Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 papéis importantes na carreira de Jack Nicholson, um dos maiores atores do cinema [LISTA]

Com 12 indicações ao Oscar e três estatuetas, o ator completa 84 anos nesta quinta, 22 de abril

Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 22/04/2021, às 20h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jack Nicholson em Um Estranho no Ninho (1975), O Iluminado (1980) e Batman (1989) (Fotos: Divulgação)
Jack Nicholson em Um Estranho no Ninho (1975), O Iluminado (1980) e Batman (1989) (Fotos: Divulgação)

John Joseph Nicholson, mais conhecido comoJack Nicholson, é considerado um dos maiores atores da história do cinema. Além disso, é cineasta, produtor e roteirista, e nasceu em Nova York, EUA, há 84 anos, no dia 22 de abril de 1937. 

Nicholson cresceu acreditando que os avós eram, na realidade, seus pais. Quando bebê, a avó pediu para cuidar dele no lugar de June, de 17 anos, para ela continuar a carreira de dançarina. Com isso, o ator acreditava ser irmão mais novo da verdadeira mãe.  

+++ LEIA MAIS: Por que Robert Downey Jr se recusou a ter Jack Nicholson como ‘pai’ em filme de 2014?

A revelação demorou muito e veio de maneira trágica. Nicholson descobriu em 1974, por meio de um jornalista da Time, quem estava escrevendo uma matéria sobre ele devido ao lançamento de Chinatown. Na época, os verdadeiros avós e a mãe já haviam morrido, e o ator acabou não descobrindo quem era o próprio pai. 

Mesmo com o grande drama familiar, Nicholson nunca saiu dos holofotes ou se afastou da carreira. Foi nomeado ao Oscar 12 vezes - sendo o ator mais indicado do sexo masculino - e levou três estatuetas para casa. Carrega junto a Michael Caine o título de serem nomeados nas categorias de atuação em cinco décadas diferentes: 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000.

+++ LEIA MAIS: Como Jack Nicholson salvou a carreira de Michael Caine nos anos 1990?

Para comemorar o aniversário de Jack Nicholson, relembre cinco papéis importantes na carreira dele:


Chinatown (1974)

Jack Nicholson em Chinatown (Foto: Divulgação)

Jack Nicholson deu vida a Jake Gittes na produção Chinatown (1974), de Roman Polanski. O filme sobre um detetive particular com a missão de descobrir um caso extraconjugal foi inspirado pelas guerras da água na Califórnia, EUA. Tornou-se um clássico do cinema e foi indicado em 11 categorias do Oscar  1975. 

+++ LEIA MAIS: 3 maneiras que a série de O Iluminado é totalmente diferente do filme de Kubrick


Um Estranho no Ninho (1975)

Jack Nicholson em Um Estranho no Ninho (Foto: Divulgação)

Um Estranho no Ninho (1975) é considerado pela American Film Institute um dos melhores filmes estadunidenses já feitos, e deu a Jack Nicholson, em 1976, o primeiro Oscar de Melhor Ator. Na produção de Milos Forman, o ator interpretou Randall McMurphy, quem vive em uma clínica psiquiátrica e lidera os outros pacientes em uma rebelião contra a opressão exercida pelos enfermeiros.


O Iluminado (1980)

Jack Nicholson como Jack Torrance em O Iluminado (Foto: Divulgação)

Jack Nicholson é muito lembrado pelo papel de Jack Torrance, no clássico filme de terror de Stanley Kubrick, O Iluminado(1980). A produção conta a história de um escritor que aceita um emprego como zelador em um lugar isolado, o Hotel Overlook. Com o tempo, Jack torna-se cada vez mais louco e a própria família corre perigo. 

+++ LEIA MAIS: Como Jack Nicholson convenceu Tim Burton a ser fiel ao Coringa das HQs em Batman?


Batman (1989)

Jack Nicholson como Coringa em Batman (Foto: Divulgação)

Mostrando como pode ser versátil, Nicholson entrou para o universo dos super-heróis e interpretou Coringa em Batman (1989). O ator não ficou ofuscado pelo herói, e acabou tendo muito mais destaque e roubando a cena da produção. O filme de Tim Burton chegou a ganhar um Oscar de Melhor Direção de Arte e é querido pela crítica e público.


Melhor é Impossível (1997) 

Jack Nicholson em Melhor é Impossível (Foto: Divulgação)

Ao dar vida a Melvin Udall, escritor obsessivo-compulsivo em Melhor é Impossível (1997), Jack Nicholson ganhou o terceiro Oscar de atuação. Além disso, o longa recebeu a estatueta de Melhor Atriz para Helen Hunt

+++ LEIA MAIS: DiCaprio é filho de Jack Nicholson? Fãs não conseguem superar semelhança entre os atores

+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL