Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 papéis icônicos de Daniel Day-Lewis: de Sangue Negro a Lincoln [LISTA]

Um dos recordistas do Oscar, o artista possui três estatuetas de Melhor Ator

Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 29/04/2021, às 17h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Day-Lewis em Lincoln, Sangue Negro e Trama Fantasma (Fotos: Divulgação)
Daniel Day-Lewis em Lincoln, Sangue Negro e Trama Fantasma (Fotos: Divulgação)

Daniel Day-Lewisnasceu em Londres, Reino Unido, e completa 64 anos nesta quinta, 29 de abril. O astro é filho de uma atriz e de um poeta, e quando jovem, costumava alternar entre o teatro e o cinema. 

É conhecido por utilizar “o método” na hora de atuar. A técnica consiste em não sair do personagem nem durante as pausas das filmagens. É como se o ator desenvolvesse os sentimentos e pensamentos de quem está interpretando, e ambos se tornassem a mesma pessoa. 

+++ LEIA MAIS: Os 20 melhores atores do Oscar nas últimas duas décadas, do pior ao melhor, de Leonardo DiCaprio a Jamie Foxx [LISTA]

Day-Lewis também é um dos recordistas do Oscar: é o homem com mais prêmios de Melhor Ator até hoje. Possui três estatuetas da categoria principal de atuação, por Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012). Além disso, foi indicado seis vezes no total. 

Para comemorar o aniversário de uns dos maiores atores da atualidade, confira cinco papéis icônicos da carreira de Daniel Day-Lewis:

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes de Martin Scorsese [LISTA]


Meu Pé Esquerdo (1989)

Daniel Day-Lewis ganhou o primeiro Oscarde Melhor Ator com Meu Pé Esquerdo (1990), no qual interpreta um humilde menino irlandês com paralisia cerebral, chamado Christy Brown. Devido à deficiência, perdeu todos os movimentos do corpo, menos do pé esquerdo. Isso não o impediu de se tornar um escritor e pintor utilizando esse único membro. 


Gangues de Nova York (2003)

No filme de Martin Scorsese com Leonardo DiCaprio e Cameron Diaz, Day-Lewis dá vida a William "The Butcher" Cutting. O personagem é líder de uma gangue violenta na cidade de Nova York, EUA, e corre perigo quando um jovem procura vingança contra a morte do pai. No entanto, fica dividido entre o ódio e admiração pelo carismático gângster. 

+++ LEIA MAIS: Martin Scorsese critica plataformas de streaming: 'A arte é sistematicamente desvalorizada'


Sangue Negro (2007)

Sangue Negro (2007) é um clássico de Paul Thomas Anderson, o qual rendeu o segundo Oscar de atuação a Daniel Day-Lewis. O drama épico conta a história de um minerador de prata falido que, ao lado do filho, busca de enriquecer com poços de petróleo. Eles se mudam para uma pequena cidade chamada Little Boston, na qual o minerador precisa bater de frente com o pastor para conseguir alcançar os objetivos. 


Lincoln (2012)

Responsável pelo terceiro Oscardo ator, a produção dirigida por Steven Spielberg tem Daniel Day-Lewis caracterizado como o ex-presidente Abraham Lincoln. O drama biográfico se passa durante a Guerra Civil dos Estados Unidos e mostra o ex-presidente em uma batalha difícil em Washington, EUA. 

+++ LEIA MAIS: Todos os filmes do Leonardo DiCaprio, do pior para o melhor


Trama Fantasma (2018)

Outra parceria do ator com Paul Thomas Anderson, Trama Fantasma (2018) é um dos filmes mais refinados e elegantes da carreira de Day-Lewis. Nele, interpreta Reynolds Woodcock, um renomado estilista inspirado pelas mulheres que entram e saem da vida do artista. Após as gravações, Day-Lewis revelou o desejo de se aposentar, tornando o filme, provavelmente, o último trabalho do ator. 


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL