5 vilões icônicos do cinema com menos de 20 minutos de tela [LISTA]

Darth Vader e outros antagonistas lendários não precisaram de vários minutos de tela para se tornarem inesquecíveis

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 25/02/2021, às 16h29

None
Montagem de Darth Vader e Lord Voldemort (Foto: Reprodução)

Alguns vilões são inesquecíveis na cultura pop. Com histórias icônicas, falas marcantes e interpretados por grandes astros do cinema, alguns personagens mostram que a quantidade de minutos de tela não faz diferença quando se tem um antagonista lendário.

Grandes personagens malvados da história do cinema são lembrados diariamente, mesmo com menos de 20 minutos de tela nos filmes dos quais fazem parte. Um exemplo é Darth Vader, que fez história em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança mesmo com menos de 15 minutos nas telonas.

+++LEIA MAIS: Darth Vader é eleito o maior vilão de Star Wars em revista britânica

Além de Vader há outros vilões inesquecíveis do cinema que deixaram a marca no universo do terror, suspense e fantasia. A Rolling Stone Brasil listou 5 antagonistas icônicos com menos de 20 minutos de tela; confira: 

Pennywise - It: A Coisa(2017)


Não foi preciso mais de 7 minutos de tela em It: A Coisa para mostrar ao mundo o poder assustador de Pennywise. O palhaço assassino foi interpretado brilhantemente por Bill Skarsgård no remake de 2017 - e, mesmo com poucas aparições, conseguiu se consagrar como um dos personagens mais assustadores da indústria cinematográfica.

+++LEIA MAIS: Por que o Pennywise só escolhe crianças?

Pennywise é a prova de que, muitas vezes, o terror se faz mais eficaz por meio do que não aparece, alimentando a imaginação de todos e tornando sua figura ainda mais assustadora.


Darth Vader - Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança(1977)


Pode parecer mentira, mas o icônico Darth Vader tem apenas 12 minutos de tela em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Grande antagonista, o vilão é a representação do lado sombrio da força.

+++LEIA MAIS: Star Wars: Por que Palpatine salvou Darth Vader em A Vingança dos Sith?

O quarto filme da franquia foi o primeiro no qual o vilão participou, e mesmo com poucos minutos de participações, Darth Vader foi eternizado. Interpretado por David Prowse, é impossível ouvir o nome do antagonista e não lembrar das vestes pretas e da música que o acompanha, por exemplo.


Hannibal Lecter - O Silêncio dos Inocentes (1991)

Foi preciso apenas 16 minutos de tela para Anthony Hopkins receber o Oscar de Melhor Ator pelo papel de Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes. A decisão pode ser considerada polêmica, mas é difícil de se questionar.

+++LEIA MAIS: Como O Silêncio dos Inocentes quebrou todas as regras do cinema [ENTREVISTA]

Com genialidade, e totalmente sinistro, o psiquiatra assassino é considerado um dos maiores vilões da história do cinema.


Bruxá Má do Oeste - O Mágico de Oz (1939)


Quando pensamos em bruxa má com a pele verde, uma das primeiras personagens a vir à mente é a Bruxa Má do Oeste. Eternizada no O Mágico de Oz, ela serviu de inspirações para diversas outras produções que estreariam posteriormente na indústria audiovisual, como a série Once Upon a Time.

+++LEIA MAIS: Caça às bruxas: perseguições, cinema de horror e racismo religioso [ESPECIAL]

No filme de 1939, adaptado do livro de L. Frank Baum, a personagem interpretada por Margaret Hamilton tem apenas 10 minutos de tela, segundo o BuzzFeed. Contudo, foi tempo suficiente para a vilã ser eleita como a 3ª do ranking de 25 maiores vilões de Hollywood, segundo o Hollywood Reporter.


Lord Voldemort - Harry Potter e o Cálice de Fogo


Voldemort tem apenas 6 minutos de tela em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Apesar de aparecer em diversos longas da franquia, o Lorde das Trevas é explorado principalmente no imaginário de personagens e espectadores - e um reflexo é o curto período que o grande vilão tem nas telonas.

+++LEIA MAIS: 6 detalhes da vida de Voldemort que só os maiores fãs de Harry Potter sabem

Responsável por assustar por grande parte do universo bruxo - além de ameaçar o mundo dos trouxas -, o personagem interpretado por Ralph Fiennes consegue, em poucos minutos, ser eternizado pela aparência assustadora e maldade indescritível.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ KANT: 'AQUELES QUE NOS DÃO MAIS ATENÇÃO SÃO OS QUE MAIS CRITICAM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL


+++MAIS SOBRE FILMES: 10 cenas de filmes que viraram memes [LISTA] 

Na era da internet, muitos clássicos do cinema têm ficado conhecidos e chamado a atenção não somente por entreter os telespectadores frente às telas, mas por virarem memes

Cenas criadas com maestria por grandes diretores da sétima arte e interpretadas por ilustres atores que deram o sangue para eternizar o momento da forma mais dramática e perfeita possível, acabaram se tornando piadas na internet.

E não há nada de errado nisso. Pelo contrário; os memes divertem os internautas dando outras conotações às cenas com frases inseridas que nada têm a ver com os contextos das tramas. Além do que, as criações ajudam a divulgar os títulos do melhor jeito, fazendo as pessoas rirem.

Pensando nisso, listamos algumas cenas de filmes icônicos que viraram memes famosos na internet. Duvidamos que você não conheça nenhuma dessas. Confira: 

+++LEIA MAIS: 5 filmes que dão um 'soco no estômago' de quem assiste [LISTA]

1. O Grande Gatsby (2013)

Leonardo DiCaprio é o Rei dos Memes Cinematográficos. Cada personagem do ator se torna um meme diferente, mas o mais famoso é, com certeza, Jay Gastby, de O Grande Gatsby, com o seu copo de uísque celebrando o sucesso.


2. O Sexto Sentido (1999)

A frase "I See Dead People" [Eu Vejo Pessoas Mortas], dita pelo personagem do ator mirim Haley Joel Osmentem O Sexto Sentido, perdeu a conotação assustadora e caiu direto nas graças dos produtores de memes. 


3. Homem-Aranha (2002)

Quando algo dá errado na vida de uma pessoa e o único sentimento é cair no choro, a cena de Peter Parker (Tobey Maguire) derramando lágrimas em Homem-Aranha é a que melhor representa o sentimento misto entre decepção e desespero. Um meme clássico. 


4. Pulp Fiction (1994) 

A cena em que o capanga Vicent Vega, personagem de John Travolta em Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, se vê perdido e meio sem saber o que está acontecendo ao seu redor é um dos momentos do cinema que mais viralizou em formato de meme. 

+++LEIA MAIS: Martin Scorsese critica plataformas de streaming: 'A arte é sistematicamente desvalorizada'


5. Coringa (2019)

A cena em que o ator Joaquin Phoenix desce uma escadaria dançando e vestido de Coringa, no filme de mesmo nome dirigido por Todd Phillips, veio para ficar entre as mais clássicas do cinema atual e também está entre os memes recentes mais usados na internet. 


6. Jurassic Park (1993)

Quando os historiadores vividos por Sam Neil, Laura Dern e Jeff Goldblum se depararam com dinossauros vivos e enormes em Jurassic Park, não esperavam que décadas depois a cena viraria memes que reproduziriam a mesma sensação dos personagens: a de não acreditar no que estão vendo. 


7. História de Um Casamento (2019)

É óbvio que História de Um  Casamento, filme lançado na era dos memes, iria viralizar na internet. Dito e feito! A cena em que o ator Adam Driver fica "p*to da vida" com a sua parceira, interpretada por Scarlett Johansson, foi ideal para reproduzir em memes os sentimentos de raiva, descontentamentos e indignações das pessoas. 

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre O Silêncio dos Inocentes, clássico do terror [LISTA]


8. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) 

Nenhuma feição no mundo é melhor do que a de Willy Wonka (Gene Wilder) em A Fantástica Fábrica de Chocolate para demonstrar desconfiança e deboche ao mesmo tempo. Parece até que o dono da fábrica de chocolate está pensando: "Então tá, conta mais que eu sei de tudo". 


9. O Iluminado (1980)

QuandoJack Nicholson, ao interpretar o escritor psicopata Jack Torrance em O Iluminado, colocou o rosto na fenda de uma porta para procurar por sua esposa - e vítima (Shelley Duvall), ele criou um dos maiores memes existentes. O que será que o diretor Stanley Kubrick acharia disso?


10. A Montanha Enfeitiçada (2009)

Se Dwayne Johnson, o "The Rock", estiver dirigindo e olhar para o banco de trás assustado, como na cena de A Montanha Enfeitiçada, é porque você fez ou falou algo muito errado. É o meme perfeito para demonstrar surpresa e indignação com alguma situação absurda. 

+++LEIA MAIS: Woody Allen critica títulos de seus filmes no Brasil: ‘Terríveis’ e 'Sem charme'