagórico de Kilnghoffer. Nenhuma chega a soar como as músicas energéticas e animadas dos Chili Peppers, e isso só reforça a versatilidade dele como compositor.

+++LEIA MAIS: Josh Klinghoffer fala pela 1ª vez sobre demissão do Red Hot Chili Peppers: ‘Chocado, mas não surpreso’

To Be One With You está disponível nas plataformas de streaming, e conta com a participação do baixista Flea, e também de integrantes da banda Dot Hacker, da qual ele já fez parte.

Selelecionamos cinco músicas do disco para mostrar que, mesmo fora do Red Hot Chili Peppers, Klinghoffer tem muito potencial e merece atenção de qualquer um que ame um bom rock experimental.

Mourning


Rat Bastards ar Every Turn


Barreling


Crawl


Shade


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL