Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 músicos que trocaram de instrumento: De Paul McCartney a Dave Grohl [LISTA]

Muitos artistas da música contavam com um instrumento original, mas trocaram de papel e função ao longo da carreira

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 14/06/2021, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney (Foto: Reprodução / Kevin Winter / Getty Images) e Dave Grohl do Foo Fighters (Foto: Renan Olivetti/ I Hate Flash)
Paul McCartney (Foto: Reprodução / Kevin Winter / Getty Images) e Dave Grohl do Foo Fighters (Foto: Renan Olivetti/ I Hate Flash)

Muitos artistas se tornaram marcantes na indústria da música, sendo lembrados pelo instrumento tocado ou pela função exercida, como Paul McCartney e seu baixo Hofner na época dos Beatles ou Steven Tyler nos vocais do Aerosmith.

Mesmo que seja difícil desvincular essas imagens aos artistas, muitos começaram com papéis diferentes dentro da banda, e mudaram com o tempo. Com isso, confira cinco músicos que largaram o instrumento original e passaram a ter outra função durante a carreira, segundo o UCR:

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney explica por que Beatles são melhores que Rolling Stones em nova entrevista: ‘Vou concordar com isso’


Dave Grohl

Dave Grohl do Foo Fighters (Foto: Renan Olivetti/ I Hate Flash)

Dave Grohl começou a jornada de sucesso como baterista do Nirvana. Era muito talentoso na bateria, mas, após a morte de Kurt Cobain, em 1994, quis um novo começo: os Foo Fighters. Na nova banda, Grohl mudou de função, largou o antigo instrumento e passou a se dedicar aos vocais e à guitarra.


Steven Tyler

Steven Tyler (Foto:Ricardo Matsukawa / Mercury Concerts)

O músico iniciou no mundo da música tocando bateria em grupos da escola. Posteriormente, com o começo do Aerosmith em 1970, Steven Tyler optou por inovar na carreira, e decidiu ser o vocalista do grupo. Além disso, também toca piano e gaita.

+++ LEIA MAIS: Steven Tyler reclama de fã que filmava o Aerosmith: "Assiste à porra do show"


Paul McCartney

Paul McCartney (Foto: Reprodução / Kevin Winter / Getty Images)

Logo que o antigo baixista dos Beatles, Stuart Sutcliffe, deixou o grupo, Paul McCartney decidiu rapidamente trocar a guitarra pelo baixo. Essa decisão marcou os Fab Four, principalmente pelo fato do músico ser canhoto e necessitar tocar o instrumento Hofner de cabeça para baixo.


Phil Collins

Phil Collins (Foto: Des Willie/ Redferns/ Getty Images)

Phil Collins entrou para a banda Genesis como baterista ao atender um anúncio, o qual pedia alguém "sensível à música acústica.” No entanto, quando Peter Gabriel deixou o grupo, o músico resolveu fazer um teste para a vaga de vocalista. Mesmo mudando de função e se tornando o líder da banda, Collins continuou tocando bateria em algumas turnês.

+++ LEIA MAIS: Phil Collins promete tocar bateria na primeira turnê do Genesis em 13 anos


Joey Ramone 

Joey Ramone (Foto: PAUL BERGEN/REDFERNS/GETTY IMAGES)

O músico iniciou nos Ramones na bateria e nos vocais. Contudo, percebeu como não conseguia tocar e cantar ao mesmo tempo sem perder o ritmo, e necessitou largar a função para se dedicar somente como vocalista. 


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL