Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 bandas que já passaram pela "Fase Queen" durante a carreira [LISTA]

O Queen serve de influência para vários artistas, mundialmente, mas algumas bandas levam a inspiração mais a sério

Redação Publicado em 29/09/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury (Foto: AP)
Freddie Mercury (Foto: AP)

A banda Queen é uma d mais influentes da história da música, e sobre isso não há dúvidas. Por isso, não é surpresa saber que muitos outros grupos musicais se inspiram em Freddie Mercury e seus colegas na hora de criar um estilo. 

Em alguns grupos, a influência se faz mais no gosto musical dos integrantes, aparente principalmente nos covers realizados em show. Em outras bandas, a música propaga elementos típicos do Queen, como a orquestração da guitarra do Smashing Pumpkins

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury: 7 curiosidades que você certamente não sabia sobre o cantor

E por isso, algumas bandas têm tanto apreço pela banda britânica que não somente se inspiram mas  chegaram a passar por uma "fase Queen." Confira 6 grupos que já viveram ou continuam passando por essa fase:

My Chemical Romance

Apesar de ter começado na cena emo, com The Black Parade a banda engrandeceu e aderiu a um estilo rock-opera pelo qual são conhecidos na atualidade.

+++LEIA MAIS: Gerard Way fica emocionado com cover de clássico do My Chemical Romance

A influência foi tão grande que ultrapassou as salas de estúdio. A música “Welcome to the Black Parade,” por exemplo, foi tocada com BrianMay, guitarrista do Queen, em 2011.


Green Day

Apesar de serem considerados reis do pop punk, os integrantes do Green Dayjá tiveram seu momento Queen.

+++LEIA MAIS: Green Day muda letra de American Idiot para atacar Donald Trump

Durante as apresentações de “King for a Day,Billie Joe Armstrong costuma colocar uma capa e uma coroa de realeza, claramente encarnando as inesquecíveis performances de Freddie Mercury.


Panic! At The Disco

Inicialmente uma banda emo, Panic! At The Disco foi mudando o formato enquanto a banda crescia e Brendon Urie se tornava um superstar.

+++LEIA MAIS:7 motivos para não perder o show do Panic! At The disco no Rock in Rio 2019

Atualmente, o P!ATD pode ser considerado uma banda de arena, e a mudança significativa se deu na gravação do álbum Pretty Odd. O disco inclui faixas teatrais, inspiradas no Queen, como "Nine in the Afternoon". 

E a "fase Queen" não para por aí. O P!ATD demonstra admiração pela banda também nos shows, por meio de covers, como o de "Bohemian Rhapsody"  - a faixa, inclusive, faz parte da trilha sonora oficial de Esquadrão Suicida


Muse

As semelhanças entre Muse e Queen vão muito além da origem britânica. As duas bandas tem diversas características em comum, como o caminho que trilharam, formadas em ambientes universitários e sofrendo injustamente com comparações.

No entanto, os dois grupos se assemelham - e muito - na presença de palco. Matthew Bellamy, vocalista e guitarrista do Muse, consegue atrair o público com muita facilidade, assim como Freddie Mercury.

+++LEIA MAIS: Show do Muse em São Paulo muda de local

Além disso, algumas músicas têm uma levada bem parecida, como "Another One Bites The Dust", do Queen, e "Supermassive Black Hole", do Muse, ambas com influência da black music. Até as guitarras das bandas são parecidas, como na canção "Guiding Light", inegavelmente inspirada pelos solos de Brian May


The Darkness

A banda, também britânica, é sem dúvidas muito influenciada pelo Queen, e ambas são considerada hard rock.

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury eterno: Como o Queen se tornou uma das maiores bandas de todos os tempos

Mas não para por aí: Justin Hawkins, vocalista e guitarrista do The Darkness, possui, de fato, uma idolatria por Freddie Mercury; nota-se na sonoridade das músicas do grupo de Hawkins


The Struts

A banda surgiu em Boston, EUA, e apesar de não ser tão conhecida, faz uso do funk e do hard rock de maneira única. 

+++LEIA MAIS: Queen: ouça os vocais isolados de Freddie Mercury em “Don't Stop Me Now”

Além de uma bela presença de palco, a influência do Queen se faz presente em algumas músicas, como em "Star". A canção inicia-se cantada a capella por Pat Badger (baixista), Nuno Bettencourt(guitarrista) e Gary Cherone(vocalista); segue um riff intenso da guitarra.