6 curiosidades de Quase Famosos, o filme que fez muita gente querer trabalhar na Rolling Stone [LISTA]

A clássica produção de Cameron Crowe reúne muito rock e referências aos anos 1970

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/04/2021, às 12h30

None
Quase Famosos (Foto: Divulgação/DreamWorks)

Quase Famosos (2000), ou Almost Famous, tornou-se um clássico do cinema ao misturar música, bandas de rock, a Rolling Stone e muitas referências aos anos 1970. O filme dirigido por Cameron Crowe não foi um sucesso no início, mas, atualmente, é aclamado pela crítica e público, com 92% de aprovação da audiência no Rotten Tomatoes

A produção mostra William Miller (Patrick Fugit), de 15 anos, tendo a chance de realizar o maior sonho: acompanhar a turnê da banda Stillwater como jornalista. Com muito talento para escrita, logo é notado pela Rolling Stone EUA. Com isso, embarca em uma jornada para falar sobre o grupo de rock, conhecendo muitas pessoas novas e contrariando a mãe.  

+++ LEIA MAIS: O que é verdade e o que é mentira em Quase Famosos, filme sobre adolescente trabalhando na Rolling Stone

Para conhecer melhor o filme que marcou gerações, descubra seis curiosidades deQuase Famosos:


Patrick Fugit precisou de um intensivo de rock 

Patrick Fugit como William Miller (Foto: Reprodução / Quase Famosos)

 

Entre inúmeras fitas de teste, Patrick Fugit foi o escolhido para interpretar William Miller. Em entrevista ao Washington Post, Crowe confessou achar o ator engraçado e esquisito, mas enxergava um talento bruto.

+++ LEIA MAIS: Dossiê Quase Famosos: O saudosismo da cena rock dos anos 1970

Contudo, Fugit não era expert em rock. Para ele, Led Zeppelin e Jethro Tull eram artistas solo, além de só ter um CD da banda Chumbawamba. Para aumentar os conhecimentos do garoto, Crowe o obrigou a ouvir rock clássico e deu discos do Neil Young, The Who, David Bowie e vários outros nomes importantes da música.


Crítico de verdade

O personagem de Philip Seymour Hoffman, Lester Bangs, realmente existiu. O jornalista ficou famoso pelas críticas musicais nas revistas Rolling Stone e Creem. Muito influente, recebeu crédito por criar o termo heavy-metal para apresentar o estilo sonoro do Black Sabbath e Led Zeppelin

+++ LEIA MAIS: Elenco de Quase Famosos se reúne em podcast para relembrar as gravações do filme


Por que 'Quase Famosos'? 

A princípio, o filme chamaria Untitled ("Sem título") ou The Uncool (algo como "O Não Legal"), mas o estúdio não aprovou. Em coletiva, o diretor contou como "Quase Famosos" surgiu quando observava as pessoas ao lado dos amplificadores em shows. “Você olha para eles e pensa: quem são? São groupies? Amigos do promotor? São casados ​​com o baixista? Porque são quase famosos.”


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


O amor pela Rolling Stone era real

O roteiro foi baseado na vida do próprio diretor.Cameron Crowe se tornou o colaborador mais jovem da Rolling Stone EUA com apenas 15 anos, mesma época na qual Lester Bangs era o editor. No trabalho, teve a oportunidade de acompanhar a turnê do Led Zeppelin, Allman Brothers, Eagles e Lynyrd Skynyrd.

+++ LEIA MAIS: Led Zeppelin e Rolling Stones: por que nunca houve competição entre as duas bandas nos anos 1970?


Penny Lane da vida real 

Kate Hudson como Penny Lane (Foto: Reprodução / Quase Famosos)

 

Quase Famosos não teria sido igual sem a emblemática Penny Lane (Kate Hudson). A groupie não era uma personagem totalmente fictícia, mas foi inspirada em Bebe Buell, mãe de Liv Tyler. “No roteiro, há um discurso mais longo de Kate Hudson, devo dizer ser uma homenagem a Bebe,” disse Crowe para Talk Magazine. Ele a escolheu como inspiração por ser uma das paixões da vida do diretor quando jovem.


Como surgiu a banda Stillwater? 

A banda do filme, Stillwater, não era para existir. Crowe acreditou tê-la criado - depois, descobriu uma banda country dos Estados Unidos com o mesmo nome. Não tem nada a ver com o estilo da Stillwater do filme - esta é uma junção do som de Led Zeppelin, Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd. Mas o diretor queria esse nome. O grupo autorizou o uso emQuase Famosos após ler o roteiro.

+++ LEIA MAIS: O dia em que ator de Loucademia de Polícia chocou a TV com versão alucinante do Led Zeppelin [FLASHBACK]

+++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL