Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 clássicos do cinema para assistir se você ama novas produções - de Midsommar até A Chegada [LISTA]

Muitos filmes queridos pelo público atualmente se assemelham a clássicas produções de antes dos anos 2000

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/03/2021, às 19h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Florence Pugh como Dani em Midsommar (Foto: Reprodução) e The Wicker Man (Foto: Reprodução)
Florence Pugh como Dani em Midsommar (Foto: Reprodução) e The Wicker Man (Foto: Reprodução)

As ideias na hora de escrever um roteiro e gravar um filme são infinitas, mas, mesmo assim, existem produções semelhantes entre si. Seja no assunto abordado ou maneira de gravar, muitos longas recentes são comparados a filmes antigos.

Para homenagear produções clássicas, existem as conhecidas técnicas dos reboots e remakes. Contudo, muitas vezes, os diretores e roteiristas optam por usar alusões e referências para manter características dos queridos filmes nos próprios longas.

+++ LEIA MAIS: Por que Al Pacino e Ford Coppola quase foram demitidos de O Poderoso Chefão?

Inspirada em lista disponível no aplicativo Letterboxd, confira seleção de produções antigas parecidas com filmes recentes de sucesso:


Se ama: La La Land (2016)

Vai gostar de: Os Guarda-chuvas do Amor (1964)

Os filmes possuem inúmeras semelhanças na narrativa, mas a principal é: ambos são romances musicais. Os Guarda-chuvas do Amor é um longa francês de 1964, ganhador da Palma de Ouro emCannes. É dirigido por Jacques Demy e estrelado por Catherine Deneuve e Nino Castelnuovo

Geneviève Emery (Catherine Deneuve) é filha da dona de uma loja de guarda-chuvas na pequena cidade de Cherbourg, França, e é apaixonada por Guy Foucher, jovem mecânico. A mãe de Geneviève não aprova o romance e tenta casar a filha com Roland Cassard, rico comerciante de diamantes. Guy é convocado para a guerra da Argélia e Geneviève descobre estar grávida. Ela deve esperar a volta do amado ou seguir adiante?

+++ LEIA MAIS: De Star Wars a La La Land: conheça 7 compositores das trilhas sonoras mais icônicas do cinema [LISTA]


Se ama: A Chegada (2016)

Vai gostar de: Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

Além de retratarem a chegada de alienígenas na Terra, as duas ficções científicas ganharam Oscar nas categorias de som. Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um clássico do cinema dirigido por Steven Spielberg

Morador de uma pequena cidade nos Estados Unidos, Roy Neary (Richard Dreyfuss), sente a chegada de alienígenas, e, com isso, tem o comportamento alterado. Ao ficar obcecado pela ideia, começa a investigar, buscando o local de contato com os extraterrestres. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença dos ETs e rumam para o local onde a nave pousou.

+++ LEIA MAIS: 12 clássicos do cinema que completam 25 anos em 2021 [LISTA]


Se ama: O Farol (2019)

Vai gostar de: A Hora do Lobo (1968)

O Farol, de Robert Eggers, e A Hora do Lobo são filmes em preto e branco considerados terrores psicológicos, ambos mostram as angústias e pertubações trazidas pelo isolamento. A Hora do Lobo é dirigido por Ingmar Bergman e estrelado por Liv Ullman e Max Von Sydow.

A produção mostra um pintor e esposa ao decidirem ir para uma ilha afastada de tudo, onde conhecem um misterioso grupo de pessoas que trazem inúmeras angústias à vida do casal. Entre a meia-noite e o amanhecer, ele conta para a esposa as dolorosas memórias, enquanto questiona a própria lucidez.

+++ LEIA MAIS: Robert Pattinson ‘quase socou a cara’ de diretor de O Farol


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Se ama: História de um Casamento (2019)

Vai gostar de: Kramer vs. Kramer (1979)

História de um Casamento conta uma história muito parecida com Kramer vs Kramer: o divórcio de um casal e as consequências de tal atitude. Ambos ganharam Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante, para Laura Dern (História de um Casamento) e para Meryl Streep (Kramer vs. Kramer). 

Ted Kramer (Dustin Hoffman) coloca a vida profissional acima de tudo e Joanna (Meryl Streep), ao não suportar mais a situação, sai de casa e deixa Billy, filho do casal. Quando Ted consegue finalmente se adaptar às novas responsabilidades, Joanna volta, exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal brigar pela custódia de Billy.

+++ LEIA MAIS: Adam Driver abandona entrevista após ouvir canção de História de um Casamento


Se ama: Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (2019)

Vai gostar de: The Wicker Man (1973)

O querido terror de Ari Aster, Midsommar, e The Wicker Man, dirigido por Robin Hardy, se assemelham ao retratar desaparecimentos durante rituais pagãos.The Wicker Mané uma série de dois filmes não diretamente ligados entre si. 

Com o desaparecimento misterioso de uma jovem, o Sargento Howie viaja para uma remota ilha escocesa onde conhece Lord Summerisle, líder religioso de uma pequena comunidade conhecida por realizar estranhos rituais pagãos.

+++ LEIA MAIS: 4 detalhes que você provavelmente perdeu se só assistiu Midsommar uma vez [LISTA]


Se ama:Palm Springs (2020)

Vai gostar de: Feitiço do Tempo(1993)

O recente Palm Springs e o clássico do cinema Feitiço do Tempo abordam a antiga ideia de repetir o mesmo dia para sempre, mostrando as alegrias de poder reviver momentos e o tédio de não poder esperar nada novo. 

O petulante meteorologista Phil (Bill Murray), é convocado para fazer a cobertura do evento do Dia da Marmota. Mas acaba ficando preso em uma espécie de túnel do tempo, sendo obrigado a reviver indefinidamente o mesmo dia até mudar suas atitudes e se tornar uma pessoa melhor.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes adolescentes inspirados em clássicos da literatura [LISTA]


+++ FBC E VHOOR REFLETEM SOBRE HIP-HOP: 'MÚSICA É PARA SER SENTIDA' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL